segunda-feira, 23 de março de 2009

5 Perguntas para Francinildo Sena

Francinildo Sena é um dos principais nomes do quadrinho independente nacional. Seu personagem Crânio foi criado em 1988 e publicado em revista própria até dezembro do ano passado, quando migrou para a NHQ. Com a mudança dos títulos da editora para o formato virtual, Francinildo criou seu próprio selo na Internet, a Senarte Quadrinhos, onde vem disponibilizando material histórico do Crânio e também aventuras inéditas, além de material de outros autores.

Francinildo Sena responde as 5 Perguntas do Papo de Quadrinho desta semana.

1) Como tem sido a aceitação dos leitores ao selo Senarte? Você mantém controle sobre o número de acessos ao blog ou das HQs baixadas?
Estou muito satisfeito com os resultados obtidos pelo blog. Os downloads das nossas edições virtuais já ultrapassaram a casa dos 500, o que significa que está agradando.

2) Quais as vantagens e desvantagens de se publicar quadrinhos pela Internet?
A principal vantagem é o fácil acesso ao nosso material. Para mim, não acho nenhuma desvantagem, já que faço quadrinhos sem visar retorno financeiro, apenas para manter viva a chama dos Quadrinhos Nacionais tão pouco divulgados.

3) Crânio vem sendo publicado de forma impressa em alguns títulos independentes, como Prismarte e Tempestade Cerebral. Há planos para que ele volte a estrelar sua própria revista?
No momento, não há planos imediatos de voltar com uma revista regular impressa do Crânio, mas é certo que ele continuará saindo em edições especiais .Até o final desse mês, deverá ser lançada a edição Crânio: Floresta Sangrenta, pelo selo Quadrinharte. Trará duas histórias e será vendida no site do Quadrinharte mesmo. Continuarei lançado edições virtuais do personagem no Senarte Quadrinhos e ele também terá uma publicação virtual no novo site da NHQ a partir de hoje (23). Também está sendo produzida uma nova HQ com Crânio e Escorpião ee Prata para a Tempestade Cerebral com roteiro e meu e de Eloyr Pacheco, e arte de Alex Genaro.

4) O selo Senarte dá espaço para a publicação virtual de outros autores, caso do Vulto Negro, Morbidus e outros. Quem quiser publicar seus trabalhos no blog, como deve fazer? Quais os critérios de seleção?
Meu principal objetivo sempre foi divulgar os Quadrinhos Nacionais. Levar ao conhecimento dos leitores de HQs que no Brasil temos muita coisa boa apesar da falta de apoio. Não precisa ser um grande profissional para ter seus Quadrinhos publicados no Senarte Quadrinhos, basta que seja material nacional de qualidade. Quem se interessar deve me enviar a HQ pelo e-mail fscranio20@yahoo.com.br já com a capa pronta, que passamos para o formato PDF e publicamos

5) Quais os lançamentos previstos pelo Senarte para este ano?
É com muita felicidade que anuncio que publicaremos uma revista virtual mensal em PDF da Velta do meu grande amigo Emir Ribeiro no Senarte Quadrinhos. A revista da Velta será totalmente em cores e já estamos elaborando a primeira edição. Com certeza, Velta dispensa apresentações. Teremos também edições dos já conhecidos heróis da revista Brado Retumbante, como Monte Castelo, Cabala e Arcanum, e de outros personagens não tão conhecidos como o Bispo. Ainda teremos novas edições do Crânio e os números finais do Cachorro de Rua e do Cara de Gato.

Nota do Editor: No tempo que levou para publicar esta entrevista, a revista do Crânio anunciada para sair pela Quadrinharte já ficou pronta e está disponível para compra no site da editora. Crânio: Floresta Sangrenta tem capa colorida, miolo P&B, 28 páginas, é toda feita em papel reciclado e custa R$ 4,00 já com frete incluso.

A revista trás duas histórias: Floresta Sangrenta (Francinildo Sena, Toni Néri e Orlando Maro) e Atormentado (roteiro e arte de Mark Novoselic; letras de Adriano Gon). O site da Quadrinharte também publica um perfil completo do personagem.

Outra novidade adiantada por Francinildo e que já está no ar é a revista Velta número 1 no site da Senarte Editora. Para baixar esta edição de estréia, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário