quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Vale o Investimento: Fun Home

Quando Eisner inaugurou o conceito de novela gráfica, os leitores foram pouco a pouco arrebatados pelo uso da linguagem dos quadrinhos com conteúdo literário e complexo.

Basicamente, Fun Home é uma mistura delicada entre a biografia e os quadrinhos, com toda sua complexidade e força criativa.

Eleita como o melhor livro de 2006 pela Revista Time, e vencedora do Prêmio Eisner em 2007, "Fun Home: Uma Tragicomédia em Família" é uma autobiografia da cartunista norte-americana Alison Bechdel.

Bechdel narra sua infância e adolescência de uma forma intensa, repleta de passagens belíssimas e citações literárias, num mosaico de sentimentos em relação à sua vida e seu pai. Nesta catarse quadrinística, ela revê como surgiu sua paixão pela literatura e como descobriu sua própria homossexualidade a partir da história de seu pai, que era professor de literatura inglesa e guardião de um segredo que alterou o rumo da família.

A relação com o pai e com a literatura se misturam e, com suas próprias peculiaridades, ela nos envolve. De algum modo, nos reconhecemos nessa relação entre pai e filha e partilhamos de todas as suas angustias e cumplicidades.

Fun Home é uma obra fundamental para os apreciadores dos quadrinhos e, por que não dizer, para os amantes da boa literatura também, já que uma coisa não exclui a outra.

Serviço:
Fun Home Uma Tragicomédia em Família
240 páginas
formato 16 x 23 cm (parece um livro)
Editora Conrad

Nenhum comentário:

Postar um comentário