terça-feira, 18 de maio de 2010

Libertas 2 e Guardião Noturno 2 surpreendem

Dois amigos, duas revistas. Nas últimas semanas, Gabriel Billy e Drope Aquim fizeram marcação cerrada em tudo que é site, blog e comunidade de quadrinhos para divulgar o lançamento do segundo número de suas criações: as revistas virtuais Libertas e Guardião Noturno, respectivamente. Vamos a elas:

Libertas 2

Billy cumpriu a promessa feita após o lançamento da primeira edição e conseguiu uma série de melhorias, especialmente na revisão dos textos. A história engata uma terceira marcha, ganha ritmo e, finalmente, os super-heróis nacionais Velta, Homem de Preto, Gralha, Penitência e Serpente reúnem-se no grupo Libertas.

Antes mesmo que possam dar início à sua missão, os aventureiros são atacados por navio voador (ok, é estranho, mas melhor que o dinossauro do número anterior) e o inimigo começa a revelar sua natureza mística.

A HQ termina com o suspense em alta, criando um bom gancho para o próximo número – que dadas às condições independentes em que é produzida, deve ficar pronta daqui a uns dois meses.

Assim como o antecessor Ricardo Santos, o artista deste número, Jocivaldo Alves, fica mais à vontade desenhando personagens uniformizados que pessoas em roupas comuns. Os diálogos ainda são pouco elaborados, mas mostram uma boa melhora em relação à edição inaugural.

Não sei por que, as gracinhas sobre os “dotes físicos” da Velta continuam. É uma citação recorrente nas próprias revistas da heroína e não vejo motivo para ficar perpetuando-a em outras histórias. As brincadeiras do Serpente, que chama o Gralha por diferentes nomes de pássaros, soam mais divertidas.

Guardião Noturno 2

A HQ de Drope já disse a que veio desde o primeiro número. Guardião Noturno é o jovem promotor de justiça Carlos, que decide virar vigilante depois que sua assistente é acidentalmente assassinada num emboscada encomendada para ele.

Carlos veste uma roupa de couro e máscara acrílica, consegue alguns apetrechos e passa a exibir uma habilidade física até então não revelada.

A comparação com os heróis da Marvel Demolidor (na essência) e Justiceiro (no visual) é inevitável, mas é difícil cobrar originalidade hoje em dia no gênero de super-heróis. A boa sacada do roteiro é que Carlos tem a idéia de se tornar um vigilante mascarado ao pegar uma HQ do herói nacional Gralha.

Tráfico de drogas nos morros do Rio, um chefão e um delegado corrupto completam a trama. Neste segundo número, o Guardião Noturno começa a demonstrar também semelhanças com o Homem Aranha quando a rotina de herói começa a interferir na sua vida pessoal.

Os desenhos de Ezequiel Assis no primeiro número são de uma qualidade acima da média vista em produções nacionais, principalmente na primeira parte da HQ, quando são colorizados por Maxflan. Na segunda, as cores de Lubasa deixam a arte meio borrada.

Nesta segunda edição, a arte, de Rudimar Patrocínio, é mediana e a opção por produzir a HQ em preto, branco e tons de cinza se não é de todo ruim deixa o projeto bastante irregular. O roteiro segue o bom ritmo do primeiro número, com um maior aprofundamento dos personagens. O destaque vai para a ótima capa de Carlus Alexandre.

Juntos, Billy e Drope mantêm o projeto KD Quadrinhos, que não tem pretensão maior do que produzir quadrinhos com super-heróis brasileiros, conhecidos ou não. Os dois números de Libertas e Guardião Noturno foram publicados pela editora virtual NHQ, de Adriano Gon. Vale a pena baixá-las.

3 comentários:

  1. Valeu Jota... adoro ler resenhas de HQs, e se uma delas for a sua propria melhor ainda rsrsrs

    Libertas já estava pronto qdo lançado a número 01, nós revisamos o texto dessa vez mais de uma vez, por isso a melhora.

    Aguarde a edição 3 que o roteiro está ficando mto legal (não é pq fui eu quem escrevi rsrs)


    Qto ao GN a arte da 2 foi preto e branca pq a intenção era lançar impressa (pq a grafica fica mais barata qdo não tem cores). Como infelizmente não pude lançar dessa forma, a hq ficou preto e branca.

    Abraço e valeu pela divulgação.
    fui

    ResponderExcluir
  2. Valeuuuu Jotaaaaa


    Obrigado pela divulgação de sempre... e na 3 as coisas vão turbinar mais ainda!!! Abração Jota.. e obrigado.. vamos q vamos!!

    ResponderExcluir
  3. Engraçado que fiz teste pro Guardião e não passei, mas já falei que um dia ainda o desenho, dependendo do meu tempo pois estou ocupado com Libertas 3 e outros projetos idem!
    M Santiago

    ResponderExcluir