terça-feira, 21 de abril de 2009

Papo de Quadrinho viu: Sob o Capuz

O mini-documentário fictício acompanha a animação Contos do Cargueiro Negro no DVD lançado dia 24 de março e funciona como complemento do longa-metragem Watchmen. Não chega a ser um documentário. O formato está mais para uma reportagem nos moldes do programa americano 60 Minutes.

O jornalista Larry Culpeper reapresenta uma entrevista feita em 1975 com Holis Mason pouco depois dele lançar a autobiografia Sob o Capuz e quando o decreto Keene, que proibiu a atividade de vigilantes mascarados, já estava em discussão no Senado americano.

Stephen McHattie dá um show como o velho Holis Mason/Coruja. Na entrevista, revela tudo aquilo que os leitores de Watchmen conheceram por meio dos capítulos do livro publicados dentro HQ: a carreira policial, a influência das primeiras histórias em quadrinhos de super-heróis, a escolha do uniforme e do nome Coruja, o surgimento dos demais mascarados, a formação dos Minutemen.

O programa ouve outros protagonistas desta história: Sally Júpiter, a primeira Espectral; Lawrence Shexnayder, ex-marido e ex-agente de Sally; o vilão aposentado Moloch, o Místico; e Wally Weaver, ex-colega do Dr. Manhattan.

Na parte destinada a ouvir as pessoas da rua, uma grata surpresa: Bernard, o jornaleiro, é um dos entrevistados.

Ou seja: com exceção da Espectral, todos aqueles personagens que apareceram pouco ou nada no filme Watchmen ganham destaque neste extra.

O programa tem 37 minutos, é muito bem feito, tem ritmo e informação na dose certa. As cenas “históricas” dos Minutemen em ação - em vídeo ou fotos envelhecidos - são de encher os olhos. Os comerciais que interrompem o programa são a cereja do bolo: um do perfume Nostalgia, de Adrian Veidt, outro de um relógio de pulso digital e o último sobre um revolucionário produto para limpar privadas!

Se a animação de Contos do Cargueiro Negro decepciona sob diversos aspectos, o mesmo não acontece com Sob o Capuz. O programa capta aquilo que o texto de Holis Mason tem de melhor e essencial, e dramatiza-o de forma espetacular.

Se você gostou da sequência de abertura de Watchmen, vai adorar Sob o Capuz.

8 comentários:

  1. Eu sempre botei mais fé nesse documentário. Tem alguma prévia em algum site?

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre botei mais fé nesse documentário. Tem alguma prévia em algum site?

    ResponderExcluir
  3. Aqui, Gian:
    http://www.newsarama.com/common/media/video/player.php?videoRef=NA_090324_wtotbf_ecuth_nightowl

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Aqui, Gian:
    http://www.newsarama.com/common/media/video/player.php?videoRef=NA_090324_wtotbf_ecuth_nightowl

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito de Watchmen, era o que eu esperava apesar de não ter lido as 12 edições da hq. Não vejo a hora de incluir esse dvd na minha coleção.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito de Watchmen, era o que eu esperava apesar de não ter lido as 12 edições da hq. Não vejo a hora de incluir esse dvd na minha coleção.

    ResponderExcluir
  7. Você não vai se arrepender, Sandro.

    Abs!

    ResponderExcluir
  8. Você não vai se arrepender, Sandro.

    Abs!

    ResponderExcluir