quarta-feira, 17 de março de 2010

Mais ciências exatas em quadrinhos


Dando continuidade à publicação da série The Mangá Guide no Brasil, a editora Novatec lançou mais três edições nos últimos meses: Eletricidade, Estatística e Física Mecânica Clássica.

No Guia Mangá de Eletricidade, de Kazuhiro Fujitaki, o leitor aprende, por meio dos esforços da jovem Rereko para passar no exame da escola Electopia, conceitos relacionados a voltagem, corrente e resistência, indutância e capcitância, transformadores, semicondutores, diodos e transistores, e a ligação entre eletricidade e campos magnéticos.

Em Estatística (de Shin Takahashi), o professor Yamamoto ensina a Luy – e ao leitor – como calcular a mediana e o desvio-padrão, probabilidade, coeficiente de Cramer, utilidade do valor-padrão e outras ferramentas relacionadas á disciplina.

Por fim, o Guia Mangá de Física Mecânica Clássica (Hideo Nita), o jovem físico Ryota vai utilizar exemplos da vida real para ajudar a atleta Megumi a melhorar seu desempenho no jogo do tênis e se dar bem nas aulas de Física. Entre as lições, estão conceitos como deslocamento e impulso, movimento parabólico, relação entre força, massa e aceleração, as Leis de Movimento de Newton e cálculo de energia cinética, entre outros.

Dito assim, as matérias dos livros chegam a assustar. No entanto, o uso da linguagem dos quadrinhos, da dramatização e de objetos do dia a dia, como patins e lanternas, facilitam o aprendizado.

Cada livro tem 224 páginas (o de Física tem 248) e podem ser adquiridos diretamente no site da Novatec por R$ 39,00. Até o final de abril, está valendo uma promoção exclusiva para os leitores do Papo de Quadrinho que dá 20% de desconto na compra de qualquer título. Basta informar o código PAPODEQUADRINHO no carrinho de compras.

A Novatec já anunciou os próximos lançamentos da série Guia Mangá: Cálculo e Biologia Molecular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário