quarta-feira, 13 de maio de 2009

5 Perguntas para José Valcir

Editor da revista independente Prismarte e membro da Produtora de Artistas Associados (PADA), José Valcir desenha quadrinhos desde criança. Mas foi em 1985, ao reencontrar dois amigos – os irmãos Milson e Marco Martins – que ele passou a se dedicar à associação pernambucana que quer fazer a diferença no mercado de quadrinhos nacionais.

José Valcir responde as 5 Perguntas do Papo de Quadrinho desta semana:

1) Como nasceu a PADA e a Prismarte?
A PADA surgiu do sonho de dois irmãos, Marco e Milson Marins, partilhado com outros que deram formação a essa produtora que almejava conquistar o mercado nacional de quadrinhos. Chegamos a mandar até uma HQ completa, e original, para extinta Bloch. Até hoje nunca recebemos de volta a história e nem tampouco resposta. Todos, sem exceção, sofriam influência direta dos comics, mas uma carta de um dos nossos colaboradores e uma entrevista com Lailson de Holanda, renomado chargista daqui de Pernambuco, nos fez olhar diferente para o mercado. A PADA deixou os superseres de lado e enveredou em busca de uma identidade para os quadrinhos que até então queria produzir. Eis à razão do slogan: “Prismarte, uma nova maneira de ver quadrinhos”.
Como fomos à primeira equipe unida em um único objetivo, conseguimos lançar a revista Prismarte e fazer as duas primeiras exposições de quadrinhos de Pernambuco, nos anos de 1990 e 1991. Antes, o pessoal da geração de Lailson, estava mais preocupada em produzir para Grafipar ou Vecchi, copiando ora terror, ora “uésten”. Nós até hoje estamos abertos a novos colaboradores e sempre publicando alguém de fora. No seu surgimento, a PADA chegou até mais de 25 componentes. Atualmente estamos reduzidos a três. Eu, Milson Marins e Arnaldo Luiz. Contudo, estamos abertos à inserção de novos colaboradores para nosso quadro. Serviço não falta.


2) Muitos artistas independentes vêm publicando seus quadrinhos em fotologs ou sites especializados. Você acredita que a Internet vai substituir o fanzine?
Sinceramente, não sei dizer. Acredito que num futuro longínquo isso possa vir a acontecer. Nossa cultura é do papel. De poder manuseá-lo e sentir o aroma de novo. Ou cheiro de velho, mesmo. No momento, num país terceiro-mundista como o nosso, cujo analfabetismo, desemprego e custo de vida ainda é um mote para políticos fazerem de palanque com intuito de se elegerem, estamos longe de mudar essa realidade. Nesse momento.
Talvez essa juventude que está aí, no futuro, venha a mudá-lo. Um garoto que já nasce inserido numa realidade repleta de tecnologias como MP3, jogos digitais e comunidades on-line, talvez tenha outra visão sobre as coisas em volta de si. Assim como nossos conterrâneos, a Marvel e a DC já se inseriram nesse mercado de quadrinhos na rede mundial. Ainda como teste, mas devagarzinho a coisa vai mudando. Mas, mais adiante, o conceito de quadrinhos como conhecemos vai mudar, assim como Cassiopéia e Toy Story mudaram a animação. Essa é a tendência à qual as histórias em quadrinhos vão tomando forma, numa nova linguagem alcunhada pelo Edgar Franco: Hqtrônica. Quem sabe?

3) Algumas grandes editoras têm lançado obras originais ou adaptações literárias feitas por artistas brasileiros. Você acredita que isto seja uma mudança na forma como o mercado enxerga o quadrinho nacional?
Sim. Mas também uma retomada. Lembro que em dada época a Editora Brasil-América (EBAL) fez adaptações de obras literárias e vultos nacionais, com menos flexibilidade criativa. Hoje, o autor tem mais liberdade e está tratando o tema sem a rigidez culta. Ora, a linguagem dos quadrinhos é diferente de uma literatura, embora tenham em comum o texto. E eu vejo as histórias em quadrinhos como transição para os livros. Contudo, esse nicho de mercado está sendo receptivo e as editoras estão investindo mais e isso é muito bom. Precisamos fomentar os quadrinhos no Brasil e se isso implica fazer temas históricos ou abranja à Literatura, que seja. Tem que se começar por algum lugar a fim de trilhar outros caminhos.
O André Diniz, do “sítio” Nona Arte, falou da chegada da corte portuguesa ao Brasil. O sociólogo e professor Amaro Braga organizou e escreveu a história dos judeus em Recife, adaptação de um livro para os quadrinhos. Além disso, escreveu sobre os holandeses e a expulsão desses pelos índios, negros e portugueses, inserindo esse material nas escolas públicas e particulares. No
Maranhão, foi recentemente publicada a história desse estado. Até nós mesmos, da PADA, fomos convidados a participar de um projeto sobre o vulto pernambucano que livrou os países latino-americanos do jugo espanhol, o general Abreu e Lima. O presidente Hugo Chávez tem esse homem como grande herói do povo dele ao lado Simon Bolivar, enquanto eu e demais pernambucanos o desconhecíamos. Por outro lado, eu sei quem foi Billy The Kid. Irônico, não? Eu acredito que o mercado é propício a esse tipo de produto. Existe muita coisa aqui sendo produzida e não posso falar porque não são obras minhas. Mas acredito que será um material de primeira.

4) Quais são, na sua opinião, as maiores qualidades e os maiores defeitos da atual produção nacional de quadrinhos?
Para mim, a maior qualidade no cenário fanzinístico é manter acesa a chama pelas histórias em quadrinhos. Graças aos fanzines, muitas informações foram trocadas. Muita discussão política acerca do que a Editora Abril fazia com as histórias, as mortes e ressurreições de personagens, como a morte do Super-Homem (DC) e da Rê Bordosa, do Angeli, como forma de marketing. O uso de subliminar nos quadrinhos. Foi um período efervescente, criativo e inteligente. Títulos como Marca de Fantasia (depois se transformou em Nhô-Quim, Top!Top!), de Henrique Magalhães, Polítqua, de ZeCarlos Ribeiro, Psiu (e a série de Psiu Mudo, Deus, Eco-Lógico), de Edgard Guimarães, Barata, de Flávio Mário de Alcântara Calazans, Baloon de Quadrinhos, de Gonçalo Jr. e outros tantos. Minha formação quanto a produtor, pensador e editor de quadrinhos veio dessa época. Uma leitura crítica do que chegava às mãos. Algo que a Prismarte herdou: fazer algo compromissado, pensante e crítico.
Eu enxergo hoje esse meio muito mudado. Temos ainda dessa época o Henrique Magalhães, com a editora Marca de Fantasia, publicando muito material de qualidade e editando de uma forma mais profissional o Top!Top!. Um veículo pensante e antenado com quem já fez história e com que está surgindo. Um celeiro muitíssimo interessante de se conhecer. O Edgard Guimarães é outro que veio dessa fase e faz hoje o fanzine Quadrinhos Inteligentes – QI. Para sua seção de cartas, batizada de Fórum, convergem muitas cabeças pensantes e não me incomodo em dizer que é o coração desse veículo de comunicação. Pensante, vibrante e atuante. O QI divulga outros quadrinhos e possui textos inteligentíssimos. Vale a pena conhecer tanto o Top!Top! quanto o QI.
Não sei dizer se é defeito, mas vejo que a visão antes crítica foi substituída por vender. Chegar ao mercado. Ter um fanzine é um meio de divulgar o trabalho, de amadurecer o roteiro ou o traço e vender. A competitividade chegou ao meio, sim. E vejo isso como algo salutar. Não dar para ficar sonhando, mas deve-se fazer algo inteligente. A tecnologia permitiu sair do mimeógrafo para máquinas fotocopiadoras. Agora temos o computador que nos facilitar desenvolver trabalhos com resultados fantásticos - Mas a máquina não substitui o talento. E se autoeditarem, como nós, da PADA, e tantos outros autores distribuídos pelo Brasil afora.
Ainda há um público cativo que busca reproduzir o que se faz nos comics e mangás. Entretanto, assistimos a uma sutil mudança nos super-heróis tupiniquins. Eles não só estão enfrentando alienígenas como estão confrontando-se com traficantes de drogas, corrupção política. Estão mais próximos de um Brasil real. Isso é bom. Por outro lado, alguns desses artistas – na maioria desenhistas – sonham em trabalhar para uma Marvel ou DC da vida, pasteurizam o desenho e perdem sua própria identidade. Nada contra fazer quadrinho de exportação e a técnica de desenho deles é muito boa. Mas inserir-se nesse mercado não é fácil e parece que todo mundo desenha de um modo só. Poucos são aqueles que conseguem ousar. Agora, o que gosto de ver é essa gana que mantém viva a chama aos quadrinhos. Cada editor se autoproduzindo, expondo seus títulos e querendo ganhar espaço. Mas falta ainda se profissionalizarem. Entender que o leitor é um cliente e visto assim o tratamento será diferente, e o que fizer será em prol desse leitor. Conquistar espaço nas prateleiras das bancas e se confrontar com títulos já consagrados e romper com essa dependência de editora (embora não fosse ruim uma nos financiar), buscar meios de vendagem. O meio fanzinístico não é ruim, mas funciona para quem quer só se divertir e falar dos seus gostos pessoais. Agora, para quem busca ganhar dinheiro é o lugar errado de ficar. Aprender com quem tem experiência nesse meio é muito legal, trocar informação e se apresentar ao público. Entretanto, com a inserção da tecnologia ficou mais fácil editar uma revista. De dar um ótimo acabamento, mas isso sem um bom personagem, bom roteiro e bom desenho não vai longe. Tem que ter planejamento e organização e “1% de inteligência e 99% de muito suor”.


