sábado, 25 de abril de 2009

VAL #3: Humor inteligente

Há uns dois meses, fui apresentado a Val, o personagem criado por Vagner Francisco em 2001 e que depois de passar por alguns fanzines já está na terceira edição de sua própria revista. O autor fez a gentileza de me enviar um exemplar, o que só confirmou minha primeira impressão.

A HQ traz cinco histórias, todas escritas por Vagner e desenhadas por diferentes artistas: Denis Pacher (Vertigo), Greifo (Confissões, Expectativas e Coisas do Gênero), Eliel D’Oliveira (Val versus Jogo Sujo), Vini Visentini (Encontro com Vantagem Unilateral) e Orlando Maro (Em Sua Honra).

Os roteiros de Vagner mantêm a mesma qualidade em todas elas. Val é “o cara”, um fanático por quadrinhos, cínico e de humor ácido. Com seu visual de Hugh Jackman, consegue rir igualmente de si mesmo e dos outros.

A fórmula funciona bem nas histórias curtas, mas o autor já me disse que tem planos para explorar um pouco mais o personagem, “dar-lhe mais vida, universo, história”. Pelo que Vagner mostrou até agora, tem total condição de fazer isto sem deixar de lado os principais atributos de Val. Vamos esperar para ver.

Como acontece nesse tipo de “coletânea”, o resultado fica desigual em termos de arte. Denis Pacher e Vini Visentini merecem destaque. Além da técnica mais desenvolvida, o traço dos dois, embora diferentes entre si, são os que melhor expressam a essência do personagem.

A edição 4 está prevista para maio. Vagner antecipou ao Papo de Quadrinho que virá com capa e uma história ilustrada por Laudo Ferreira Jr. (História do Brasil em Quadrinhos, Tianinha) e outra por Vini Visentini.

Val #3 tem capa colorida, miolo P&B, 36 páginas e custa R$ 4,00. Os pedidos podem ser feitos pelo e-mail vagnerfranc@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário