terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Artigo: Será que quem gosta de Alan Múúúúú também gosta de heroizinho azul de pinto mole à mostra?

Por Marconi Lapada
(ilustração de Matozo Neto)

Nota do Editor: este artigo foi enviado ao Papo de Quadrinho como resposta à coluna DataTársis Informa publicada no dia 4 de fevereiro e não reflete necessariamente a opinião deste blog ou de seu editor.

A bilionária indústria de quadrinhos dos Estados Unidos se move à base de propaganda incessante e cooptação de bobos úteis a seus planos de dominação cultural. Aqui no Brasil, essa indústria encontrou um terreno adubado e fértil para engordar sua conta bancária. Ou seja, não faltam bobos alegres brasucas para servirem de moleques de recados aos cartolas das grandes editoras.

O mais hilariante é que essas figurinhas tragicômicas, apesar de estarem sendo usadas como massa de manobra para arrebanharem mais compradores para a superada HQ gringa, ainda se arrogam de saberem tudo sobre quadrinhos. Leia-se: o "tudo" que sabem lhes foi transmitido por revistas "chapa branca".

Convencionou-se chamar essa manada de bobos-alegres de "alopradinhos" ou, como alguns se auto-classificam, "nerds".

A nerdaiada, no momento, está em alvoroço em decorrência das propagandas repassadas por uma mídia que se vende fácil a quem pagar mais. Os bobões aloprados Marvel e DC estão em frenesi na espera de mais um filmezinho insosso de super-heróis, agora baseado (?!) no mirabolante resultado de uma diarréia mental expelida pela mente pervertida e nublada por drogas do alucinado Alan Moore. Estou falando daquela droga impressa chamada Washman ou Atchimem, ou coisa que o valha. Ou seja, apenas um X-Men semi-pornográfico com toques meio extravagantes. Quem tem bom senso, bom gosto, não é chegado a ficar de contemplação a pênis azul à mostra, não gosta de ver quadrinhos com comissários de polícia pelados, agora vai ter de passar mal com o alarido que os aloprados farão antes e depois das idéias desvairadas daquele piolhento inglês desfilarem pela telona dos cinemas.

A vantagem para mim e alguns amigos com pensamento livre e idéias próprias é a de não cairmos nessa armadilha mercadológica e não assistirmos ao mais novo caça-níqueis computadorizado. Isto é, não cairemos na tolice de dar nosso suado e mirrado dinheiro para ir a um cinema ver outro besteirol da indústria dos comics. E melhor ainda, não teremos o desagrado de ver o pinto azul do heroizinho do Alan Moore na forma humana e tridimensional, junto com mais um grupelho de bestalhões fantasiados.

Quem deverá sentir turgescência com essa palermice cinematográfica são os nerds aloprados, os mesmos bobões extasiados de mentes infanto-juvenis que hoje bajulam e adulam o barbudo inglês de aspecto sebáceo. Também deverão estar presentes e exultantes na sala de projeção alguns cabeleireiros, maquiadores, estilistas, e talvez também fãs da Xuxa. E, por inferência simples, aposto que a alguns dias do lançamento, acampará na porta do cinema um certo bobalhão "escritor" de determinado artigo ridículo e idiota, onde não apenas soltou a franga, mas o galinheiro inteiro de elogios delirantes e imorais ao Rasputin dos quadrinhos.

Acontece que, toda essa idolatria burra e depravada é injustificada. Os aloprados dão importância demais àquele espantalho de urubu. O que ele faz hoje, brasileiros já fizeram com décadas de antecedência. Quadrinho adulto no Brasil existe desde os tempos do império, de autoria de Ângelo Agostini, quando lançou a primeira heroína erótica do mundo, a Iniaia, mostrando-se sempre nua e provocando os homens. Personagem antigo, horripilante e adulto, o Garra Cinzenta é brasileiro, dos anos 30. A sacanagem já corria solta nos anos 50 e 60, com Carlos Zéfiro e seus catecismos. Nos anos 70, Emir Ribeiro afrontava a censura militar com sua sensual Velta, tendo como inimiga a traveca espacial Doroti, nas páginas de um jornal de colégio.

Mas o rebanho não sabe nada disso, ou finge não saber. Só tem olhos para Marvel e DC, ou para Alan Moore. Quando é o barbudo bretão que bota heróis pelados de pinto azul ou travestis se masturbando numa história em quadrinhos, é elogiado como supra-sumo da genialidade, da inovação, da ousadia, do tapa na cara do sistema certinho dos comics. A ignorância, o preconceito e o ódio que os aloprados sentem por seu próprio país os cega para o óbvio e para os fatos comprovados de que artistas brasileiros já ousavam há bem mais tempo que Alan Múúúúú. Mas, sendo do Brasil, essas primazias são esquecidas, ignoradas ou ridicularizadas. Isso porque brasileiro sempre se sentiu pequeno diante dos estrangeiros e nasceu com aquela doença provinciana e servil da vassalagem aguda. Ou como já disseram pela net: "brasileiro tem tendência a ser capacho de estrangeiro".

Basta a mídia colocar o barbudo sebento no pedestal e lá vai a nerdaiada se ajoelhar, rezar de mãos postas para o céu e, se brincar, ainda se flagelam no concreto em imolação ao deus piolhento estrangeiro. Por quê? Porque ele vem da metrópole, do primeiro mundo, da fonte de toda a mídia, e por isso tem privilégio e pode se dar o luxo de segregar sua diarréia mais liquefeita e pútrida, que a manada brasileira vai sempre dizer amém aos berros de "É o máximo!" ou "É linda, maravilhosa e genial!".

Alan Moore, então, não é mais que um sujeito excessivamente super-valorizado por uma cambada estúpida manipulada e sem vontade própria.

Os quadrinhos não perderam a inocência com esse cara suja da Inglaterra. O terror adulto brasileiro de Shimamoto, de R. F. Lucchetti, de Nico Rosso, de Mozart Couto, de Watson e tantos outros já faziam a cabeça das massas bem antes. Todavia, o produto da província sempre passou a quilômetros dos olhos com viseiras nas laterais dessa jumentada tiete descerebrada. Essa turba é igual àqueles outros asnos que ficam ao relento no meio da rua, embaixo das sacadas de hotéis, esperando ansiosamente que o astro estrangeiro bote por um microssegundo a cara na janela, para depois explodir em delírio, se descabelando, pulando num pé só e caindo de bruços no asfalto, em convulsões esmunhecadas e aos berros: - Meu ídolo olhou para mim. Ai, ai, ai, ui, ui, ui. Estou feliz...

Os deuses gringos podem praticar crimes, consumir drogas, dar péssimos exemplos, mas o alopradinhos sempre verão quaisquer ações destes como excentricidades, atitudes ousadas, lindas, admiráveis, e geniais. Ou seja, arranjaram outro nome para viciado e toxicômano.

Isso nos leva a uma inquietante conclusão: os alopradinhos não se importam com a obra, mas somente com a deificação e a adulação doentia e desmedida. Quem vive em eterno estado de servilismo é assim, está sempre de cabeça baixa, de mãos postas esperando o deus deles dar nem que seja uma olhadinha para seu lado. Mas, nos quadrinhos, os deuses desse gado burro nem precisam olhar, bastam existir... Fico imaginando o Alan Moore aqui, na frente dos aloprados. Iam dar uma cheirada bem fungada e aspirante nos sovacos dele. Isso sendo bem leve na previsão, porque acho que iam cheirar outras partes.

Mas, como diz a regra da bajulação, quem não fizer parte do gado aloprado, não embarcando nessa salivação de ovo sem propósito, é qualificado de "chato", "invejoso", "retrógrado", "xenófobo" e até "preconceituoso". Depois, o próximo passo é fazer igual à propaganda nazista: repetir tanto a mentira que está alojada em suas cabeças que esta passa a ser a verdade absoluta e inquestionável.

Asilo, hospício e clínicas de desintoxicação cerebral para esses aloprados.

Falei.

Marconi Lapada é fundador da CQB – Central de Quadrinhos Brasileiros

177 comentários:

  1. Quem é esse louco? Nem sou fã de Alan Moore (exceto pela Liga dos Cavaleiros Extraordinários), mas esse sujeito só falou abobrinha. Olha, cuidado com o nível do seu blog. "Tá caindo". Primeiro, foi aquele pivete do Tarsis, agora esse matusquela aí.
    Dois lados da mesma moeda.

    Baldaque

    ResponderExcluir
  2. Quem é esse louco? Nem sou fã de Alan Moore (exceto pela Liga dos Cavaleiros Extraordinários), mas esse sujeito só falou abobrinha. Olha, cuidado com o nível do seu blog. "Tá caindo". Primeiro, foi aquele pivete do Tarsis, agora esse matusquela aí.
    Dois lados da mesma moeda.

    Baldaque

    ResponderExcluir
  3. É por aí, Baldaque. Dois lados de uma mesma moeda, dois pontos de vista radicalmente diferentes sobre o mesmo tema.

    Tenho consciência de que a publicação dos artigos vai desagradar alguns leitores; é o risco que se corre ao garantir a livre manifestação do pensamento.

    ResponderExcluir
  4. É por aí, Baldaque. Dois lados de uma mesma moeda, dois pontos de vista radicalmente diferentes sobre o mesmo tema.

    Tenho consciência de que a publicação dos artigos vai desagradar alguns leitores; é o risco que se corre ao garantir a livre manifestação do pensamento.

    ResponderExcluir
  5. "Livre manifestação do pensamento" soa bonito, Jota, mas eu preferia "pensamento inteligente". Sinceramente, acho que o seu blog podia dispensar esse tipo de comentaristas. Joga contra você. Acredito que quando alguém visita o blog do Paulo Ramos, queira ler Paulo Ramos. Da mesma maneira, quando alguém entra no blog do Roberto Guedes, queria ler Roberto Guedes. Bem ou mal, certo ou errado, é o jornalista Jota Silvestre que queremos ler aqui, não sujeitos infantis e loucos como esses dois (sem falar na entrevista daquele alucinado do Bleng). Se seguir nessa leva, daqui a pouco você dará espaço para tipos como "Quiof" (o que significa isso, afinal?) e "BK".

    Entrevista o Primaggio, o Roberto Guedes, o Franco de Rosa, o OTA, o Álvaro de Moya, o Shimamoto sei lá, gente com conteúdo, que acrescenta sempre alguma coisa pra gente. Esqueça esses loucos, esses moleques nerds...
    Bem, é o que eu acho.
    Boa sorte.
    Baldaque

    ResponderExcluir
  6. "Livre manifestação do pensamento" soa bonito, Jota, mas eu preferia "pensamento inteligente". Sinceramente, acho que o seu blog podia dispensar esse tipo de comentaristas. Joga contra você. Acredito que quando alguém visita o blog do Paulo Ramos, queira ler Paulo Ramos. Da mesma maneira, quando alguém entra no blog do Roberto Guedes, queria ler Roberto Guedes. Bem ou mal, certo ou errado, é o jornalista Jota Silvestre que queremos ler aqui, não sujeitos infantis e loucos como esses dois (sem falar na entrevista daquele alucinado do Bleng). Se seguir nessa leva, daqui a pouco você dará espaço para tipos como "Quiof" (o que significa isso, afinal?) e "BK".

    Entrevista o Primaggio, o Roberto Guedes, o Franco de Rosa, o OTA, o Álvaro de Moya, o Shimamoto sei lá, gente com conteúdo, que acrescenta sempre alguma coisa pra gente. Esqueça esses loucos, esses moleques nerds...
    Bem, é o que eu acho.
    Boa sorte.
    Baldaque

    ResponderExcluir
  7. ta certo o jota por colocar outro ponto de vista no blog, ta certo também... o responsavel pelo outro ponto de vista por se manifestar e combater essa mediocridade desvairada de tornar pessoas divinas ao ponto de se rebaixar para elas...Mas nem tão ao céu, nem tão ao inferno. Também acho que wathcmen é uma boa obra em quadrinhos, e ponto. Não digo nada mais sobre isso pq agente sabe que tudo que tem sido feito em tono do filme e mais publicidade que o propriofilme vai merecer ter.Acho quie essa versão cinematográfica não vai ser lá essas coisas e sinceramente nem farei muita questão de ir....mas n concordo com ele quando ele faz ataques ao estilo de vida de moore...se ele e viciado...estudante de ocultimos e tudo que a "senhora sociedade brasileira da moral e dos bons costumes" diz que é errado isso e problema dele...o que devemos fazer , ou aprender aqui na terra das bananas e que se deve separar o profissional do pessoal...posso no achar watchmen la essas coisas mas gosto de muita coisa do moore como constantine e promethea...sao historias otimas...e outra...se somos tão pioneiros assim, pq n mantivemos nosso pioneirismo produzindo historias e fazendo nossas historias? por causa do mercado? pq o material americano chegou aqui e acabou com ele?pq so quem tem espaço e infantil no brasil?ou o humor? Justamente esse ultimo se manteve sabem pq? por causa da qualidade... se essas historias pioneiras fosse realmnete boas...tocariam o publico e nunca deixariam de ser publicadas...não quero puxar a sardinha pro lado dos caras...mas antes de reclamar deles acho que teriamos que fazer o nosso.

    ResponderExcluir
  8. ta certo o jota por colocar outro ponto de vista no blog, ta certo também... o responsavel pelo outro ponto de vista por se manifestar e combater essa mediocridade desvairada de tornar pessoas divinas ao ponto de se rebaixar para elas...Mas nem tão ao céu, nem tão ao inferno. Também acho que wathcmen é uma boa obra em quadrinhos, e ponto. Não digo nada mais sobre isso pq agente sabe que tudo que tem sido feito em tono do filme e mais publicidade que o propriofilme vai merecer ter.Acho quie essa versão cinematográfica não vai ser lá essas coisas e sinceramente nem farei muita questão de ir....mas n concordo com ele quando ele faz ataques ao estilo de vida de moore...se ele e viciado...estudante de ocultimos e tudo que a "senhora sociedade brasileira da moral e dos bons costumes" diz que é errado isso e problema dele...o que devemos fazer , ou aprender aqui na terra das bananas e que se deve separar o profissional do pessoal...posso no achar watchmen la essas coisas mas gosto de muita coisa do moore como constantine e promethea...sao historias otimas...e outra...se somos tão pioneiros assim, pq n mantivemos nosso pioneirismo produzindo historias e fazendo nossas historias? por causa do mercado? pq o material americano chegou aqui e acabou com ele?pq so quem tem espaço e infantil no brasil?ou o humor? Justamente esse ultimo se manteve sabem pq? por causa da qualidade... se essas historias pioneiras fosse realmnete boas...tocariam o publico e nunca deixariam de ser publicadas...não quero puxar a sardinha pro lado dos caras...mas antes de reclamar deles acho que teriamos que fazer o nosso.

    ResponderExcluir
  9. Jota, que merda de artigo é esse?
    Comparar esse artigo como resposta ao artigo do Társis é piada, certo?
    Não é apenas um ponto de vista de diferente, o cara só escreveu côco!

    Maldito PC do milhão.

    ResponderExcluir
  10. Jota, que merda de artigo é esse?
    Comparar esse artigo como resposta ao artigo do Társis é piada, certo?
    Não é apenas um ponto de vista de diferente, o cara só escreveu côco!

    Maldito PC do milhão.

    ResponderExcluir
  11. "Baldaque"? Antes de falar algo de mim, procure informações corretas. Ou venha falar comigo direto. Hombridade, meu jovem, vamos lá, tu consegue!

    Sobre o "artigo" eu não considero uma réplica, menos ainda o "outro lado da moeda", porque ele totalmente vazio de informações.

    Embora eu tenha dado uma pitada de sarcasmo - de propósito - dou informações e porquês. Tb sou respaldado pelo "resto do mundo" que tem condições de avaliar uma obra dos quadrinhos com uma visão isenta. São centenas de críticos, artistas e pessoas séria e milhões de fãs em todo o mundo.

    E embora eu respeite as minorias, acho que elas deveriam, no mímino, ter informações e argumentos. Sem isso, é muito difícil sustentar qualquer idéia.

    Só torço, honestamente, para o Lapada não ter mais de 11 anos, ou vou ficar preocupado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. "Baldaque"? Antes de falar algo de mim, procure informações corretas. Ou venha falar comigo direto. Hombridade, meu jovem, vamos lá, tu consegue!

    Sobre o "artigo" eu não considero uma réplica, menos ainda o "outro lado da moeda", porque ele totalmente vazio de informações.

    Embora eu tenha dado uma pitada de sarcasmo - de propósito - dou informações e porquês. Tb sou respaldado pelo "resto do mundo" que tem condições de avaliar uma obra dos quadrinhos com uma visão isenta. São centenas de críticos, artistas e pessoas séria e milhões de fãs em todo o mundo.

    E embora eu respeite as minorias, acho que elas deveriam, no mímino, ter informações e argumentos. Sem isso, é muito difícil sustentar qualquer idéia.

    Só torço, honestamente, para o Lapada não ter mais de 11 anos, ou vou ficar preocupado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Esse truta ai é daqueles fãs da Velta, utra-manés defensores do quadrinho nacional podrera. Não precisa falar mais nada, a bronca não é contra o Alan Moore é contra o quadrinho de fora. Só avisa o cara que os nossos quadrinistas das antigas só existem graças aos caras lá de fora. Falow

    ResponderExcluir
  14. Esse truta ai é daqueles fãs da Velta, utra-manés defensores do quadrinho nacional podrera. Não precisa falar mais nada, a bronca não é contra o Alan Moore é contra o quadrinho de fora. Só avisa o cara que os nossos quadrinistas das antigas só existem graças aos caras lá de fora. Falow

    ResponderExcluir
  15. Esse post foi um show de vocábulário xulo!
    Concordo com o Baldaque, o nível tá caindo.
    Se quer revidar e expressar sua opinião, que tenha um pouco de classe e educação.
    Até concordo com muito do que ele disse, mas não é dessa forma que vai convencer os outros.
    É por isso que esses "revolucionários patriótas" estão sempre sozinhos...

    ResponderExcluir
  16. Esse post foi um show de vocábulário xulo!
    Concordo com o Baldaque, o nível tá caindo.
    Se quer revidar e expressar sua opinião, que tenha um pouco de classe e educação.
    Até concordo com muito do que ele disse, mas não é dessa forma que vai convencer os outros.
    É por isso que esses "revolucionários patriótas" estão sempre sozinhos...

    ResponderExcluir
  17. Putzgrila! Ainda bem que inveja não mata, hein, Lapada? Escreveu um monte de groselha e não falou nada com nad. Ô Jota, ponto de vista oposto é uma coisa, aprender a escrever é outra, mermão! Manda o Lapada pro Mobral depois tenta de novo.

    ResponderExcluir
  18. Putzgrila! Ainda bem que inveja não mata, hein, Lapada? Escreveu um monte de groselha e não falou nada com nad. Ô Jota, ponto de vista oposto é uma coisa, aprender a escrever é outra, mermão! Manda o Lapada pro Mobral depois tenta de novo.

    ResponderExcluir
  19. Que texto horroroso. Que coias mal escrita. AH, sim, é coisa do CQB, então está no nível dos gibis nacionais kkkkkkk

    Porra, desse jeito vai jogar o nível do Blog no lixo. Se pelo menos esses punks acéfalos da CQB tivessem um trampo a altura para poder falar alguma coisa dos outros, mas é só gororoba.

    Primeiro essa turma tinha que aprender desenhar, depois escrever e depois se ofender por falar de uma obra como a de Alan Moore.

    ResponderExcluir
  20. Que texto horroroso. Que coias mal escrita. AH, sim, é coisa do CQB, então está no nível dos gibis nacionais kkkkkkk

    Porra, desse jeito vai jogar o nível do Blog no lixo. Se pelo menos esses punks acéfalos da CQB tivessem um trampo a altura para poder falar alguma coisa dos outros, mas é só gororoba.

    Primeiro essa turma tinha que aprender desenhar, depois escrever e depois se ofender por falar de uma obra como a de Alan Moore.

    ResponderExcluir
  21. Não sou fã da pessoa Alan Moore, até acho que suas atitudes não progridem para o bem da coisa, nem mesmo um bom exemplo. Contudo sou sim fã de suas obras, e consigo fazer isso sem desmerecer trabalhos nacionais, como Mirza ou Velta (só para citar alguns). Confesso que não sou leitor de HQ nacional, nem mesmo conhecedor das obras, porém, não é por causa disso que vou esculachá-las e dizer que são melhores ou piores que determinada obra A ou B. Não se trata de comparação, ou disputa de preferência, e sim de gosto, ou no caso das obras do Alan Moore, de Bom Gosto. Porém se você não gostar, tudo bem, é seu direito, assim como também é seu direito dizer isso em alto e bom som, o que não é seu direito (e é direito meu opnar sobre isso), é ofender as pessoas só porque gostam de algo que você destesta. Então, o que seria do mundo se todas as pessoas começassem a se ofender por causa de preferências ou opniões diferentes? Nã sei, mas acho que teríamos um novo regime nazista...
    Contudo, comentando o seu ponto de vista sobre o herói azul com seu pênis de fora (não que eu defenda ou ache que deveria ser mostrado dessa forma, até porque acho que isso não vai rolar no filme, só estou usando seu exemplo). Será que se fosse a Mirza ou a Velta nua na tela do porjetor você também estaria falando a mesma coisa? Acho que não. Então podemos concluir que você tem ou problemas com a obra do cara, como não gostar, e aí fica inventando um monte de defeito/desculpa para tentar validar seu ponto de vista. Ou pior, você talvez fique desconfortável em ver o "membro" de outro homem no projetor, porém aposto que você adorava assistir as porno-xanxadas brasileiras. Seja qual for, é ridículo e preconceituoso, e acho que você eleva demais seu patriotismo a ponto de te cegar. Afinal até Hitler achava que tava certo em matar milhares de judeus. Quicá se você e sua turma usasse toda essa eloquência e sentido patriotico com coisas mais importantes, como tentar mudar o país, a começar pela política e a robalheira que ocorre a rodo por aí em vez de ficar criticando/discutindo/ofendendo os outros só por causa do gosto por HQ's...

    ResponderExcluir
  22. Não sou fã da pessoa Alan Moore, até acho que suas atitudes não progridem para o bem da coisa, nem mesmo um bom exemplo. Contudo sou sim fã de suas obras, e consigo fazer isso sem desmerecer trabalhos nacionais, como Mirza ou Velta (só para citar alguns). Confesso que não sou leitor de HQ nacional, nem mesmo conhecedor das obras, porém, não é por causa disso que vou esculachá-las e dizer que são melhores ou piores que determinada obra A ou B. Não se trata de comparação, ou disputa de preferência, e sim de gosto, ou no caso das obras do Alan Moore, de Bom Gosto. Porém se você não gostar, tudo bem, é seu direito, assim como também é seu direito dizer isso em alto e bom som, o que não é seu direito (e é direito meu opnar sobre isso), é ofender as pessoas só porque gostam de algo que você destesta. Então, o que seria do mundo se todas as pessoas começassem a se ofender por causa de preferências ou opniões diferentes? Nã sei, mas acho que teríamos um novo regime nazista...
    Contudo, comentando o seu ponto de vista sobre o herói azul com seu pênis de fora (não que eu defenda ou ache que deveria ser mostrado dessa forma, até porque acho que isso não vai rolar no filme, só estou usando seu exemplo). Será que se fosse a Mirza ou a Velta nua na tela do porjetor você também estaria falando a mesma coisa? Acho que não. Então podemos concluir que você tem ou problemas com a obra do cara, como não gostar, e aí fica inventando um monte de defeito/desculpa para tentar validar seu ponto de vista. Ou pior, você talvez fique desconfortável em ver o "membro" de outro homem no projetor, porém aposto que você adorava assistir as porno-xanxadas brasileiras. Seja qual for, é ridículo e preconceituoso, e acho que você eleva demais seu patriotismo a ponto de te cegar. Afinal até Hitler achava que tava certo em matar milhares de judeus. Quicá se você e sua turma usasse toda essa eloquência e sentido patriotico com coisas mais importantes, como tentar mudar o país, a começar pela política e a robalheira que ocorre a rodo por aí em vez de ficar criticando/discutindo/ofendendo os outros só por causa do gosto por HQ's...

    ResponderExcluir
  23. Não sou fã da pessoa Alan Moore, até acho que suas atitudes não progridem para o bem da coisa, nem mesmo um bom exemplo. Contudo sou sim fã de suas obras, e consigo fazer isso sem desmerecer trabalhos nacionais, como Mirza ou Velta (só para citar alguns). Confesso que não sou leitor de HQ nacional, nem mesmo conhecedor das obras, porém, não é por causa disso que vou esculachá-las e dizer que são melhores ou piores que determinada obra A ou B. Não se trata de comparação, ou disputa de preferência, e sim de gosto, ou no caso das obras do Alan Moore, de Bom Gosto. Porém se você não gostar, tudo bem, é seu direito, assim como também é seu direito dizer isso em alto e bom som, o que não é seu direito (e é direito meu opnar sobre isso), é ofender as pessoas só porque gostam de algo que você destesta. Então, o que seria do mundo se todas as pessoas começassem a se ofender por causa de preferências ou opniões diferentes? Nã sei, mas acho que teríamos um novo regime nazista...
    Contudo, comentando o seu ponto de vista sobre o herói azul com seu pênis de fora (não que eu defenda ou ache que deveria ser mostrado dessa forma, até porque acho que isso não vai rolar no filme, só estou usando seu exemplo). Será que se fosse a Mirza ou a Velta nua na tela do porjetor você também estaria falando a mesma coisa? Acho que não. Então podemos concluir que você tem ou problemas com a obra do cara, como não gostar, e aí fica inventando um monte de defeito/desculpa para tentar validar seu ponto de vista. Ou pior, você talvez fique desconfortável em ver o "membro" de outro homem no projetor, porém aposto que você adorava assistir as porno-xanxadas brasileiras. Seja qual for, é ridículo e preconceituoso, e acho que você eleva demais seu patriotismo a ponto de te cegar. Afinal até Hitler achava que tava certo em matar milhares de judeus. Quicá se você e sua turma usasse toda essa eloquência e sentido patriotico com coisas mais importantes, como tentar mudar o país, a começar pela política e a robalheira que ocorre a rodo por aí em vez de ficar criticando/discutindo/ofendendo os outros só por causa do gosto por HQ's...

    ResponderExcluir
  24. Não sou fã da pessoa Alan Moore, até acho que suas atitudes não progridem para o bem da coisa, nem mesmo um bom exemplo. Contudo sou sim fã de suas obras, e consigo fazer isso sem desmerecer trabalhos nacionais, como Mirza ou Velta (só para citar alguns). Confesso que não sou leitor de HQ nacional, nem mesmo conhecedor das obras, porém, não é por causa disso que vou esculachá-las e dizer que são melhores ou piores que determinada obra A ou B. Não se trata de comparação, ou disputa de preferência, e sim de gosto, ou no caso das obras do Alan Moore, de Bom Gosto. Porém se você não gostar, tudo bem, é seu direito, assim como também é seu direito dizer isso em alto e bom som, o que não é seu direito (e é direito meu opnar sobre isso), é ofender as pessoas só porque gostam de algo que você destesta. Então, o que seria do mundo se todas as pessoas começassem a se ofender por causa de preferências ou opniões diferentes? Nã sei, mas acho que teríamos um novo regime nazista...
    Contudo, comentando o seu ponto de vista sobre o herói azul com seu pênis de fora (não que eu defenda ou ache que deveria ser mostrado dessa forma, até porque acho que isso não vai rolar no filme, só estou usando seu exemplo). Será que se fosse a Mirza ou a Velta nua na tela do porjetor você também estaria falando a mesma coisa? Acho que não. Então podemos concluir que você tem ou problemas com a obra do cara, como não gostar, e aí fica inventando um monte de defeito/desculpa para tentar validar seu ponto de vista. Ou pior, você talvez fique desconfortável em ver o "membro" de outro homem no projetor, porém aposto que você adorava assistir as porno-xanxadas brasileiras. Seja qual for, é ridículo e preconceituoso, e acho que você eleva demais seu patriotismo a ponto de te cegar. Afinal até Hitler achava que tava certo em matar milhares de judeus. Quicá se você e sua turma usasse toda essa eloquência e sentido patriotico com coisas mais importantes, como tentar mudar o país, a começar pela política e a robalheira que ocorre a rodo por aí em vez de ficar criticando/discutindo/ofendendo os outros só por causa do gosto por HQ's...

    ResponderExcluir
  25. Quem sabe Hollywood não descobre a genialidade das memoráveis histórias da Velta e leva ao cinema? Quem será que faria o papel, a grande atriz Mulher Melancia? kkkkkkkkkkkkkk

    CHB, é lamentável Jota, chama de volta os caras da revista Mundo para ser articulistas, blz?

    Falow

    ResponderExcluir
  26. Quem sabe Hollywood não descobre a genialidade das memoráveis histórias da Velta e leva ao cinema? Quem será que faria o papel, a grande atriz Mulher Melancia? kkkkkkkkkkkkkk

    CHB, é lamentável Jota, chama de volta os caras da revista Mundo para ser articulistas, blz?

    Falow

    ResponderExcluir
  27. Ultranacionalistas são uma piada de mal gosto. O texto do Társis não fala mal dos heróis nacionais em nenhum momento. O Anonimo ali disse tudo. Quer dizer que quem gosta das histórias do Alan Moore e reconhece o seu trampo não pode gostar do Cometa, que tb é do caralho? Uma coisa não tem nada a ver com outra. Ponto de vista e texto mais que furado. Totalmente preconceituoso, dá mais ênfase ainda ao que o Társis escreveu. Pifff...

    ResponderExcluir
  28. Ultranacionalistas são uma piada de mal gosto. O texto do Társis não fala mal dos heróis nacionais em nenhum momento. O Anonimo ali disse tudo. Quer dizer que quem gosta das histórias do Alan Moore e reconhece o seu trampo não pode gostar do Cometa, que tb é do caralho? Uma coisa não tem nada a ver com outra. Ponto de vista e texto mais que furado. Totalmente preconceituoso, dá mais ênfase ainda ao que o Társis escreveu. Pifff...

    ResponderExcluir
  29. Baldaque, agradeço a comparação com feras como Paulo Ramos e Roberto Guedes. Vou responder seu comentário e, com ele, espero esclarecer dúvidas semelhantes de outros leitores.

    O Papo de Quadrinho se propõe a ser um blog jornalístico, com ênfase em notícias sobre quadrinhos e afins. Esse é o "core business" por assim dizer.

    Porém, como a maioria dos veículos de comunicação, há espaço para artigos assinados que expressam a opinião dos seus autores. É o caso do Társis, que é meu amigo e que muito me honra por ter aceitado o convite para manter uma coluna semanal.

    A título de exemplo, conheço gente que odeia o Diogo Mainardi mas nem por isso deixa de ler a Veja toda semana. É importante diferenciar o que é artigo e o que é notícia.

    E, Baldaque, já entrevistei várias pessoas que têm bastante a acrescentar ao debate sobre quadrinhos. Arrisque clicar na tag "5 Perguntas" lá no Leia Mais e vc vai poder ler todas elas.

    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  30. Baldaque, agradeço a comparação com feras como Paulo Ramos e Roberto Guedes. Vou responder seu comentário e, com ele, espero esclarecer dúvidas semelhantes de outros leitores.

    O Papo de Quadrinho se propõe a ser um blog jornalístico, com ênfase em notícias sobre quadrinhos e afins. Esse é o "core business" por assim dizer.

    Porém, como a maioria dos veículos de comunicação, há espaço para artigos assinados que expressam a opinião dos seus autores. É o caso do Társis, que é meu amigo e que muito me honra por ter aceitado o convite para manter uma coluna semanal.

    A título de exemplo, conheço gente que odeia o Diogo Mainardi mas nem por isso deixa de ler a Veja toda semana. É importante diferenciar o que é artigo e o que é notícia.

    E, Baldaque, já entrevistei várias pessoas que têm bastante a acrescentar ao debate sobre quadrinhos. Arrisque clicar na tag "5 Perguntas" lá no Leia Mais e vc vai poder ler todas elas.

    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  31. O que um sujeito desses quer é bem isso, polemizar e aparecer. Pena que faltam argumentos e sobram xingamentos.

    Também acho que o nível do blog cai com esse tipo de artigo. Uma coisa é dar espaço para articulistas - seguindo o que você citou, o Mainardi ao menos sabe escrever - o sujeito aí, nem isso!

    E, o pior, é ficar debatendo e dando atenção, que é o que ele quer. Vamos deixar pra lá e esperar o próximo post que a gente ganha mais...

    ResponderExcluir
  32. O que um sujeito desses quer é bem isso, polemizar e aparecer. Pena que faltam argumentos e sobram xingamentos.

    Também acho que o nível do blog cai com esse tipo de artigo. Uma coisa é dar espaço para articulistas - seguindo o que você citou, o Mainardi ao menos sabe escrever - o sujeito aí, nem isso!

    E, o pior, é ficar debatendo e dando atenção, que é o que ele quer. Vamos deixar pra lá e esperar o próximo post que a gente ganha mais...

    ResponderExcluir
  33. Fernando, desculpe pela pretensão de comparar este blog com a Veja. Foi só um exemplo bem evidente para ilustrar o que eu quis dizer.

    Não se preocupe; polêmicas à parte, voltaremos breve com nossa programação normal.

    Abs!

    ResponderExcluir
  34. Fernando, desculpe pela pretensão de comparar este blog com a Veja. Foi só um exemplo bem evidente para ilustrar o que eu quis dizer.

    Não se preocupe; polêmicas à parte, voltaremos breve com nossa programação normal.

    Abs!

    ResponderExcluir
  35. Nível do blog caindo mesmo, ainda bem que não fui o único a escrever isso...

    Blenq e Central de Quoitados do Brasi só pode dar nisso mesmo.

    ResponderExcluir
  36. Nível do blog caindo mesmo, ainda bem que não fui o único a escrever isso...

    Blenq e Central de Quoitados do Brasi só pode dar nisso mesmo.

    ResponderExcluir
  37. O Blenq tinha que ser banido da face da terra, a ruindade dele só mancha o nome das HQs nacionais. E olha que nem tem tantas assim...

    Eu respeito voce, Jota, sério mesmo, mas ficar fazendo propaganda desses párias do CQB é dose pra elefante.

    ELES é quem mancham o nome da HQ nacional.

    ResponderExcluir
  38. O Blenq tinha que ser banido da face da terra, a ruindade dele só mancha o nome das HQs nacionais. E olha que nem tem tantas assim...

    Eu respeito voce, Jota, sério mesmo, mas ficar fazendo propaganda desses párias do CQB é dose pra elefante.

    ELES é quem mancham o nome da HQ nacional.

    ResponderExcluir
  39. Anônimo (como é difícil falar com alguém sem saber o nome...rs).

    Obrigado pela manifestação de respeito mas não posso concordar com sua opinião.

    Mesmo sem concordar 100% com todas as idéias do Blenq, da CQB ou quem quer que seja, não posso negar o espaço para divulgação de um trabalho que eu considero importante no mínimo para enriquecer o debate sobre o quadrinho nacional.

    E lamento que alguns leitores estejam enxergando neste debate sobre Alan Moore uma queda do nível do blog. Sempre pensei que debates fossem algo que interessasse aos leitores de HQ; pelo visto, me enganei.

    ResponderExcluir
  40. Anônimo (como é difícil falar com alguém sem saber o nome...rs).

    Obrigado pela manifestação de respeito mas não posso concordar com sua opinião.

    Mesmo sem concordar 100% com todas as idéias do Blenq, da CQB ou quem quer que seja, não posso negar o espaço para divulgação de um trabalho que eu considero importante no mínimo para enriquecer o debate sobre o quadrinho nacional.

    E lamento que alguns leitores estejam enxergando neste debate sobre Alan Moore uma queda do nível do blog. Sempre pensei que debates fossem algo que interessasse aos leitores de HQ; pelo visto, me enganei.

    ResponderExcluir
  41. Olha, vinha acompanhando o blog faz um tempo e não pude deixar de pesquisar sobre o autor desse "texto", depois de ler tamanha ignorancia, intransigencia, xenofobia e até mesmo burrice na hora de escrever....

    Achei o Orkut do dito cujo e vi o seu comentario:
    "Boas polêmicas são sempre bem-vindas...rs. Fico no aguardo, então. Mande para jotasilvestre@gmail.com."

    Cara, eu pensei que vc estava interesado em mostrar assuntos serios e divertidos sem partir pra esa baixaria.....desculpe....nada pessoal Jota, vc parece um cara legal....mas esse seu trabalho eu não acompanho mais...

    Viva a liberdade de expressão??
    Viva sim!!! mas isso não foi uma amostra de revolta por parte de um autor incompreendido...foi sim uma amostra de tremenda dor de cotovelo por parte dos autores dessa sei-la-oque..que imitam o estilo americano (o dos anos 90, o que é pior)e dizem ser originais.....

    Olhem os Europeus..os Asiaticos..entre tantos outros..cada um tem seu estilo proprio...mas esses pseudo-herois não passam de copias baratas da "geração risquinho" (que enchem de hachuras)....

    Parece que atualmente apenas algumas HQs nacionais tem mostrado um pouco de personalidade..com Moon, Bá, Grampá etc....
    eles foram reconhecidos lá fora não pq são "vendidos"....e sim porque tratam isso com paixão pela arte..independente da onde vc estiver...Marte, Venus, Brasil, Eua....

    O preconceito acaba fadando essa turma ao fracasso
    (e com certeza é mais facil jogar a culpa no NERD idiota que consome lixo")

    Abs

    ResponderExcluir
  42. Olha, vinha acompanhando o blog faz um tempo e não pude deixar de pesquisar sobre o autor desse "texto", depois de ler tamanha ignorancia, intransigencia, xenofobia e até mesmo burrice na hora de escrever....

    Achei o Orkut do dito cujo e vi o seu comentario:
    "Boas polêmicas são sempre bem-vindas...rs. Fico no aguardo, então. Mande para jotasilvestre@gmail.com."

    Cara, eu pensei que vc estava interesado em mostrar assuntos serios e divertidos sem partir pra esa baixaria.....desculpe....nada pessoal Jota, vc parece um cara legal....mas esse seu trabalho eu não acompanho mais...

    Viva a liberdade de expressão??
    Viva sim!!! mas isso não foi uma amostra de revolta por parte de um autor incompreendido...foi sim uma amostra de tremenda dor de cotovelo por parte dos autores dessa sei-la-oque..que imitam o estilo americano (o dos anos 90, o que é pior)e dizem ser originais.....

    Olhem os Europeus..os Asiaticos..entre tantos outros..cada um tem seu estilo proprio...mas esses pseudo-herois não passam de copias baratas da "geração risquinho" (que enchem de hachuras)....

    Parece que atualmente apenas algumas HQs nacionais tem mostrado um pouco de personalidade..com Moon, Bá, Grampá etc....
    eles foram reconhecidos lá fora não pq são "vendidos"....e sim porque tratam isso com paixão pela arte..independente da onde vc estiver...Marte, Venus, Brasil, Eua....

    O preconceito acaba fadando essa turma ao fracasso
    (e com certeza é mais facil jogar a culpa no NERD idiota que consome lixo")

    Abs

    ResponderExcluir
  43. Salve Jota!

    Reconheço que o Alan Moore é um homem com um intelecto privilegiado e bastante criativo, li algumas entrevistas dele e pude comprovar que o kra é realmente genial porém em geral não me divirto muito com a obra dele, tem algumas coisas que eu gosto mas as vezes me sinto um pouco intediado com a sua narrativa,questão de gosto pessoal mas, o Alan Moore é sim um kra que levou os quadrinhos a um patamar mais elevado e merece ser respeitado por isso

    Quanto a discussão eu apenas acho que frases como "Quem não gosta de Alan Moore não gosta de quadrinhos" ou "Alan Moore é uma droga" são opiniões apaixonadas de fãs,tanto de um lado como do outro e merecem ser respeitadas como paixões de fãs (afinal todos tem suas paixões) mas não como uma analise jornalistica com o minimo de imparcialidade,ao contrario daquilo que eu acredito que vc se propoe a fazer Jota, gosto daquilo que VOCÊ escreve.

    Entretanto na maneira de se expressar o Lapada foi muito infeliz, uma linguagem chula que acredito não estar ao nivel do seu blog, pode ser redundância mas é muito bom lembrar que um pouco de civilidade não faz mal a ninguem, assim como a maioria eu visito seu blog porque achei uma linguagem legal, discontraída e de respeito ao leitor, eu percebi que vc é um kra inteligênte Jota, não deixe o seu blog descambar para a baixaria e virar um cortiço virtual, o Lapada tem todo direito de se expressar (mesmo que seja como um fã apaixonado)mas que ele tenha respeito por quem lê o que ele escreve, ainda mais quando não é escrito no seu proprio espaço e o leitor esta acostumado com outro nivel de leitura,esse grotesco texto não tem respeito nem pelos mestres dos quadrinhos nacionais que ele se propôe a defender, não esta a altura deles.

    Talves seja melhor ele procurar lugares mais condizentes, ou seja, esses foruns undergrounds,esses guetos onde ofensas e palavrões com conotações sexuais são normais.

    Abs.

    ResponderExcluir
  44. Salve Jota!

    Reconheço que o Alan Moore é um homem com um intelecto privilegiado e bastante criativo, li algumas entrevistas dele e pude comprovar que o kra é realmente genial porém em geral não me divirto muito com a obra dele, tem algumas coisas que eu gosto mas as vezes me sinto um pouco intediado com a sua narrativa,questão de gosto pessoal mas, o Alan Moore é sim um kra que levou os quadrinhos a um patamar mais elevado e merece ser respeitado por isso

    Quanto a discussão eu apenas acho que frases como "Quem não gosta de Alan Moore não gosta de quadrinhos" ou "Alan Moore é uma droga" são opiniões apaixonadas de fãs,tanto de um lado como do outro e merecem ser respeitadas como paixões de fãs (afinal todos tem suas paixões) mas não como uma analise jornalistica com o minimo de imparcialidade,ao contrario daquilo que eu acredito que vc se propoe a fazer Jota, gosto daquilo que VOCÊ escreve.

    Entretanto na maneira de se expressar o Lapada foi muito infeliz, uma linguagem chula que acredito não estar ao nivel do seu blog, pode ser redundância mas é muito bom lembrar que um pouco de civilidade não faz mal a ninguem, assim como a maioria eu visito seu blog porque achei uma linguagem legal, discontraída e de respeito ao leitor, eu percebi que vc é um kra inteligênte Jota, não deixe o seu blog descambar para a baixaria e virar um cortiço virtual, o Lapada tem todo direito de se expressar (mesmo que seja como um fã apaixonado)mas que ele tenha respeito por quem lê o que ele escreve, ainda mais quando não é escrito no seu proprio espaço e o leitor esta acostumado com outro nivel de leitura,esse grotesco texto não tem respeito nem pelos mestres dos quadrinhos nacionais que ele se propôe a defender, não esta a altura deles.

    Talves seja melhor ele procurar lugares mais condizentes, ou seja, esses foruns undergrounds,esses guetos onde ofensas e palavrões com conotações sexuais são normais.

    Abs.

    ResponderExcluir
  45. Anônimo, não sei por que a minha correspondência com o Lapada deve ser interpretada como "baixaria". Tanto que foi feita em espaço aberto.

    Ele ofereceu o artigo, eu aceitei, ele me avisou que iria causar polêmica, eu respondi que BOAS polêmicas são bem-vindas. Qual o problema?

    Olha, acho que está havendo certa confusão. Publiquei o artigo do Társis, que incomodou várias pessoas; alguém pede direito de usar o mesmo espaço, eu cedo.

    Os leitores que se incomodam com a polêmica, podem pulá-la; o Papo de Quadrinho vai continuar publicando notícias sobre HQs e afins, sempre com apuração cuidadosa e, dentro do possível, em primeira mão.

    ResponderExcluir
  46. Anônimo, não sei por que a minha correspondência com o Lapada deve ser interpretada como "baixaria". Tanto que foi feita em espaço aberto.

    Ele ofereceu o artigo, eu aceitei, ele me avisou que iria causar polêmica, eu respondi que BOAS polêmicas são bem-vindas. Qual o problema?

    Olha, acho que está havendo certa confusão. Publiquei o artigo do Társis, que incomodou várias pessoas; alguém pede direito de usar o mesmo espaço, eu cedo.

    Os leitores que se incomodam com a polêmica, podem pulá-la; o Papo de Quadrinho vai continuar publicando notícias sobre HQs e afins, sempre com apuração cuidadosa e, dentro do possível, em primeira mão.

    ResponderExcluir
  47. Salve Jota!

    Reconheço que o Alan Moore é um homem com um intelecto privilegiado e bastante criativo, li algumas entrevistas dele e pude comprovar que o kra é realmente genial porém em geral não me divirto muito com a obra dele, tem algumas coisas que eu gosto mas as vezes me sinto um pouco intediado com a sua narrativa,questão de gosto pessoal mas, o Alan Moore é sim um kra que levou os quadrinhos a um patamar mais elevado e merece ser respeitado por isso

    Quanto a discussão eu apenas acho que frases como "Quem não gosta de Alan Moore não gosta de quadrinhos" ou "Alan Moore é uma droga" são opiniões apaixonadas de fãs,tanto de um lado como do outro e merecem ser respeitadas como paixões de fãs (afinal todos tem suas paixões) mas não como uma analise jornalistica com o minimo de imparcialidade,ao contrario daquilo que eu acredito que vc se propoe a fazer Jota, gosto daquilo que VOCÊ escreve.

    Entretanto na maneira de se expressar o Lapada foi muito infeliz, uma linguagem chula que acredito não estar ao nivel do seu blog, pode ser redundância mas é muito bom lembrar que um pouco de civilidade não faz mal a ninguem, assim como a maioria eu visito seu blog porque achei uma linguagem legal, discontraída e de respeito ao leitor, eu percebi que vc é um kra inteligênte Jota, não deixe o seu blog descambar para a baixaria e virar um cortiço virtual, o Lapada tem todo direito de se expressar (mesmo que seja como um fã apaixonado)mas que ele tenha respeito por quem lê o que ele escreve, ainda mais quando não é escrito no seu proprio espaço e o leitor esta acostumado com outro nivel de leitura,esse grotesco texto não tem respeito nem pelos mestres dos quadrinhos nacionais que ele se propôe a defender, não esta a altura deles.

    Talves seja melhor ele procurar lugares mais condizentes com a sua forma de se expressar, ou seja, esses foruns undergrounds,esses guetos onde ofensas e palavrões com conotações sexuais são normais.

    Abs.

    ResponderExcluir
  48. Salve Jota!

    Reconheço que o Alan Moore é um homem com um intelecto privilegiado e bastante criativo, li algumas entrevistas dele e pude comprovar que o kra é realmente genial porém em geral não me divirto muito com a obra dele, tem algumas coisas que eu gosto mas as vezes me sinto um pouco intediado com a sua narrativa,questão de gosto pessoal mas, o Alan Moore é sim um kra que levou os quadrinhos a um patamar mais elevado e merece ser respeitado por isso

    Quanto a discussão eu apenas acho que frases como "Quem não gosta de Alan Moore não gosta de quadrinhos" ou "Alan Moore é uma droga" são opiniões apaixonadas de fãs,tanto de um lado como do outro e merecem ser respeitadas como paixões de fãs (afinal todos tem suas paixões) mas não como uma analise jornalistica com o minimo de imparcialidade,ao contrario daquilo que eu acredito que vc se propoe a fazer Jota, gosto daquilo que VOCÊ escreve.

    Entretanto na maneira de se expressar o Lapada foi muito infeliz, uma linguagem chula que acredito não estar ao nivel do seu blog, pode ser redundância mas é muito bom lembrar que um pouco de civilidade não faz mal a ninguem, assim como a maioria eu visito seu blog porque achei uma linguagem legal, discontraída e de respeito ao leitor, eu percebi que vc é um kra inteligênte Jota, não deixe o seu blog descambar para a baixaria e virar um cortiço virtual, o Lapada tem todo direito de se expressar (mesmo que seja como um fã apaixonado)mas que ele tenha respeito por quem lê o que ele escreve, ainda mais quando não é escrito no seu proprio espaço e o leitor esta acostumado com outro nivel de leitura,esse grotesco texto não tem respeito nem pelos mestres dos quadrinhos nacionais que ele se propôe a defender, não esta a altura deles.

    Talves seja melhor ele procurar lugares mais condizentes com a sua forma de se expressar, ou seja, esses foruns undergrounds,esses guetos onde ofensas e palavrões com conotações sexuais são normais.

    Abs.

    ResponderExcluir
  49. O artigo do Társis pode até ter incomodando só que diante dessa réplica todo mundo acaba dando razão pra ele, né?

    O que eu não entendo é como um cara que teoricamente é fundador de um grupo de quadrinhos nacionais pode ter esse tipo de pensamento integralista.

    ResponderExcluir
  50. O artigo do Társis pode até ter incomodando só que diante dessa réplica todo mundo acaba dando razão pra ele, né?

    O que eu não entendo é como um cara que teoricamente é fundador de um grupo de quadrinhos nacionais pode ter esse tipo de pensamento integralista.

    ResponderExcluir
  51. O Jota e democratico,gracas a Deus!Quem nao gostou do texto do Lapada passa pro proximo texto e pronto.Viva a democracia!

    ResponderExcluir
  52. O Jota e democratico,gracas a Deus!Quem nao gostou do texto do Lapada passa pro proximo texto e pronto.Viva a democracia!

    ResponderExcluir
  53. Isso não é uma resposta democratica, é tosquice pura que ao inves de promover o quadrinho nacional só afasta possiveis leitores, pois vão achar que nós que gostamos dos quadrinhos nacionais somos todos loucos!

    ResponderExcluir
  54. Isso não é uma resposta democratica, é tosquice pura que ao inves de promover o quadrinho nacional só afasta possiveis leitores, pois vão achar que nós que gostamos dos quadrinhos nacionais somos todos loucos!

    ResponderExcluir
  55. Reco Reco Bolão Azeitona10 de fevereiro de 2009 às 18:02

    A conclusão que cheguei é: O Lapada é um sucesso.
    Estive verificando todos os outros títulos, e nenhum tem tantos comentários. Não sei quanto à quantidade de visitas, mas o próprio Jota pode constatar.
    Imagino que haveria o mesmo tipo de reação se o Lapada chegasse aqui criticando e dizendo a verdade sobre o Big Brother da Rede Globo.
    Viriam em resposta dezenas de comentários revoltados, dizendo que os termos são chulos e que não se pode levar em conta suas palavras porque A MAIORIA está com a razão.
    A MAIORIA do povo adora o BBB. Eles estão com a razão? Ou são apenas mais gente também manipulada pela mídia, da mesam forma que estes que exacerbadamente endeusam o tal barbudo?
    Vamos pensar melhor...

    Ah... e Jota, manda o Lapada escrever mais, que será sucesso garantido.

    ResponderExcluir
  56. Reco Reco Bolão Azeitona10 de fevereiro de 2009 às 18:02

    A conclusão que cheguei é: O Lapada é um sucesso.
    Estive verificando todos os outros títulos, e nenhum tem tantos comentários. Não sei quanto à quantidade de visitas, mas o próprio Jota pode constatar.
    Imagino que haveria o mesmo tipo de reação se o Lapada chegasse aqui criticando e dizendo a verdade sobre o Big Brother da Rede Globo.
    Viriam em resposta dezenas de comentários revoltados, dizendo que os termos são chulos e que não se pode levar em conta suas palavras porque A MAIORIA está com a razão.
    A MAIORIA do povo adora o BBB. Eles estão com a razão? Ou são apenas mais gente também manipulada pela mídia, da mesam forma que estes que exacerbadamente endeusam o tal barbudo?
    Vamos pensar melhor...

    Ah... e Jota, manda o Lapada escrever mais, que será sucesso garantido.

    ResponderExcluir
  57. Vocês não entendem nada!

    Na Terra X, o "Lapada" é um sucesso mundial o maior escritor dos gibis e o Alan Moore é um zé ruela invejoso, perdido em um pais de 3ºmundo, pestilento e semi-analfabeto.

    Sacou?

    ResponderExcluir
  58. Vocês não entendem nada!

    Na Terra X, o "Lapada" é um sucesso mundial o maior escritor dos gibis e o Alan Moore é um zé ruela invejoso, perdido em um pais de 3ºmundo, pestilento e semi-analfabeto.

    Sacou?

    ResponderExcluir
  59. Reco Reco Bolão Azeitona (muito boa e das antigas essa!), o "povo" tem direito de gostar do que quiser. Cada um consome o que quer.

    Ser um sucesso no sentido negativo não é nenhum mérito. Desmerecer o trabalho consistente de Alan Moore para justificar o desinteresse nos quadrinhos nacionais é no mínimo, inveja.

    E meu artigo não trata disso, em nenhum momento. Nunca na história houve tanta opção, tanta possibilidade técnica para se produzir, sobretudo nos quadrinhos.

    E quando não tinha nós fazíamos fanzine do mesmo jeito!

    Não se justifica uma coisa por outra. Temos bons roteiristas no Brasil e ótimos ilustradores. Seriam todos "traidores" pq trabalham para o mercado internacional?

    "Sucesso", antes de mais nada, é fazer bem feito. Reconhecimento nem sempre é sinônimo de sucesso.

    Abs!

    ResponderExcluir
  60. Reco Reco Bolão Azeitona (muito boa e das antigas essa!), o "povo" tem direito de gostar do que quiser. Cada um consome o que quer.

    Ser um sucesso no sentido negativo não é nenhum mérito. Desmerecer o trabalho consistente de Alan Moore para justificar o desinteresse nos quadrinhos nacionais é no mínimo, inveja.

    E meu artigo não trata disso, em nenhum momento. Nunca na história houve tanta opção, tanta possibilidade técnica para se produzir, sobretudo nos quadrinhos.

    E quando não tinha nós fazíamos fanzine do mesmo jeito!

    Não se justifica uma coisa por outra. Temos bons roteiristas no Brasil e ótimos ilustradores. Seriam todos "traidores" pq trabalham para o mercado internacional?

    "Sucesso", antes de mais nada, é fazer bem feito. Reconhecimento nem sempre é sinônimo de sucesso.

    Abs!

    ResponderExcluir
  61. Concordo com o que o outro anônimo disse. Esse cara vive numa realidade alternativa, tudo ao contrário, acho que é o mundo bizarro. Lá ele é o Alan Moore, o maior nome dos quadrinhos, e o Alan Moore é um Zé Ruela terceiro-mundista, morto de inveja, que nem escreve nada que preste e vive cercado de outros Zés Ruelas que desenham pior que Rob Liefeld e, todos juntos, formam.... um nada.

    ResponderExcluir
  62. Concordo com o que o outro anônimo disse. Esse cara vive numa realidade alternativa, tudo ao contrário, acho que é o mundo bizarro. Lá ele é o Alan Moore, o maior nome dos quadrinhos, e o Alan Moore é um Zé Ruela terceiro-mundista, morto de inveja, que nem escreve nada que preste e vive cercado de outros Zés Ruelas que desenham pior que Rob Liefeld e, todos juntos, formam.... um nada.

    ResponderExcluir
  63. Pelo contrário Rod Rod Bolão Azeitona, é o Lapada que teve a oportunidade de dar uma resposta a altura para o Tarsis, rebatendo com informações, fatos e porquês mas não o fez, ao invés disso preferiu partir para ofensas bobas, a clássica polemica barata e sem sentido bem ao estilo BBB e por que não dizer CQB?

    Quando o Társis falou que ele era respaldado pelo resto do mundo, ele quis dizer o resto do mundo pensante, que sabem que o Alan Moore é foda mesmo, não essa massa acéfala e idiotizada que gosta de Big Brother, mas vc sabe disso Rod, vc é especialista em distorcer as coisas ao seu favor.

    O maior problema dos nossos quadrinhos é de organização interna e não do barbudo inglês que nem sabe que nós existimos mas que é um baita escritor, muito menos dos americanos que só crescem e se espalham em cima das deficiências do nosso meio e principalmente da nossa desorganização.

    Precisamos de menos ufanismo e complacência nos nossos quadrinhos e mais atitude e visão empresarial,mas vcs não entendem ou não se importam com isso, só querem aparecer e queimar o filme de quem quer produzir.

    Não se enganem vcs que não conhecem quadrinho nacional, quadrinho nacional não é isso que a CQB faz, tem gente seria preocupado com qualidade em todos os sentidos basta garimpar.

    Viva o verdadeiro quadrinho nacional, não essa pataquada pregada pela CQB!

    ResponderExcluir
  64. Pelo contrário Rod Rod Bolão Azeitona, é o Lapada que teve a oportunidade de dar uma resposta a altura para o Tarsis, rebatendo com informações, fatos e porquês mas não o fez, ao invés disso preferiu partir para ofensas bobas, a clássica polemica barata e sem sentido bem ao estilo BBB e por que não dizer CQB?

    Quando o Társis falou que ele era respaldado pelo resto do mundo, ele quis dizer o resto do mundo pensante, que sabem que o Alan Moore é foda mesmo, não essa massa acéfala e idiotizada que gosta de Big Brother, mas vc sabe disso Rod, vc é especialista em distorcer as coisas ao seu favor.

    O maior problema dos nossos quadrinhos é de organização interna e não do barbudo inglês que nem sabe que nós existimos mas que é um baita escritor, muito menos dos americanos que só crescem e se espalham em cima das deficiências do nosso meio e principalmente da nossa desorganização.

    Precisamos de menos ufanismo e complacência nos nossos quadrinhos e mais atitude e visão empresarial,mas vcs não entendem ou não se importam com isso, só querem aparecer e queimar o filme de quem quer produzir.

    Não se enganem vcs que não conhecem quadrinho nacional, quadrinho nacional não é isso que a CQB faz, tem gente seria preocupado com qualidade em todos os sentidos basta garimpar.

    Viva o verdadeiro quadrinho nacional, não essa pataquada pregada pela CQB!

    ResponderExcluir
  65. Lamentável...

    Minha opinião é que se apaguem estes dois posts. Não agrega a nada ao blog.

    Ah, e eu gosto de heroizinho azul de pinto mole à mostra.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  66. Lamentável...

    Minha opinião é que se apaguem estes dois posts. Não agrega a nada ao blog.

    Ah, e eu gosto de heroizinho azul de pinto mole à mostra.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  67. O Brasil tem excelentes quadrinhistas, Gabriel Bá, Fábio Moon, Grampá, Mike Deodato, entre outros. São esses que fazem sucesso e representam o quadrinho nacional. Felizmente, desse grupo de sucesso, não faz parte, por incompetência e mediocridade, o autor desse "textículo" fútil. É um coitado que se juntou a outros iguais a ele e querem aparecer, já que não o conseguem pelo trabalho de qualidade pueril que fazem, partem para a intriga. Eles me lembram um título de um filme italiano: "Os Eternos Desconhecidos". Mas é só pelo título, os personagens, apesar de fracassados também, no que fazem, estão anos-luz acima.

    Ainda não sei o que significa CQB.
    Imagino, pelo escrito, o que seja o B.

    ResponderExcluir
  68. O Brasil tem excelentes quadrinhistas, Gabriel Bá, Fábio Moon, Grampá, Mike Deodato, entre outros. São esses que fazem sucesso e representam o quadrinho nacional. Felizmente, desse grupo de sucesso, não faz parte, por incompetência e mediocridade, o autor desse "textículo" fútil. É um coitado que se juntou a outros iguais a ele e querem aparecer, já que não o conseguem pelo trabalho de qualidade pueril que fazem, partem para a intriga. Eles me lembram um título de um filme italiano: "Os Eternos Desconhecidos". Mas é só pelo título, os personagens, apesar de fracassados também, no que fazem, estão anos-luz acima.

    Ainda não sei o que significa CQB.
    Imagino, pelo escrito, o que seja o B.

    ResponderExcluir
  69. Por que o Lapada não vem responder o artigo dele aqui?
    O Társis no dele não se esquivou de dar a cara a tapa e responder no mesmo lugar que ele postou.
    O Lapada da o tapa e esconde a mão, ele se esconde e só responde lá na comunidadezinha dele, vem responder aqui Lapada.

    ResponderExcluir
  70. Por que o Lapada não vem responder o artigo dele aqui?
    O Társis no dele não se esquivou de dar a cara a tapa e responder no mesmo lugar que ele postou.
    O Lapada da o tapa e esconde a mão, ele se esconde e só responde lá na comunidadezinha dele, vem responder aqui Lapada.

    ResponderExcluir
  71. Não! Tá bom. Se ele escrever mais alguma coisa aqui a gente vai ter que botar máscara de proteção contra mau cheiro e tomar muitos comprimidos de Plasil e Engov ao entrar no blog. E ele vai gastar o resto de seus dois neurônios. Ele é o "célebro" do Cê quer B...

    ResponderExcluir
  72. Não! Tá bom. Se ele escrever mais alguma coisa aqui a gente vai ter que botar máscara de proteção contra mau cheiro e tomar muitos comprimidos de Plasil e Engov ao entrar no blog. E ele vai gastar o resto de seus dois neurônios. Ele é o "célebro" do Cê quer B...

    ResponderExcluir
  73. esse otário eh um desocupado que se auto-intitula Sincerovisk e fica pertubando os artistas nacionais esculhambando eles. eh um frutrado, o coitado. num faz porra nenhuma. e essa CQB tb eh soh nome. num faz porra nenhuma tb.
    pra conhecer esse idiota e deixar uma mensagenzinha pra ele vá em seu flog fascista e bitolado: http://fotolog.terra.com.br/lapadon

    ResponderExcluir
  74. esse otário eh um desocupado que se auto-intitula Sincerovisk e fica pertubando os artistas nacionais esculhambando eles. eh um frutrado, o coitado. num faz porra nenhuma. e essa CQB tb eh soh nome. num faz porra nenhuma tb.
    pra conhecer esse idiota e deixar uma mensagenzinha pra ele vá em seu flog fascista e bitolado: http://fotolog.terra.com.br/lapadon

    ResponderExcluir
  75. simplesmente ridículo
    sem mais o que comentar.
    um texto lotado de xingamentos de baixo nível, e sem fundamento ou ao menos uma idéia que tenha bom senso.
    ridículo.

    ResponderExcluir
  76. simplesmente ridículo
    sem mais o que comentar.
    um texto lotado de xingamentos de baixo nível, e sem fundamento ou ao menos uma idéia que tenha bom senso.
    ridículo.

    ResponderExcluir
  77. Lapada era péssimo vendedor de sapatos na feira. Vejam!

    Segunda-feira, Maio 23, 2005

    OPINIÃO DE EL LAPADÓN
    Eu queria ficar rico de uma hora para a outra, só para chutar a bunda de uma porrada de babacas que tem por aí. A começar pelo meu patrão. O cara é um safado de marca maior. Só interessa encher de grana sua continha bancária, e nós aqui embaixo se fudendo. Lá do alto do Monte Olimpo, manda, desmanda e contrata lacaios da pior laia para serem seus gerentes. Esses outros são uns puxa-sacos do cacete, gente que vende a alma da própria mãe ou diabo por uns trocados. Parece que não tem o que fazer e ficam inventando mil babaquices o tempo todo para mostrar serviço, como aqueles encontros de empregados e reuniões de cobrança. Tem joguinhos de grupo, terapias e até dancinhas de balé, porra meu, não sou bailarina e nem sou de ficar dando uma de bichinha libélula esvoaçadeira.Nesses encontros, além dessa viadagem toda, ainda querem incentivar o empregado a vestir a camisa da empresa, como se essa merda fosse nossa. Querem que a gente ame a empresa e se sinta estimulado a produzir mais. Porra, produzir mais como, se o dinheiro é o mesmo ? Aumente meu salário que eu produzo mais.
    Mas o pior de tudo são as tais METAS. Todo peão aqui tem uma meta de VENDAS, e ficam cobrando o tempo todo, e pressionando e ameaçando demitir. Cada dia essa meta aumenta, e fica cada vez mais difícil de ser alcançada. E a comissão que ganhamos são uns centavinhos, como incentivo. Mas tem gente que briga até por essas merrecas. E o patrão incentiva isso escancaradamente. Incentiva os empregados a serem safados e passarem a perna nos outros, e puxarem o tapete dos seus colegas. O negócio é vender e atingir a meta de cada um, e os outros que se fodam. Só que para isso, os colegas pilantras fazem de tudo, tem um cara que anda com um celular, e quando chega um cliente que só compra a mim porque atendo bem, o escroto liga para o próprio estabelecimento mandando me chamar. Quando o cliente chega, ele ataca, pois eu estou ocupado atendendo telefonema de ninguém. Mas quando vou perceber a sacanagem, o cliente já está sendo atendido por ele. Isso é sacanagem da grossa ou não é ?
    Outros sacanas ficam fora da loja e atacam os clientes antes que eles entrem. Uma sujeirada dessas não tem quem resista e atinja a tal meta. mas é o patrão quem incentiva os empregados a quereme derrubar os colegas. A culpa é dele.
    Outro dia, uma empregada foi reclamada mil vezes porque não conseguia vender mais. O feitor manda que se force o cliente a comprar e empurre para ele tal e tal produto. A empregada disse : O que eu posso fazer se o cliente não quer comprar ??? A resposta foi uma amostra clara do que esses putos pensam da gente. O cara disse: Faça um strip-tise na frente da loja para atrair os fregueses. Tire a roupa toda, mas venda.
    Porra, quer dizer, a mina tinha também de fazer programa com os clientes só para encher o bolso do patrão ??
    Eu ainda tenho sorte de passar uns dias fora dessa merda, viajando a serviço, pois só assim deixo um pouco de ficar levando cobranças na cara. A diária é uma merda e mal dá para comer, e quando se fica num hotel, tem de ser os mais vagabundos, cheirando a mofado, com camas do tempo da segunda guerra e ratos correndo pelo chão. Tudo do mais vagaba, para economizar dinheiro do patrão.
    Por isso eu quero ficar rico, para me livrar desses velhacos, puxa-sacos, pilantras e cavalgaduras. Se eu tirasse numa megasena, a primeira coisa que eu ia fazer era mandar meu patrão tomar no c...(cês sabem onde...), e se ele reclamasse eu dizia: se ajoelhe aqui e peça desculpas, e eu compro metade do estoque de sua loja. Garanto que o sacana ia se ajoelhar e ainda lambia meus sapatos.
    Sonha, Lapadón , sonha...

    postado por: MARCONI ALVES LADAPA 2:02 PM

    Tá no fotolog dele.

    ResponderExcluir
  78. Lapada era péssimo vendedor de sapatos na feira. Vejam!

    Segunda-feira, Maio 23, 2005

    OPINIÃO DE EL LAPADÓN
    Eu queria ficar rico de uma hora para a outra, só para chutar a bunda de uma porrada de babacas que tem por aí. A começar pelo meu patrão. O cara é um safado de marca maior. Só interessa encher de grana sua continha bancária, e nós aqui embaixo se fudendo. Lá do alto do Monte Olimpo, manda, desmanda e contrata lacaios da pior laia para serem seus gerentes. Esses outros são uns puxa-sacos do cacete, gente que vende a alma da própria mãe ou diabo por uns trocados. Parece que não tem o que fazer e ficam inventando mil babaquices o tempo todo para mostrar serviço, como aqueles encontros de empregados e reuniões de cobrança. Tem joguinhos de grupo, terapias e até dancinhas de balé, porra meu, não sou bailarina e nem sou de ficar dando uma de bichinha libélula esvoaçadeira.Nesses encontros, além dessa viadagem toda, ainda querem incentivar o empregado a vestir a camisa da empresa, como se essa merda fosse nossa. Querem que a gente ame a empresa e se sinta estimulado a produzir mais. Porra, produzir mais como, se o dinheiro é o mesmo ? Aumente meu salário que eu produzo mais.
    Mas o pior de tudo são as tais METAS. Todo peão aqui tem uma meta de VENDAS, e ficam cobrando o tempo todo, e pressionando e ameaçando demitir. Cada dia essa meta aumenta, e fica cada vez mais difícil de ser alcançada. E a comissão que ganhamos são uns centavinhos, como incentivo. Mas tem gente que briga até por essas merrecas. E o patrão incentiva isso escancaradamente. Incentiva os empregados a serem safados e passarem a perna nos outros, e puxarem o tapete dos seus colegas. O negócio é vender e atingir a meta de cada um, e os outros que se fodam. Só que para isso, os colegas pilantras fazem de tudo, tem um cara que anda com um celular, e quando chega um cliente que só compra a mim porque atendo bem, o escroto liga para o próprio estabelecimento mandando me chamar. Quando o cliente chega, ele ataca, pois eu estou ocupado atendendo telefonema de ninguém. Mas quando vou perceber a sacanagem, o cliente já está sendo atendido por ele. Isso é sacanagem da grossa ou não é ?
    Outros sacanas ficam fora da loja e atacam os clientes antes que eles entrem. Uma sujeirada dessas não tem quem resista e atinja a tal meta. mas é o patrão quem incentiva os empregados a quereme derrubar os colegas. A culpa é dele.
    Outro dia, uma empregada foi reclamada mil vezes porque não conseguia vender mais. O feitor manda que se force o cliente a comprar e empurre para ele tal e tal produto. A empregada disse : O que eu posso fazer se o cliente não quer comprar ??? A resposta foi uma amostra clara do que esses putos pensam da gente. O cara disse: Faça um strip-tise na frente da loja para atrair os fregueses. Tire a roupa toda, mas venda.
    Porra, quer dizer, a mina tinha também de fazer programa com os clientes só para encher o bolso do patrão ??
    Eu ainda tenho sorte de passar uns dias fora dessa merda, viajando a serviço, pois só assim deixo um pouco de ficar levando cobranças na cara. A diária é uma merda e mal dá para comer, e quando se fica num hotel, tem de ser os mais vagabundos, cheirando a mofado, com camas do tempo da segunda guerra e ratos correndo pelo chão. Tudo do mais vagaba, para economizar dinheiro do patrão.
    Por isso eu quero ficar rico, para me livrar desses velhacos, puxa-sacos, pilantras e cavalgaduras. Se eu tirasse numa megasena, a primeira coisa que eu ia fazer era mandar meu patrão tomar no c...(cês sabem onde...), e se ele reclamasse eu dizia: se ajoelhe aqui e peça desculpas, e eu compro metade do estoque de sua loja. Garanto que o sacana ia se ajoelhar e ainda lambia meus sapatos.
    Sonha, Lapadón , sonha...

    postado por: MARCONI ALVES LADAPA 2:02 PM

    Tá no fotolog dele.

    ResponderExcluir
  79. Marconi Alves Lapada é verborrágico e sem sentido (até com o Manoel ele arrumou briga).
    Velta é um personagem morto na concepção.
    o Alan Moore explora o psicológico dos personagens, basta ler " Superman Para o Homem que tem tudo".
    o fato dele usar drogas é problema dele, tantos músicos usam e nem por isso deixam de ser interessante.
    Se o Blenq não gosta de Alan Moore
    e Stan Lee por que está na MSH 14?
    a CQB tem link pro Alan Moore Senhor do Caos
    http://www.geocities.com/quadrinhos_cqb/magob.htm

    e o Emir declarou ao José Carlos Neves que leu "A Piada Mortal"
    http://www.geocities.com/quadrinhos_cqb/entrevista7.htm

    ResponderExcluir
  80. Marconi Alves Lapada é verborrágico e sem sentido (até com o Manoel ele arrumou briga).
    Velta é um personagem morto na concepção.
    o Alan Moore explora o psicológico dos personagens, basta ler " Superman Para o Homem que tem tudo".
    o fato dele usar drogas é problema dele, tantos músicos usam e nem por isso deixam de ser interessante.
    Se o Blenq não gosta de Alan Moore
    e Stan Lee por que está na MSH 14?
    a CQB tem link pro Alan Moore Senhor do Caos
    http://www.geocities.com/quadrinhos_cqb/magob.htm

    e o Emir declarou ao José Carlos Neves que leu "A Piada Mortal"
    http://www.geocities.com/quadrinhos_cqb/entrevista7.htm

    ResponderExcluir
  81. A CQB vai se rasgar de raiva
    http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=17905&op=4

    ResponderExcluir
  82. A CQB vai se rasgar de raiva
    http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=17905&op=4

    ResponderExcluir
  83. Jota, me desculpe, mas eu não acho que dar "direito à réplica" é sinal de cumprimento do jornalismo.

    Que eu saiba (se não me engano estudei isso na faculdade) o jornalismo tem, antes de qualquer coisa o papel de informar e esse artigo é praticamente uma "desinformação".

    Mal escrito, mal colocado e mal editado, pois você, como editor deste blog deveria ter tido pulso firme e VETADO uma coisa dessas.

    Tanto o "artigo" dele quanto o do Társis, se foi contra suas idéias e premissas do blog.

    Democracia demais dá nisso. E não dá pra ser "chefe", líder, exercendo a democracia em sua totalidade. Vira anarquia.

    Que foi o que virou isso aqui.

    Ah, outra coisa: que eu saiba, o Társis já fazia parte deste blog atuando muitas outras vezes, portanto, já fazia parte do staff do blog, agora, esse coitado a quem você deu o direito à réplica é o famoso quem, mesmo?

    Nunca o vi por aqui.

    Por fim, imagine se nossos grandes jornais, a Folha, o Estado entrassem na nouvelle vague de dar direito à réplica a cada artigo publicado?

    O horror, o horror.

    Digo e repito: desnecessário e NADA jornalístico. O tiro saiu pela culatra.

    Au revoir!

    ResponderExcluir
  84. Jota, me desculpe, mas eu não acho que dar "direito à réplica" é sinal de cumprimento do jornalismo.

    Que eu saiba (se não me engano estudei isso na faculdade) o jornalismo tem, antes de qualquer coisa o papel de informar e esse artigo é praticamente uma "desinformação".

    Mal escrito, mal colocado e mal editado, pois você, como editor deste blog deveria ter tido pulso firme e VETADO uma coisa dessas.

    Tanto o "artigo" dele quanto o do Társis, se foi contra suas idéias e premissas do blog.

    Democracia demais dá nisso. E não dá pra ser "chefe", líder, exercendo a democracia em sua totalidade. Vira anarquia.

    Que foi o que virou isso aqui.

    Ah, outra coisa: que eu saiba, o Társis já fazia parte deste blog atuando muitas outras vezes, portanto, já fazia parte do staff do blog, agora, esse coitado a quem você deu o direito à réplica é o famoso quem, mesmo?

    Nunca o vi por aqui.

    Por fim, imagine se nossos grandes jornais, a Folha, o Estado entrassem na nouvelle vague de dar direito à réplica a cada artigo publicado?

    O horror, o horror.

    Digo e repito: desnecessário e NADA jornalístico. O tiro saiu pela culatra.

    Au revoir!

    ResponderExcluir
  85. Não gosto da sua abordagem, mocinha, mas mesmo assim, em respeito aos poucos leitores deste blog, vou tentar responder:

    Você "acha" que direito de resposta não é jornalístico. Discordo frontalmente. O bom jornalismo manda sempre "ouvir os dois lados".

    Você acha que o artigo é "desinformação". Discordo de novo. Posso não concordar com todo o teor do texto, mas o Lapada cita autores e personagens nacionais que muita gente, talvez vc mesma, nunca tenha ouvido nem falar.

    O fato de eu não concordar na totalidade com ambos artigos não quer dizer que vão "contra" minhas idéias.

    Como vc sabe quais são as "premissas" do blog? Se olhar lá no banner vai ver que ele se propõe a trazer "notícias, reflexões e blá-blá-blá". Acho que a publicação de dois artigos com opiniões antagônicas vão ao encontro destas premissas. Ou não?

    "Pulso firme"? "Veto"? "Democracia demais"? De fato, eu e vc temos valores diferentes...

    Társis não é só articulista fixo, é basicamente sub-editor do blog. Só por isso ninguém pode publicar algo que vá contra a opinião dele? Ah, é mesmo, democracia demais atrapalha...

    Vc parece muito novinha então não deve ter acompanhado: nos anos 80, a Folha publicou um debate sobre Carmen Miranda, entre, salvo engano, Luiz Antonio Giron e Ivan Lessa. Durou semanas e aqueles cultos senhores, a seu modo, foram bastante duros um com outro. A Veja publicou duas semanas atrás a resposta de Tarso Genro a respeito de uma matéria de Cesare Batisti. Os jornais e revistas que EU leio costumam abrir espaço para o contraditório.

    Que tiro saiu por qual culatra? Quer dizer que eu me dei mal? Em que sentido? Essa não consigo responder porque realmente não entendi.

    Volte sempre, "Lois Lane".

    ResponderExcluir
  86. Não gosto da sua abordagem, mocinha, mas mesmo assim, em respeito aos poucos leitores deste blog, vou tentar responder:

    Você "acha" que direito de resposta não é jornalístico. Discordo frontalmente. O bom jornalismo manda sempre "ouvir os dois lados".

    Você acha que o artigo é "desinformação". Discordo de novo. Posso não concordar com todo o teor do texto, mas o Lapada cita autores e personagens nacionais que muita gente, talvez vc mesma, nunca tenha ouvido nem falar.

    O fato de eu não concordar na totalidade com ambos artigos não quer dizer que vão "contra" minhas idéias.

    Como vc sabe quais são as "premissas" do blog? Se olhar lá no banner vai ver que ele se propõe a trazer "notícias, reflexões e blá-blá-blá". Acho que a publicação de dois artigos com opiniões antagônicas vão ao encontro destas premissas. Ou não?

    "Pulso firme"? "Veto"? "Democracia demais"? De fato, eu e vc temos valores diferentes...

    Társis não é só articulista fixo, é basicamente sub-editor do blog. Só por isso ninguém pode publicar algo que vá contra a opinião dele? Ah, é mesmo, democracia demais atrapalha...

    Vc parece muito novinha então não deve ter acompanhado: nos anos 80, a Folha publicou um debate sobre Carmen Miranda, entre, salvo engano, Luiz Antonio Giron e Ivan Lessa. Durou semanas e aqueles cultos senhores, a seu modo, foram bastante duros um com outro. A Veja publicou duas semanas atrás a resposta de Tarso Genro a respeito de uma matéria de Cesare Batisti. Os jornais e revistas que EU leio costumam abrir espaço para o contraditório.

    Que tiro saiu por qual culatra? Quer dizer que eu me dei mal? Em que sentido? Essa não consigo responder porque realmente não entendi.

    Volte sempre, "Lois Lane".

    ResponderExcluir
  87. Sou leigo em jornalismo mas direito de resposta não é quando a gente é citado e prejudicado de alguma forma? Salvo engano, o artigo do Tarsis em nenhum momento fala mal do quadrinho nacional, seja ele, o verdadeiro e bom quadrinho nacional, de Fábio Moon, Mike Deodadto e outros, que, caso fosse necessário, fariam uma boa defesa. E muito menos falou mal desse quadrinho rasteiro e mal feito representado por esta figura invejosa e sua deusa-mor, a Veltaahahahahahahah! (desculpe, não me contive) e o CQuerB... Então, porque direito de resposta? Também não se trata de debate. Então ele poderia ter vomitado suas asneiras nos comentários do artigo do Tarsis. E estaria de bom tamanho, nem isso merece.

    ResponderExcluir
  88. Sou leigo em jornalismo mas direito de resposta não é quando a gente é citado e prejudicado de alguma forma? Salvo engano, o artigo do Tarsis em nenhum momento fala mal do quadrinho nacional, seja ele, o verdadeiro e bom quadrinho nacional, de Fábio Moon, Mike Deodadto e outros, que, caso fosse necessário, fariam uma boa defesa. E muito menos falou mal desse quadrinho rasteiro e mal feito representado por esta figura invejosa e sua deusa-mor, a Veltaahahahahahahah! (desculpe, não me contive) e o CQuerB... Então, porque direito de resposta? Também não se trata de debate. Então ele poderia ter vomitado suas asneiras nos comentários do artigo do Tarsis. E estaria de bom tamanho, nem isso merece.

    ResponderExcluir
  89. Tem razão, Anônimo. O termo "direito de resposta" está sendo usado indevidamente aqui, inclusive por mim. Não estamos num tribunal muito menos num debate eleitoral.

    Pode reparar que na minha nota que precede o artigo explico que o artigo foi enviado "em resposta"; ou seja, eu o publiquei por achar que era o correto a fazer e não por um "dever" ou mesmo "obrigação".

    Obrigado pela correção.

    ResponderExcluir
  90. Tem razão, Anônimo. O termo "direito de resposta" está sendo usado indevidamente aqui, inclusive por mim. Não estamos num tribunal muito menos num debate eleitoral.

    Pode reparar que na minha nota que precede o artigo explico que o artigo foi enviado "em resposta"; ou seja, eu o publiquei por achar que era o correto a fazer e não por um "dever" ou mesmo "obrigação".

    Obrigado pela correção.

    ResponderExcluir
  91. Querido colega Jota Silvestre:

    Se eu entendo ou não de quadrinhos ou se nasci na década de 80, 70, 60simplesmente não te interessa e não tem relevância alguma para o que estamos discutindo, que é:

    a péssima e ERRADA escolha em ter publicado tal acinte em um blog que tinha tudo para ser uma lufada de ar fresco em termos de blogs de HQ.

    Que eu saiba, no jornalismo "mostramos os dois lados" em uma matéria investigativa, obviamente, não em um ARTIGO.

    Até porque artigo se caracteriza por ser a opinião de alguém, portanto, obviamente UNILATERAL.

    Como bem disse nosso amigo anônimo,o direito de resposta se aplica em caso de difamação, o que não houve no artigo do Társis...e o mesmo não pode ser dito referente ao segundo artigo.

    Mas pois bem, agora vejamos quem está agindo com imaturidade aqui, eu, que questiono sua justificativa "jornalística" em ter publicado tal coisa ou você, que acredita que uma resposta a um artigo, mesmo sendo de má qualidade, inócua e acintosa, vai salvar a honra do jornalismo no mundo?

    ResponderExcluir
  92. Querido colega Jota Silvestre:

    Se eu entendo ou não de quadrinhos ou se nasci na década de 80, 70, 60simplesmente não te interessa e não tem relevância alguma para o que estamos discutindo, que é:

    a péssima e ERRADA escolha em ter publicado tal acinte em um blog que tinha tudo para ser uma lufada de ar fresco em termos de blogs de HQ.

    Que eu saiba, no jornalismo "mostramos os dois lados" em uma matéria investigativa, obviamente, não em um ARTIGO.

    Até porque artigo se caracteriza por ser a opinião de alguém, portanto, obviamente UNILATERAL.

    Como bem disse nosso amigo anônimo,o direito de resposta se aplica em caso de difamação, o que não houve no artigo do Társis...e o mesmo não pode ser dito referente ao segundo artigo.

    Mas pois bem, agora vejamos quem está agindo com imaturidade aqui, eu, que questiono sua justificativa "jornalística" em ter publicado tal coisa ou você, que acredita que uma resposta a um artigo, mesmo sendo de má qualidade, inócua e acintosa, vai salvar a honra do jornalismo no mundo?

    ResponderExcluir
  93. Lois,

    eu não vou cansar meus poucos leitores com um debate sobre jornalismo aqui. Ai sim eu estaria fugindo da "premissa" do blog, do qual vc é tão zelosa.

    Se quiser continuar com este assunto, façamos em ambiente privado. Meu e-mail está lá no Perfil. Sinta-se à vontade.

    Neste meio tempo, pratique o o que vc chama de jornalismo lá no seu Planeta Diário e deixe que do meu blog cuido eu.

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
  94. Lois,

    eu não vou cansar meus poucos leitores com um debate sobre jornalismo aqui. Ai sim eu estaria fugindo da "premissa" do blog, do qual vc é tão zelosa.

    Se quiser continuar com este assunto, façamos em ambiente privado. Meu e-mail está lá no Perfil. Sinta-se à vontade.