5) De que forma o poder público poderia contribuir para uma maior profissionalização do quadrinho brasileiro?
Vou requentar um assunto há muito esquecido, que é a lei de cota para os quadrinhos. Muita gente reclamou quando surgiu aquela proposta do deputado Simplício Mário. Nem sei se ainda ele é deputado e se o projeto de lei ainda existe, mas ali foi uma tentativa de fazer algo pelas histórias em quadrinhos. O autor em questão era (ou é) leitor de HQ e a proposta era muito interessante, onde faria com que as republicadoras, como uma Panini da vida, tivessem que publicar uma quantidade “x” de títulos nacionais. Isso forçaria o surgimento de uma indústria de fomentação e o público começaria a descobrir nossos autores vindos dos alternativos. Gente de muito talento buscando uma oportunidade. Claro que nem todos são tão bons assim, mas somente o tempo para lapidar e a crítica do leitor para moldar. Só que os leitores entenderam que seria imposição para comprar o quadrinho nacional, e coisa e tal. Caramba! Será que para sermos lidos e considerados bons por nossos conterrâneos teremos que desenhar a Mulher-Hulk, como Mike Deodato? Como disse o Edgar Franco, a quem entrevistei na Prismarte, eles contratam desenhistas e não roteiristas.
O governo está fazendo a parte dele, ou, pelo menos, tentando. Uma foi a cota para os quadrinhos, mas como nos anos sessenta, esse projeto foi para “gaveta”. Também temos a lei de incentivo à cultura. O Amaro Braga, ao lado de Danielly e Roberta Cirne, estão produzindo quadrinhos; Matheus Moura publicou o Toka di Rato, cujo número dois anda em produção; e o governo do Estado de São Paulo abriu um edital, convidando os quadrinhistas a trazer projeto para participar dessa lei de incentivo. E aí, o que falta mais fazer? Creio que agora somos nós que temos que arregaçar as mangas e trabalhar.

12 comentários:

  1. Parabéns ao Valcir por tantos anos de dedicação às HQs, e a você, Jota, por mais uma oportuna entrevista.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Valcir por tantos anos de dedicação às HQs, e a você, Jota, por mais uma oportuna entrevista.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Grande Jota!
    Gostei muito da entrevista com o José Valcir, que tem uma visão bastante boa, de quem batalha a muito tempo na área das HQs!
    Parabéns aos dois!
    Forte Abraço!
    Lobão

    http://www.AlexandreLobao.com
    http://www.ONomeDaAguia.com

    ResponderExcluir
  4. Grande Jota!
    Gostei muito da entrevista com o José Valcir, que tem uma visão bastante boa, de quem batalha a muito tempo na área das HQs!
    Parabéns aos dois!
    Forte Abraço!
    Lobão

    http://www.AlexandreLobao.com
    http://www.ONomeDaAguia.com

    ResponderExcluir
  5. Guedes e Lobão, vocês me honram com sua visita e comentários aqui no Papo de Quadrinho. Fico feliz que tenham gostado. O Valcir, de fato, é daquele tipo que tem os quadrinhos no DNA. Não tinha como não render uma boa entrevista. O mérito é todo dele.

