terça-feira, 7 de julho de 2009

Revolução Constitucionalista em Quadrinhos

A adaptação de obras literárias ou passagens da História brasileira têm se mostrado cada vez mais como uma alternativa economicamente viável para a produção nacional de quadrinhos.

O exemplo mais recente é Revolução Constitucionalista de 1932 em Quadrinhos, escrita e ilustrada pelo cartunista Maurício Pestana, que tem lançamento amanhã (8), às 19h, no Museu Afro Brasil.

O projeto foi uma encomenda da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo a Pestana, que tem grande experiência na produção de material didático. Segundo informa a assessoria, o novo livro já está garantido nas salas de aula da rede estadual de ensino para crianças a partir de 9 anos.

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um levante armado de parte da população de São Paulo contra o governo provisório de Getúlio Vargas e a favor de uma nova Constituição. Mesmo derrotados pelas forças governistas, os revoltosos deixaram como legado a convocação de uma Assembleia Constituinte no ano seguinte e a Constituição de 1934.

Nesta adaptação, os fatos são contados de uma criança para outra – uma técnica para promover a identificação do público-alvo com a história. Do mesmo modo, o autor buscou fazer a ponte entre alguns elementos do fato histórico com o cotidiano dos paulistanos, como as avenidas Nove de Julho (data de início do conflito) e 23 de Maio (dia em que os jovens Martins, Miragaia, Drausio e Camargo foram mortos num confronto pré-revolução).

SERVIÇO:
Revolução Constitucionalista de 1932 em Quadrinhos
Roteiro e Arte: Maurício Pestana
32 páginas
R$ 12,00
Lançamento: 8 de julho, 19h, Museu Afro Brasil (Parque Ibirapuera, Pavilhão Manoel da Nóbrega)

Nenhum comentário:

Postar um comentário