    Neste meio tempo, pratique o o que vc chama de jornalismo lá no seu Planeta Diário e deixe que do meu blog cuido eu.

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
  95. Ué, cadê a tua famosa democracia?

    hehehehe

    interessante

    ResponderExcluir
  96. Ué, cadê a tua famosa democracia?

    hehehehe

    interessante

    ResponderExcluir
  97. Está em permitir que as pessoas expressem sua opinião. Em abrir espaço igualmente ao quadrinhho nacional e ao estrangeiro. Em entrevistar profissionais consagrados e iniciantes. Mas nunca em deixar que digam como eu devo editar meu blog. Aí, vc há de convir, é um pouco demais, não?

    ResponderExcluir
  98. Está em permitir que as pessoas expressem sua opinião. Em abrir espaço igualmente ao quadrinhho nacional e ao estrangeiro. Em entrevistar profissionais consagrados e iniciantes. Mas nunca em deixar que digam como eu devo editar meu blog. Aí, vc há de convir, é um pouco demais, não?

    ResponderExcluir
  99. Acho que as idéias da CQB não são de todo ruins. O que peca é a agressividade do discurso, que acaba ficando antipático, muito embora haja argumentos de um ponto de vista interessante.

    No meu entender, ninguém vai parar de ler Liga dos Cavaleiros Extraordinários para ler Lagarto Negro se eu ficar chamando os outros de aloprados ou coisas assim.

    Penso que o ideal seria não alimentar essa divisão imaginária entre quadrinhos isso e quadrinhos aquilo, e sobretudo saber respeitar as preferências de gosto pessoal de cada um (mesmo em caso de mal gosto!), pois assim o mercado cresce como um todo.

    Gabriel Rocha

    ResponderExcluir
  100. Acho que as idéias da CQB não são de todo ruins. O que peca é a agressividade do discurso, que acaba ficando antipático, muito embora haja argumentos de um ponto de vista interessante.

    No meu entender, ninguém vai parar de ler Liga dos Cavaleiros Extraordinários para ler Lagarto Negro se eu ficar chamando os outros de aloprados ou coisas assim.

    Penso que o ideal seria não alimentar essa divisão imaginária entre quadrinhos isso e quadrinhos aquilo, e sobretudo saber respeitar as preferências de gosto pessoal de cada um (mesmo em caso de mal gosto!), pois assim o mercado cresce como um todo.

    Gabriel Rocha

    ResponderExcluir
  101. Gabriel,não é só a questão dos palavrões, ou como vc falou da agressividade do discurso, é sim de conteúdo, aonde que as idéias da CQB são boas?
    No dizer que precisamos de um mercado interno forte e oportunidade pros nossos artistas?
    Isso todo já tá careca de saber!
    E olha que nem isso eles se esmeram para divulgar, o negócio deles é xingar quem gosta de autores e super-heróis gringos, chamar todo mundo de alienado e vendido e vomitar um discurso xenófobo, furado e maluco, cheio de ufanismo e complacência PARA QUEM PERTENCE A CQB, porque nos fotologues eles chegaram a agir como uma milícia, vigiando e criticando qualquer desenhista que ousasse desenhar heróis gringos, além de inventarem que os nossos antigos artistas foram plagiados pelos gringos, agora o Rod esta dizendo que o Emir Ribeiro foi plagiado por Lost,leia o site deles e vcs irão ver as maluquices que esses caras falam, pra eles tudo é uma conspiração gringa contra a hq nacional, esses caras não vivem na nossa realidade, eu chego a pensar que eles só podem ser de uma dimensão paralela tamanha a tosquice das suas ações, eles não tem uma proposta séria para os quadrinhos nacionais, eles não tem senso crítico alá ISO 9000 para com as nossas produções, como ja disse, xingam as produções e os grandes autores de fora e são complacêntes com os deles, aceitando os quadrinhos toscos desses kras, para comprovar é só pegar a "produção" de um desses kras.
    Não tenho nada contra a pessoa do Rod mas ele podia ficar apenas nas entrevistas com os autores nacionais e no trabalho de pesquisa pela memória dos nossos quadrinhos porque quando ele se propõe a opinar, seja em qualquer assunto, ele só fala besteira e age como um desvairado e o pior faz um alarde gigantesco fazendo todo mundo pensar que as idéias malucas dele e de seu fiél escudeiro Lapada são a opinião dos autores nacionais.
    Cara convenhamos, criticar uma obra do Alam Moore tudo bem, ou uma fase do escritor, sei lá...mas, dizer que todo o trabalho do kra é ruim e ainda falar sobre a vida pessoal do kra procurando uma justificativa (furada)para não gostar do trabalho dele, isso é coisa de invejoso ou de um completo idiota, pra não dizer as duas coisas.
    KRA NÓS ESTAMOS FALANDO DE ALAM MOORE PORRA!!! SE ELE NÃO SOUBER ESCREVER ROTEIROS DE QUADRINHOS QUEM VAI SABER?HEHEHE
    Percebe a loucura da coisa?
    É como se estivessemos discutindo se o Ayrton Senna foi um bom piloto ou não e se o Michael Jordan foi um bom jogador de basquete ou não, esses kras fundadores da CQB falam as asneiras deles e quando eu leio isso é como se eu fosse transportado para um filme nonsense, onde o certo é o errado e o errado é o certo,o Lapada e o Rod, ou melhor, o Pink e o Cérebro só podem ser dois ratos alienígenas querendo dominar o mundo!!!

    ResponderExcluir
  102. Gabriel,não é só a questão dos palavrões, ou como vc falou da agressividade do discurso, é sim de conteúdo, aonde que as idéias da CQB são boas?
    No dizer que precisamos de um mercado interno forte e oportunidade pros nossos artistas?
    Isso todo já tá careca de saber!
    E olha que nem isso eles se esmeram para divulgar, o negócio deles é xingar quem gosta de autores e super-heróis gringos, chamar todo mundo de alienado e vendido e vomitar um discurso xenófobo, furado e maluco, cheio de ufanismo e complacência PARA QUEM PERTENCE A CQB, porque nos fotologues eles chegaram a agir como uma milícia, vigiando e criticando qualquer desenhista que ousasse desenhar heróis gringos, além de inventarem que os nossos antigos artistas foram plagiados pelos gringos, agora o Rod esta dizendo que o Emir Ribeiro foi plagiado por Lost,leia o site deles e vcs irão ver as maluquices que esses caras falam, pra eles tudo é uma conspiração gringa contra a hq nacional, esses caras não vivem na nossa realidade, eu chego a pensar que eles só podem ser de uma dimensão paralela tamanha a tosquice das suas ações, eles não tem uma proposta séria para os quadrinhos nacionais, eles não tem senso crítico alá ISO 9000 para com as nossas produções, como ja disse, xingam as produções e os grandes autores de fora e são complacêntes com os deles, aceitando os quadrinhos toscos desses kras, para comprovar é só pegar a "produção" de um desses kras.
    Não tenho nada contra a pessoa do Rod mas ele podia ficar apenas nas entrevistas com os autores nacionais e no trabalho de pesquisa pela memória dos nossos quadrinhos porque quando ele se propõe a opinar, seja em qualquer assunto, ele só fala besteira e age como um desvairado e o pior faz um alarde gigantesco fazendo todo mundo pensar que as idéias malucas dele e de seu fiél escudeiro Lapada são a opinião dos autores nacionais.
    Cara convenhamos, criticar uma obra do Alam Moore tudo bem, ou uma fase do escritor, sei lá...mas, dizer que todo o trabalho do kra é ruim e ainda falar sobre a vida pessoal do kra procurando uma justificativa (furada)para não gostar do trabalho dele, isso é coisa de invejoso ou de um completo idiota, pra não dizer as duas coisas.
    KRA NÓS ESTAMOS FALANDO DE ALAM MOORE PORRA!!! SE ELE NÃO SOUBER ESCREVER ROTEIROS DE QUADRINHOS QUEM VAI SABER?HEHEHE
    Percebe a loucura da coisa?
    É como se estivessemos discutindo se o Ayrton Senna foi um bom piloto ou não e se o Michael Jordan foi um bom jogador de basquete ou não, esses kras fundadores da CQB falam as asneiras deles e quando eu leio isso é como se eu fosse transportado para um filme nonsense, onde o certo é o errado e o errado é o certo,o Lapada e o Rod, ou melhor, o Pink e o Cérebro só podem ser dois ratos alienígenas querendo dominar o mundo!!!

    ResponderExcluir
  103. Desculpe, o nome do meu amigo é Alam o do escritor é Alan.

    ResponderExcluir
  104. Desculpe, o nome do meu amigo é Alam o do escritor é Alan.

    ResponderExcluir
  105. Pelo menos a discussão chegou a um ponto em que alguns comentários ficaram decentes, já que o acéfalo do Lapada só escreveu é cocô.

    Concordo com o Paulo e até com o Gabriel. Agora, uma conspiração gringa contra a hq nacional é a piada do século. Maurício de Sousa que o diga!

    O problema é o seguinte, quem não é profissional, não batalha e não tem qualidade, fica no caminho. É triste, é duro, mas quem não trabalha e não tem talento vai trampar no caixa do banco, fazer o que?

    Quem tem talento e trabalha acaba como Ziraldo, Mauricio de Sousa, César Sandoval, Marcati, Colonesi, Spacca e um monte de fera que não fica reclamando do Alan Moore. E quem não gosta do trampo dele pq o cara é doidão é melhor parar de ler gibi, porque todos criador é meio doidão. Sem desmerecer os mestres do passado que foram bons e muitos, quem não gosta de Alan Moore não gosta, não sabe e não conhece quadrinhos. Simples assim meu velho.

    ResponderExcluir
  106. Pelo menos a discussão chegou a um ponto em que alguns comentários ficaram decentes, já que o acéfalo do Lapada só escreveu é cocô.

    Concordo com o Paulo e até com o Gabriel. Agora, uma conspiração gringa contra a hq nacional é a piada do século. Maurício de Sousa que o diga!

    O problema é o seguinte, quem não é profissional, não batalha e não tem qualidade, fica no caminho. É triste, é duro, mas quem não trabalha e não tem talento vai trampar no caixa do banco, fazer o que?

    Quem tem talento e trabalha acaba como Ziraldo, Mauricio de Sousa, César Sandoval, Marcati, Colonesi, Spacca e um monte de fera que não fica reclamando do Alan Moore. E quem não gosta do trampo dele pq o cara é doidão é melhor parar de ler gibi, porque todos criador é meio doidão. Sem desmerecer os mestres do passado que foram bons e muitos, quem não gosta de Alan Moore não gosta, não sabe e não conhece quadrinhos. Simples assim meu velho.

    ResponderExcluir
  107. O Rod tem alguma sanidade mental?

    veja o que ele fala, ele afirma que o Stan Lee plagiou o personagem dele, o Blenq no filme Homem-Aranha 3

    Palavras do Rod no seu fotologue:

    "Estou sendo considerado herege por considerar essa hipótese. Stan Lee não é um deus. Ele fica na internet e pesquisa quadrinhos, como qualquer um de nós.
    Não deve ser difícil chegar ao Blenq e demais super-heróis brasileiros.

    No filme do Spider Man 3 o Harry Osborn se torna herói no final e salva o Homem-Aranha. Eu achei muito semelhante ao Blenq e só assisti o filme porque amigos notaram a semelhança e me avisaram.

    Vejam bem, não estou falando do Harry na forma de Duende Verde, que sempre teve um veículo voador, mas de quando ele se torna herói no final do filme, como nunca havia sido nas hqs.

    Não vou dar uma de modesto, até porque seria hipocrisia. Pra mim o Stan me copiou, o passado dele de cópias de personagens brasileiros o condena.

    Quem não acredita que os gringos nos copiam e nos roubam é otário e cúmplice dessa roubalheira."

    Segue o Link do fotologue dele também para vcs lerem essa "pérola" lá (se ele não deletar o texto) mas taí, vcs decidem!!!

    http://fotolog.terra.com.br/rod_121:94

    ResponderExcluir
  108. O Rod tem alguma sanidade mental?

    veja o que ele fala, ele afirma que o Stan Lee plagiou o personagem dele, o Blenq no filme Homem-Aranha 3

    Palavras do Rod no seu fotologue:

    "Estou sendo considerado herege por considerar essa hipótese. Stan Lee não é um deus. Ele fica na internet e pesquisa quadrinhos, como qualquer um de nós.
    Não deve ser difícil chegar ao Blenq e demais super-heróis brasileiros.

    No filme do Spider Man 3 o Harry Osborn se torna herói no final e salva o Homem-Aranha. Eu achei muito semelhante ao Blenq e só assisti o filme porque amigos notaram a semelhança e me avisaram.

    Vejam bem, não estou falando do Harry na forma de Duende Verde, que sempre teve um veículo voador, mas de quando ele se torna herói no final do filme, como nunca havia sido nas hqs.

    Não vou dar uma de modesto, até porque seria hipocrisia. Pra mim o Stan me copiou, o passado dele de cópias de personagens brasileiros o condena.

    Quem não acredita que os gringos nos copiam e nos roubam é otário e cúmplice dessa roubalheira."

    Segue o Link do fotologue dele também para vcs lerem essa "pérola" lá (se ele não deletar o texto) mas taí, vcs decidem!!!

    http://fotolog.terra.com.br/rod_121:94

    ResponderExcluir
  109. Que importância do cara, olha! Stan Lee, aos 80 e poucos anos, ainda pesquisando na internet, atrás de roubar personagens, de quem mesmo? Isso, isso. De ninguém. De um zé ruela brasileiro. E por falar no tal Rod, vejam a capa que o \"mestre\" deles, desenhou para o \"personagem\" roubado por Stan Lee, tá aqui mesmo nesse blog. Ridículo. O cara tenta há mais de 40 anos e não aprendeu ainda. O desenho é primário, sem perspectiva, horrível, a preguiça desenhada, pelo amor de Deus, como se desenha tão ruim? A preguiça está rindo, alguém já viu uma preguiça sorrindo? Hehehehe!
    Meu, esses caras precisam de tratamento psiquiátrico, urgente.
    São Zés Ninguém que se acham Stan Lee, pensam que são Alan Moore, que seus desenhos infantis são iguais aos de John Buscema, internem esses caras, e logo, para o bem deles. Depois de melhorados, vão fazer concurso para gari que disso vocês nunca vão passar. Sem talento e fracassados, isso subiu a cabeça. Juqueri neles.

    ResponderExcluir
  110. Que importância do cara, olha! Stan Lee, aos 80 e poucos anos, ainda pesquisando na internet, atrás de roubar personagens, de quem mesmo? Isso, isso. De ninguém. De um zé ruela brasileiro. E por falar no tal Rod, vejam a capa que o \"mestre\" deles, desenhou para o \"personagem\" roubado por Stan Lee, tá aqui mesmo nesse blog. Ridículo. O cara tenta há mais de 40 anos e não aprendeu ainda. O desenho é primário, sem perspectiva, horrível, a preguiça desenhada, pelo amor de Deus, como se desenha tão ruim? A preguiça está rindo, alguém já viu uma preguiça sorrindo? Hehehehe!
    Meu, esses caras precisam de tratamento psiquiátrico, urgente.
    São Zés Ninguém que se acham Stan Lee, pensam que são Alan Moore, que seus desenhos infantis são iguais aos de John Buscema, internem esses caras, e logo, para o bem deles. Depois de melhorados, vão fazer concurso para gari que disso vocês nunca vão passar. Sem talento e fracassados, isso subiu a cabeça. Juqueri neles.

    ResponderExcluir
  111. Que graça teria o quadrinho brasileiro se não fossem os malucos da CQB? Uma a coisa a gente não pode negar, eles são bons em chamar a atenção. Se eles estão sendo irônicos e rindo da cara de todo mundo, é porque eles fizeram um excelente plano de marketing. Quem fala mal acaba parecendo invejoso e dá mais ibope pros caras. Eu não sou da CQB mas não tenho nada contra. Tenho amigos que são e eles são inteligentes e educados, inclusive o Lapada e o Rod. Não parece que vocês estão falando das mesmas pessoas que eu conheço.

    ResponderExcluir
  112. Que graça teria o quadrinho brasileiro se não fossem os malucos da CQB? Uma a coisa a gente não pode negar, eles são bons em chamar a atenção. Se eles estão sendo irônicos e rindo da cara de todo mundo, é porque eles fizeram um excelente plano de marketing. Quem fala mal acaba parecendo invejoso e dá mais ibope pros caras. Eu não sou da CQB mas não tenho nada contra. Tenho amigos que são e eles são inteligentes e educados, inclusive o Lapada e o Rod. Não parece que vocês estão falando das mesmas pessoas que eu conheço.