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. Guedes e Lobão, vocês me honram com sua visita e comentários aqui no Papo de Quadrinho. Fico feliz que tenham gostado. O Valcir, de fato, é daquele tipo que tem os quadrinhos no DNA. Não tinha como não render uma boa entrevista. O mérito é todo dele.

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. Oi José valcir, sou Calazans, parabéns pela entrevista.
    Só queria acrescentar que eu era Diretor executiovo da AQC SP quando o negócio da LEI de publicação desarticulou o movimento. A Lei, em que pese o protecionismo antipático, (havia uma igual na ditadura sobre exibir filmes nacionais e isto fez surgir produtoras de curta metragens que passavam junto com Traillers, era uma saída boa e tinha excelentes obras) mas a lei sofreu uma mudança por um deputado do mensalão da época - ele definiu hq brasileira aquela onde um brasileiro trabalhou..ora, o cara que dirige o caminhão da diistribuidora, o da banca de jornal que vende , são brasileiros, o cara da gráfica idem, o tradutor, etc..isto tornou a lei ridícula e esvaziou o movimento. TODA hq publicada no Brasil tinha brasileiros trabalhando graças a ela..Muito triste...Gostei muito de vc colocar sobre ROTEIRO sobre inteligência, é do que sinto muita falta na HQ que vejo, uma mensagem, propósito! Por ter isto Allan Moore vira um ícone! - -"Escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca ideias." Pablo Neruda disse isto.

    ResponderExcluir
  8. Oi José valcir, sou Calazans, parabéns pela entrevista.
    Só queria acrescentar que eu era Diretor executiovo da AQC SP quando o negócio da LEI de publicação desarticulou o movimento. A Lei, em que pese o protecionismo antipático, (havia uma igual na ditadura sobre exibir filmes nacionais e isto fez surgir produtoras de curta metragens que passavam junto com Traillers, era uma saída boa e tinha excelentes obras) mas a lei sofreu uma mudança por um deputado do mensalão da época - ele definiu hq brasileira aquela onde um brasileiro trabalhou..ora, o cara que dirige o caminhão da diistribuidora, o da banca de jornal que vende , são brasileiros, o cara da gráfica idem, o tradutor, etc..isto tornou a lei ridícula e esvaziou o movimento. TODA hq publicada no Brasil tinha brasileiros trabalhando graças a ela..Muito triste...Gostei muito de vc colocar sobre ROTEIRO sobre inteligência, é do que sinto muita falta na HQ que vejo, uma mensagem, propósito! Por ter isto Allan Moore vira um ícone! - -"Escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca ideias." Pablo Neruda disse isto.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela visita e pelo comentário, Calazans.

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pela visita e pelo comentário, Calazans.

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. José Valcir é um dos motores da existência da PADA/Prismarte. Meu companheiro desde a Prismarte adolescente(1987 a 1995). Na verdade conheço Valcir desde a 2ª série primaria(não sei se ainda é assim que se chama). Durante esse mais de 20 anos de estrada, ele é sem dúvida o alicerse desta renomada publicação. Um guerreiro. Te lutando como nunca vi alguém lutar. Por isso que tudo que ee disse tem a experiência de que tem muita estrada. Valeu a entrevista.

    ResponderExcluir
  12. José Valcir é um dos motores da existência da PADA/Prismarte. Meu companheiro desde a Prismarte adolescente(1987 a 1995). Na verdade conheço Valcir desde a 2ª série primaria(não sei se ainda é assim que se chama). Durante esse mais de 20 anos de estrada, ele é sem dúvida o alicerse desta renomada publicação. Um guerreiro. Te lutando como nunca vi alguém lutar. Por isso que tudo que ee disse tem a experiência de que tem muita estrada. Valeu a entrevista.

    ResponderExcluir