    ResponderExcluir
  113. Pode ser, mas que desenham mal pra caralho, ah, isso é verdade. :)

    ResponderExcluir
  114. Pode ser, mas que desenham mal pra caralho, ah, isso é verdade. :)

    ResponderExcluir
  115. Kra presta atenção, ninguém tá falando mal da pessoa dos kras (que eu nem conheço)e o meio quadrinistico brasileiro não precisa ter a "graça" que vc se refere, se divertir produzindo hqs é legal mas o que mais precisamos é ter gente de bom senso, que tenha consciência daquilo que fala e que acrecente alguma coisa na nossa jornada de luta para que os quadrinhos nacionais sejam respeitados, eu já falei e vou repetir pra vc entender, eles ofendem o pessoal que gosta de hq gringa, em vez deles somarem eles dividem ou diminuem, e fazem o pessoal que conhece pouco hq nacional pensar que os autores nacionais são coniventes e concordam com as imbecilidades e com as asneiras que eles falam, só isso. Se como vc fala, eles estão sendo irônicos e rindo da kra de todo mundo é pior ainda, isso mostra que eles só olham pro próprio umbigo e não se importam com as consequências dos seus atos, agora me diga, fazer marketing pra quê? e do quê?
    Na boa kra só por um momento esqueça que eles são seus amigos e analise os poucos trabalhos dos kras da CQB com imparcialidade e sem condescendência,veja simplesmente como um produto voltado para o mercado das hqs, um produto de diversão, de entretenimento,um produto que TEM QUE SER BOM agora compare com o que o mercado oferece, com os seus Alan Moore,Jodorowsky, Gaiman isso sem falar nas linhas de hqs mais populares, os Narutos da vida, agora me diga, é fazendo escandalo como esses kras fazem ou buscando produzir um material de qualidade através de organização e profissionalismo que nós vamos criar um mercado forte para as nossas hqs?
    O discurso desses kras é furado, anacrônico e eles produzem pouco e um material de má qualidade,fato.

    Mesmo que eles só queiram aparecer deveriam fazer algo que não atrapalhasse a conquista de novos leitores dos quadrinhos nacionais, o Alan Moore por exemplo tem uma legião de fãs aqui no Brasil e quando um kra como o Lapada que se diz um co-fundador de uma organização que se arroga de defender os quadrinhos nacionais escreve uma bosta de texto desse ofendendo com termos chulos quem gosta do kra, tá feita a M...Como é da natureza do ser humano generalizar e rotular, o pessoal que gosta do Alan Moore vai pensar que todo autor nacional pensa de forma parecida a deles, o que é uma grande mentira mas até vc explicar que João não é José o preconceito contra as nossas hqs já aumentou.
    Caro anônimo, eu lhe aconselho a se inteirar mais das atitudes dos seus amigos e ver se elas realmente contribuem para os nossos quadrinhos ou se é só falácia de gente egocêntrica e com o ego superdimensionado.
    Quem tem um pouco de bom-senso tem que combater esse mal, essa erva-daninha,essa existência perniciosa aos nossos quadrinhos,CQB a piada mais mortal que a do Alan Moore heheheh

    Quanto ao Ibope pra CQB com esse post,já que o artigo esta aí é um preço a se pagar, pelo menos eu também posso me manifestar e também ser lido, e assim divulgar as minhas idéias contra as babaquices que esses kras pregam porque de uma forma ou de outra eles serão lidos, então, pelo menos eu faço a minha parte como uma voz dissonante, e quem concordar com aquilo que eu digo ótimo quem não concordar que vá ler as obras-primas da CQB hehehe

    Sobre a inveja eu posso lhe garantir que se eu fosse escolher alguém para invejar não seria o Lapada ou o Rod e sim o Alan Moore, que inveja que eu tenho da mente daquele velho barbudo e fedorento!!!

    ResponderExcluir
  116. Kra presta atenção, ninguém tá falando mal da pessoa dos kras (que eu nem conheço)e o meio quadrinistico brasileiro não precisa ter a "graça" que vc se refere, se divertir produzindo hqs é legal mas o que mais precisamos é ter gente de bom senso, que tenha consciência daquilo que fala e que acrecente alguma coisa na nossa jornada de luta para que os quadrinhos nacionais sejam respeitados, eu já falei e vou repetir pra vc entender, eles ofendem o pessoal que gosta de hq gringa, em vez deles somarem eles dividem ou diminuem, e fazem o pessoal que conhece pouco hq nacional pensar que os autores nacionais são coniventes e concordam com as imbecilidades e com as asneiras que eles falam, só isso. Se como vc fala, eles estão sendo irônicos e rindo da kra de todo mundo é pior ainda, isso mostra que eles só olham pro próprio umbigo e não se importam com as consequências dos seus atos, agora me diga, fazer marketing pra quê? e do quê?
    Na boa kra só por um momento esqueça que eles são seus amigos e analise os poucos trabalhos dos kras da CQB com imparcialidade e sem condescendência,veja simplesmente como um produto voltado para o mercado das hqs, um produto de diversão, de entretenimento,um produto que TEM QUE SER BOM agora compare com o que o mercado oferece, com os seus Alan Moore,Jodorowsky, Gaiman isso sem falar nas linhas de hqs mais populares, os Narutos da vida, agora me diga, é fazendo escandalo como esses kras fazem ou buscando produzir um material de qualidade através de organização e profissionalismo que nós vamos criar um mercado forte para as nossas hqs?
    O discurso desses kras é furado, anacrônico e eles produzem pouco e um material de má qualidade,fato.

    Mesmo que eles só queiram aparecer deveriam fazer algo que não atrapalhasse a conquista de novos leitores dos quadrinhos nacionais, o Alan Moore por exemplo tem uma legião de fãs aqui no Brasil e quando um kra como o Lapada que se diz um co-fundador de uma organização que se arroga de defender os quadrinhos nacionais escreve uma bosta de texto desse ofendendo com termos chulos quem gosta do kra, tá feita a M...Como é da natureza do ser humano generalizar e rotular, o pessoal que gosta do Alan Moore vai pensar que todo autor nacional pensa de forma parecida a deles, o que é uma grande mentira mas até vc explicar que João não é José o preconceito contra as nossas hqs já aumentou.
    Caro anônimo, eu lhe aconselho a se inteirar mais das atitudes dos seus amigos e ver se elas realmente contribuem para os nossos quadrinhos ou se é só falácia de gente egocêntrica e com o ego superdimensionado.
    Quem tem um pouco de bom-senso tem que combater esse mal, essa erva-daninha,essa existência perniciosa aos nossos quadrinhos,CQB a piada mais mortal que a do Alan Moore heheheh

    Quanto ao Ibope pra CQB com esse post,já que o artigo esta aí é um preço a se pagar, pelo menos eu também posso me manifestar e também ser lido, e assim divulgar as minhas idéias contra as babaquices que esses kras pregam porque de uma forma ou de outra eles serão lidos, então, pelo menos eu faço a minha parte como uma voz dissonante, e quem concordar com aquilo que eu digo ótimo quem não concordar que vá ler as obras-primas da CQB hehehe

    Sobre a inveja eu posso lhe garantir que se eu fosse escolher alguém para invejar não seria o Lapada ou o Rod e sim o Alan Moore, que inveja que eu tenho da mente daquele velho barbudo e fedorento!!!

    ResponderExcluir
  117. Não acredito em uma linha. Os argumentos do autor são muito fraquinhos. É como aqueles adolescentes que são do contra só para contrariar. Melhor ignorar.

    ResponderExcluir
  118. Não acredito em uma linha. Os argumentos do autor são muito fraquinhos. É como aqueles adolescentes que são do contra só para contrariar. Melhor ignorar.

    ResponderExcluir
  119. Caramba! Isso é contagioso?

    ResponderExcluir
  120. Caramba! Isso é contagioso?

    ResponderExcluir
  121. Eu curto hq gringa, o Jota curte hq gringa e somos amigos do Rod e do Lapada e eles nunca nos destrataram por conta disso. Então não procede isso que falam dos dois. Você acha que se o Rod ofendesse quem gosta de hq gringa ele ia trampar na Mundo dos Super-Heróis? Se liga. Que os caras tem opiniões firmes e diferentes, isso é certeza, mas e aí, até que ponto vai a liberdade de expressão? Eu sou a favor dela, então não posso concordar em se proibir os caras de falarem o que pensam.
    Eu não concordo com as idéias mais radicais da CQB, mas eu valorizo o trabalho deles. Conheci muito artista do quadrinho nacional lendo o site deles, e converso com muita gente que se animou a fazer quadrinhos de novo depois que conheceu a CQB. Os caram manjam pra caramba de hq nacional, não dá pra negar.
    Eu também não acho as hqs da Velta ruins como falam, acho que o Emir desenha bem, mesmo, e eu gostei dos roteiros que eu li. Não diria que são melhores que o Alan Moore (eu gosto do barbudinho) mas se o Lapada e o Rod acham que a Velta é melhor, eles devem ter os motivos deles, é o gosto deles, eu respeito e não tenho nada a ver com isso.
    O gibi do Blenq eu sinceramente não achei ruim como falam, é claro que o fato de ser p&b atrapalha, mas os roteiros do Rod são bons e os desenhistas competentes, não são uma porcaria como dizem.
    Se a CQB faz sucesso e ofusca outros artistas eles devem ter os méritos deles, estão sendo melhores em alguma coisa. Não acho que seria o caso de atacá-los, mas sim ver o que possuem de bom (talvez a facilidade em chamar atenção pro quadrinho nacional, que eu acho ser o grande mérito deles) e se diferenciar mostrando talento, fazendo hqs, porque só o que vejo é vocês criticarem o pessoal da CQB, mas na hora de mostrarem seus quadrinhos, ficam devendo pra eles.
    Se vocês são melhores do que eles, provem! Quem ganha é o leitor que quer ler gibi de qualidade, independente se ele é feito por estrangeiros ou por brasileiros, mesmo que sejam os malucos da CQB. Afinal, maluco o Alan Moore também é!

    ResponderExcluir
  122. Eu curto hq gringa, o Jota curte hq gringa e somos amigos do Rod e do Lapada e eles nunca nos destrataram por conta disso. Então não procede isso que falam dos dois. Você acha que se o Rod ofendesse quem gosta de hq gringa ele ia trampar na Mundo dos Super-Heróis? Se liga. Que os caras tem opiniões firmes e diferentes, isso é certeza, mas e aí, até que ponto vai a liberdade de expressão? Eu sou a favor dela, então não posso concordar em se proibir os caras de falarem o que pensam.
    Eu não concordo com as idéias mais radicais da CQB, mas eu valorizo o trabalho deles. Conheci muito artista do quadrinho nacional lendo o site deles, e converso com muita gente que se animou a fazer quadrinhos de novo depois que conheceu a CQB. Os caram manjam pra caramba de hq nacional, não dá pra negar.
    Eu também não acho as hqs da Velta ruins como falam, acho que o Emir desenha bem, mesmo, e eu gostei dos roteiros que eu li. Não diria que são melhores que o Alan Moore (eu gosto do barbudinho) mas se o Lapada e o Rod acham que a Velta é melhor, eles devem ter os motivos deles, é o gosto deles, eu respeito e não tenho nada a ver com isso.
    O gibi do Blenq eu sinceramente não achei ruim como falam, é claro que o fato de ser p&b atrapalha, mas os roteiros do Rod são bons e os desenhistas competentes, não são uma porcaria como dizem.
    Se a CQB faz sucesso e ofusca outros artistas eles devem ter os méritos deles, estão sendo melhores em alguma coisa. Não acho que seria o caso de atacá-los, mas sim ver o que possuem de bom (talvez a facilidade em chamar atenção pro quadrinho nacional, que eu acho ser o grande mérito deles) e se diferenciar mostrando talento, fazendo hqs, porque só o que vejo é vocês criticarem o pessoal da CQB, mas na hora de mostrarem seus quadrinhos, ficam devendo pra eles.
    Se vocês são melhores do que eles, provem! Quem ganha é o leitor que quer ler gibi de qualidade, independente se ele é feito por estrangeiros ou por brasileiros, mesmo que sejam os malucos da CQB. Afinal, maluco o Alan Moore também é!

    ResponderExcluir
  123. Central brasileira de quadrinhos? É a maior queimação de filme dos produtores nacionais de quadrinhos. Pode ver que os caras bons, que tem nome no mercado, passam longe. O Paulo tem razão, serve só para queimar o filme de quem um dia pode se interessar por heróis nacionais.

    ResponderExcluir
  124. Central brasileira de quadrinhos? É a maior queimação de filme dos produtores nacionais de quadrinhos. Pode ver que os caras bons, que tem nome no mercado, passam longe. O Paulo tem razão, serve só para queimar o filme de quem um dia pode se interessar por heróis nacionais.

    ResponderExcluir
  125. Anônimo amigo da CQB, se o que eu falo não procede então o que nós estamos fazendo aqui, eu e vc ?

    O artigo do Lapada (esse que nós estamos comentando) trata justamente do que eu falei, eu não preciso acusar os kras de alguma coisa, eles mesmo se acusam, o peixe morre pela boca, ao invés de tentar inutilmente defende-los vá se informar no site da CQB e nos fotologues do Rod e do Lapada sobre as "idéias" dos seus amigos,realmente o pior cego é aquele que não quer enxergar!

    ResponderExcluir
  126. Anônimo amigo da CQB, se o que eu falo não procede então o que nós estamos fazendo aqui, eu e vc ?

    O artigo do Lapada (esse que nós estamos comentando) trata justamente do que eu falei, eu não preciso acusar os kras de alguma coisa, eles mesmo se acusam, o peixe morre pela boca, ao invés de tentar inutilmente defende-los vá se informar no site da CQB e nos fotologues do Rod e do Lapada sobre as "idéias" dos seus amigos,realmente o pior cego é aquele que não quer enxergar!

    ResponderExcluir
  127. http://mauro-tavares.blogspot.com/2009/02/quem-odeia-alan-moore.html

    ResponderExcluir
  128. http://mauro-tavares.blogspot.com/2009/02/quem-odeia-alan-moore.html

    ResponderExcluir
  129. Não vou dizer que concordo 100% com o autor do artigo publicado nesse link acima; mesmo assim, vale a leitura.

    ResponderExcluir
  130. Não vou dizer que concordo 100% com o autor do artigo publicado nesse link acima; mesmo assim, vale a leitura.

    ResponderExcluir
  131. http://cxmensagens.blogspot.com/2009/01/who-watches-merchandise.html

    ResponderExcluir
  132. http://cxmensagens.blogspot.com/2009/01/who-watches-merchandise.html

    ResponderExcluir
  133. Os bons quadrinhistas brasileiros não sabem nem o que é CQB. É como alguém disse aqui, CQB=Cê quer Bosta? E, não sou desenhista nem roteirista de porra nenhuma, mas, não sabia que esse blog é exclusivo de quem desenha ou escreve quadrinhos. Se for assim, me retiro agora. Sou apenas fã de quadrinhos, bons quadrinhos. E sei reconhecer um bom roteiro ou um bom desenho. E CQB é quadrinho ruim, longe ainda de ser porcaria. Velta é uma personagem fraca, o desenhista, seu criador, é ruim de doer. É só ver a capa do surfista brasileiro Blenq, o que o Stan Lee copiou. O desenho é pior do que os dos antigos egípcios, o cara não tem noção nenhuma de perspectiva. Ele é bom para desenhar capa de livrinhos de cordel nordestino. É ruim mesmo. Agora muita gente não tem coragem de falar. E o autor do texto é um encrenqueiro de primeira. Pode até ser gente boa, mas, pelo texto, e o que a gente vê por aí, não parece. Já vi ele se vangloriando que chamou o BK, outro encrenqueiro, para se encontrar e resolver as paradas no braço, ou pior. Se isso é gente boa, então meus padrões de urbanidade estão muito equivocados. Meus pêsames.

    Para quem não o que são os cordéis nordestinos.
    http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=cordel&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wi

    ResponderExcluir
  134. Os bons quadrinhistas brasileiros não sabem nem o que é CQB. É como alguém disse aqui, CQB=Cê quer Bosta? E, não sou desenhista nem roteirista de porra nenhuma, mas, não sabia que esse blog é exclusivo de quem desenha ou escreve quadrinhos. Se for assim, me retiro agora. Sou apenas fã de quadrinhos, bons quadrinhos. E sei reconhecer um bom roteiro ou um bom desenho. E CQB é quadrinho ruim, longe ainda de ser porcaria. Velta é uma personagem fraca, o desenhista, seu criador, é ruim de doer. É só ver a capa do surfista brasileiro Blenq, o que o Stan Lee copiou. O desenho é pior do que os dos antigos egípcios, o cara não tem noção nenhuma de perspectiva. Ele é bom para desenhar capa de livrinhos de cordel nordestino. É ruim mesmo. Agora muita gente não tem coragem de falar. E o autor do texto é um encrenqueiro de primeira. Pode até ser gente boa, mas, pelo texto, e o que a gente vê por aí, não parece. Já vi ele se vangloriando que chamou o BK, outro encrenqueiro, para se encontrar e resolver as paradas no braço, ou pior. Se isso é gente boa, então meus padrões de urbanidade estão muito equivocados. Meus pêsames.

    Para quem não o que são os cordéis nordestinos.
    http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=cordel&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wi

    ResponderExcluir
  135. Alberto,

    este blog não é exclusivo de quem desenha ou escreve quadrinhos. Portanto, se quiser continuar vindo aqui, fique à vontade.

    ResponderExcluir
  136. Alberto,

    este blog não é exclusivo de quem desenha ou escreve quadrinhos. Portanto, se quiser continuar vindo aqui, fique à vontade.

    ResponderExcluir
  137. O que fode o Rod é essa mania de perseguição, essas loucuras que ele acredita de plágios internacionais, etc. Mas sei lá, ainda assim eu não consigo ter raiva dele, acho ele simpático. Pra mim ele é um inocente que caiu nas conversas dos "mestres".

    Mas já o Lapada, esse sim é um encrenqueiro, como bem disseram outros. O cara sempre responde com truculência, exclui quem não concorda com ele das comunidades do orkut que ele monitora.

    Tá merecendo ser xingado aqui pra aprender respeitar as opiniões alheias.

    ResponderExcluir
  138. O que fode o Rod é essa mania de perseguição, essas loucuras que ele acredita de plágios internacionais, etc. Mas sei lá, ainda assim eu não consigo ter raiva dele, acho ele simpático. Pra mim ele é um inocente que caiu nas conversas dos "mestres".

    Mas já o Lapada, esse sim é um encrenqueiro, como bem disseram outros. O cara sempre responde com truculência, exclui quem não concorda com ele das comunidades do orkut que ele monitora.

    Tá merecendo ser xingado aqui pra aprender respeitar as opiniões alheias.

    ResponderExcluir
  139. Acho ele simpatico?

    Hehehehehe

    Ô Paulo fake que postou aí em cima, eu lá vou achar homem simpatico?


    Mas eu concordo com vc seu Paulo fake (em partes), eu realmente não tenho raiva do Rod e nem do Lapada, que os dois sejam felizes juntos, sei lá!

    E que fique bem claro, eu não sou contra o trampo do kra no MSH, acho que precisamos de gente que fale dos quadrinhos brazucas, desde que, claro, ele não fale as abobrinhas dele e nem dê as suas opiniões furadas envolvendo toda a classe dos autores nacionais mas isso eu tenho certeza que o editor da revista não deixará o Rod fazer, como ja disse em outro post que ele se limite as entrevistas com os autores nacionais e no trabalho de pesquisa pela memória dos nossos quadrinhos, que assim todo mundo ficará feliz!


    Enfim, esse assunto já esta cansando, o bom da coisa é que parece que a CQB esta se dissolvendo ou se reformulando, se continuar a existir espero sinceramente que mude para melhor, sem aquelas atitudes facistas, sem factoides e sem promover a desiformação para manipular (desculpe a redundância) os desinformados como eles vinham fazendo.

    ResponderExcluir
  140. Acho ele simpatico?

    Hehehehehe

    Ô Paulo fake que postou aí em cima, eu lá vou achar homem simpatico?


    Mas eu concordo com vc seu Paulo fake (em partes), eu realmente não tenho raiva do Rod e nem do Lapada, que os dois sejam felizes juntos, sei lá!

    E que fique bem claro, eu não sou contra o trampo do kra no MSH, acho que precisamos de gente que fale dos quadrinhos brazucas, desde que, claro, ele não fale as abobrinhas dele e nem dê as suas opiniões furadas envolvendo toda a classe dos autores nacionais mas isso eu tenho certeza que o editor da revista não deixará o Rod fazer, como ja disse em outro post que ele se limite as entrevistas com os autores nacionais e no trabalho de pesquisa pela memória dos nossos quadrinhos, que assim todo mundo ficará feliz!


    Enfim, esse assunto já esta cansando, o bom da coisa é que parece que a CQB esta se dissolvendo ou se reformulando, se continuar a existir espero sinceramente que mude para melhor, sem aquelas atitudes facistas, sem factoides e sem promover a desiformação para manipular (desculpe a redundância) os desinformados como eles vinham fazendo.

    ResponderExcluir
  141. Não saiu meu nome, sô!

    O anônimo aí de cima sou eu, o velho Paulo de sempre, que já tem até fake!

    Abs!

    ResponderExcluir
  142. Não saiu meu nome, sô!

    O anônimo aí de cima sou eu, o velho Paulo de sempre, que já tem até fake!

    Abs!

    ResponderExcluir
  143. Fala Paulo,
    "onde que as idéias da CQB são boas?"

    No incentivo, valorização e divulgação de autores nacionais.

    Minha crítica a CQB sempre foi de que o foco deveria ser na divulgação, e não nessas "denûncias", pelo efeito negativo que elas provocam. Erro estratégico deles.

    E francamente, Watchman é quase um recorte colagem de idéias alheias. Funciona muito bem, mesmo assim! Tem roteiro de episódio de Quinta Dimensão com sequência de Mad Max, com os personagens da Chalton Comics, e dizem até trechos de Taxi Driver.

    Agora só de escrever isso, não vai faltar quem apareça para me ofender a nível pessoal, dizer que sou radical, xiita, mau escritor, que meu personagem é ruim, e tal... daí me irrito por receber esse tratamento desprezível e respondo carregado de emoções negativas. Logo em seguida acabo rotulado de terrorista, todo meu trabalho é minuciosamente criticado ao nível do ridículo, e todas as minhas declarações públicas convertidas idéias caricatas sobre meus pensamentos, maliciosamente distorcidos por blogueiros que só querem aparecer às custas da depreciação alheia.

    Chego à conclusão de que isso só acontece porque sou brasileiro, pois o estrangeiro que trabalha com "recorte colagem de idéias alheias" é gênio inconteste. Então o ciclo se renova. E é assim que vejo acontecer.

    Um abraço,
    Gabriel Rocha

    ResponderExcluir
  144. Fala Paulo,
    "onde que as idéias da CQB são boas?"

    No incentivo, valorização e divulgação de autores nacionais.

    Minha crítica a CQB sempre foi de que o foco deveria ser na divulgação, e não nessas "denûncias", pelo efeito negativo que elas provocam. Erro estratégico deles.

    E francamente, Watchman é quase um recorte colagem de idéias alheias. Funciona muito bem, mesmo assim! Tem roteiro de episódio de Quinta Dimensão com sequência de Mad Max, com os personagens da Chalton Comics, e dizem até trechos de Taxi Driver.

    Agora só de escrever isso, não vai faltar quem apareça para me ofender a nível pessoal, dizer que sou radical, xiita, mau escritor, que meu personagem é ruim, e tal... daí me irrito por receber esse tratamento desprezível e respondo carregado de emoções negativas. Logo em seguida acabo rotulado de terrorista, todo meu trabalho é minuciosamente criticado ao nível do ridículo, e todas as minhas declarações públicas convertidas idéias caricatas sobre meus pensamentos, maliciosamente distorcidos por blogueiros que só querem aparecer às custas da depreciação alheia.

    Chego à conclusão de que isso só acontece porque sou brasileiro, pois o estrangeiro que trabalha com "recorte colagem de idéias alheias" é gênio inconteste. Então o ciclo se renova. E é assim que vejo acontecer.

    Um abraço,
    Gabriel Rocha

    ResponderExcluir
  145. Salve Gabriel!

    Respeito a sua opinião kra mas o fato da CQB divulgar os quadrinhos nacionais mais atrapalha do que ajuda os autores nacionais.

    Por que?

    Porque a divulgação tem um preço muito caro pois junto ou acoplada a ela (a divulgação) vem idéias fascistas, factóides malucos e uma tentativa perversa de manipular (como eu ja disse) os desinformados com a clássica desinformação, coisa aliás muito usada na época da ditadura assim como o ufanísmo da CQB.

    Além do que, os kras não tem critério nenhum para divulgar os quadrinhos nacionais, veja o fotolog dos kras, lá vc vai achar desenhos de crianças de 7 anos de idade e os kras dizendo que aquilo é quadrinho nacional, percebe a loucura?

    Sem a busca da exelência e profissionalismo ninguem vai pra frente kra, não podemos ser condescendêntes conosco mesmo e atacar os gringos ou o público pelas nossas agruras.

    Eu sei que é foda, tem neguinho que é bitolado mesmo, odeia qualquer coisa relacionada ao quadrinho nacional, acha tudo uma merda mas essa não é a opinião da maioria do leitor brasileiro, a maioria dos kras que lêem Alan Moore e outros autores internacionais tem sim boa vontade com o trampo nacional, desde que, claro, eles vejam um trabalho de qualidade e não sejam chamados de alienados e vendidos, mas ambas as coisas não tem sido feitas.

    Agora quanto Watchmen, não é minha obra preferida do Alan Moore mas até onde eu sei ( me desculpem se eu estiver errado) o Moore teve a idéia de escrever a história usando os personagens que a DC ja tinha porém os kras da editora não liberaram, de qualquer maneira veja, se ele foi influênciado por coisas que ja existiam não tem muita importância, provavelmente em algum trabalho todos os autores do mundo ja foram influenciados por uma idéia já existente,o que importa é o que o autor faz com as influências que tem, como e com que talento ele regurgita aquilo que comeu.

    Kra a partir do momento que nós nascemos somos influênciados pelo mundo, pelo nosso ambiênte, aquilo que entramos em contato e por aquilo que gostamos mas, podemos usar isso de varias formas, para fazermos uma porcaria ou uma exelênte obra, como vc disse de Watchmen, funciona, e funciona muito bem.

    Agora, reduzir o Alan Moore a um copiador de idéias alheias e comparar qualquer obra dele com Velta me desculpe mas me parece uma coisa no mínimo muito bisonha!

    Kra não se sinta diminuido porque vc é brasileiro, hoje o mundo não é mas assim, taí o Bá e o Moon pra provar que com perseverança, trabalho e talento se chega lá,vai ter sempre meia duzia de bobos que criticam e dizem que só é bom o que vem de fora, mas foda-se o problema é se dar mais ouvidos para quem tem inveja e quer te detonar do que para quem esta te apoiando mas,(novamente) veja bem, apoiar não significa ser condescendente e aceitar qualquer porcaria feita pelos quadrinistas.

    A verdade é que o nosso meio é muito cheio de melindre,a maioria dos kras gosta de ter o ego amaciado e prefere elogios bobos a criticas, claro que as criticas tem que ser objetivas e demostrarem o porque a coisa não tá legal, mas os kras não querem saber de nada, criaram um gueto de fanzineiros e de adulação mútua, não buscam ser profissionais, não buscam se superar, inovar, só se enxergam como "artistas" e não como profissionais meu..

    Uma coisa eu concordo com o BK, o conceito tem que mudar, ao invés de fanzineiros temos que ter produtores de revistas alternativas, a visão é outra, temos que focar no nosso público e não nos nossos amigos, ter uma estratégia de venda e melhorar o nosso produto cada vez mais, os roteiros da maioria dos nossos quadrinhos são horríveis, mas tem varios escritores novatos e fodas por aí que não tem muita oportunidade de publicar, trazer esses kras pro nosso lado, porra ninguem nasce sabendo, se o kra é bom escritor ele aprende a ser roteirista de quadrinhos rapidinho!

    O negócio é o seguinte, fazer um trabal

    ResponderExcluir
  146. Salve Gabriel!

    Respeito a sua opinião kra mas o fato da CQB divulgar os quadrinhos nacionais mais atrapalha do que ajuda os autores nacionais.

    Por que?

    Porque a divulgação tem um preço muito caro pois junto ou acoplada a ela (a divulgação) vem idéias fascistas, factóides malucos e uma tentativa perversa de manipular (como eu ja disse) os desinformados com a clássica desinformação, coisa aliás muito usada na época da ditadura assim como o ufanísmo da CQB.

    Além do que, os kras não tem critério nenhum para divulgar os quadrinhos nacionais, veja o fotolog dos kras, lá vc vai achar desenhos de crianças de 7 anos de idade e os kras dizendo que aquilo é quadrinho nacional, percebe a loucura?

    Sem a busca da exelência e profissionalismo ninguem vai pra frente kra, não podemos ser condescendêntes conosco mesmo e atacar os gringos ou o público pelas nossas agruras.

    Eu sei que é foda, tem neguinho que é bitolado mesmo, odeia qualquer coisa relacionada ao quadrinho nacional, acha tudo uma merda mas essa não é a opinião da maioria do leitor brasileiro, a maioria dos kras que lêem Alan Moore e outros autores internacionais tem sim boa vontade com o trampo nacional, desde que, claro, eles vejam um trabalho de qualidade e não sejam chamados de alienados e vendidos, mas ambas as coisas não tem sido feitas.

    Agora quanto Watchmen, não é minha obra preferida do Alan Moore mas até onde eu sei ( me desculpem se eu estiver errado) o Moore teve a idéia de escrever a história usando os personagens que a DC ja tinha porém os kras da editora não liberaram, de qualquer maneira veja, se ele foi influênciado por coisas que ja existiam não tem muita importância, provavelmente em algum trabalho todos os autores do mundo ja foram influenciados por uma idéia já existente,o que importa é o que o autor faz com as influências que tem, como e com que talento ele regurgita aquilo que comeu.

    Kra a partir do momento que nós nascemos somos influênciados pelo mundo, pelo nosso ambiênte, aquilo que entramos em contato e por aquilo que gostamos mas, podemos usar isso de varias formas, para fazermos uma porcaria ou uma exelênte obra, como vc disse de Watchmen, funciona, e funciona muito bem.

    Agora, reduzir o Alan Moore a um copiador de idéias alheias e comparar qualquer obra dele com Velta me desculpe mas me parece uma coisa no mínimo muito bisonha!

    Kra não se sinta diminuido porque vc é brasileiro, hoje o mundo não é mas assim, taí o Bá e o Moon pra provar que com perseverança, trabalho e talento se chega lá,vai ter sempre meia duzia de bobos que criticam e dizem que só é bom o que vem de fora, mas foda-se o problema é se dar mais ouvidos para quem tem inveja e quer te detonar do que para quem esta te apoiando mas,(novamente) veja bem, apoiar não significa ser condescendente e aceitar qualquer porcaria feita pelos quadrinistas.

    A verdade é que o nosso meio é muito cheio de melindre,a maioria dos kras gosta de ter o ego amaciado e prefere elogios bobos a criticas, claro que as criticas tem que ser objetivas e demostrarem o porque a coisa não tá legal, mas os kras não querem saber de nada, criaram um gueto de fanzineiros e de adulação mútua, não buscam ser profissionais, não buscam se superar, inovar, só se enxergam como "artistas" e não como profissionais meu..

    Uma coisa eu concordo com o BK, o conceito tem que mudar, ao invés de fanzineiros temos que ter produtores de revistas alternativas, a visão é outra, temos que focar no nosso público e não nos nossos amigos, ter uma estratégia de venda e melhorar o nosso produto cada vez mais, os roteiros da maioria dos nossos quadrinhos são horríveis, mas tem varios escritores novatos e fodas por aí que não tem muita oportunidade de publicar, trazer esses kras pro nosso lado, porra ninguem nasce sabendo, se o kra é bom escritor ele aprende a ser roteirista de quadrinhos rapidinho!

    O negócio é o seguinte, fazer um trabal

    ResponderExcluir
  147. Salve Gabriel!

    Respeito a sua opinião kra mas o fato da CQB divulgar os quadrinhos nacionais mais atrapalha do que ajuda os autores nacionais.

    Por que?

    Porque a divulgação tem um preço muito caro pois junto ou acoplada a ela (a divulgação) vem idéias fascistas, factóides malucos e uma tentativa perversa de manipular (como eu ja disse) os desinformados com a clássica desinformação, coisa aliás muito usada na época da ditadura assim como o ufanísmo da CQB.

    Além do que, os kras não tem critério nenhum para divulgar os quadrinhos nacionais, veja o fotolog dos kras, lá vc vai achar desenhos de crianças de 7 anos de idade e os kras dizendo que aquilo é quadrinho nacional, percebe a loucura?

    Sem a busca da exelência e profissionalismo ninguem vai pra frente kra, não podemos ser condescendêntes conosco mesmo e atacar os gringos ou o público pelas nossas agruras.

    Eu sei que é foda, tem neguinho que é bitolado mesmo, odeia qualquer coisa relacionada ao quadrinho nacional, acha tudo uma merda mas essa não é a opinião da maioria do leitor brasileiro, a maioria dos kras que lêem Alan Moore e outros autores internacionais tem sim boa vontade com o trampo nacional, desde que, claro, eles vejam um trabalho de qualidade e não sejam chamados de alienados e vendidos, mas ambas as coisas não tem sido feitas.

    Agora quanto Watchmen, não é minha obra preferida do Alan Moore mas até onde eu sei ( me desculpem se eu estiver errado) o Moore teve a idéia de escrever a história usando os personagens que a DC ja tinha porém os kras da editora não liberaram, de qualquer maneira veja, se ele foi influênciado por coisas que ja existiam não tem muita importância, provavelmente em algum trabalho todos os autores do mundo ja foram influenciados por uma idéia já existente,o que importa é o que o autor faz com as influências que tem, como e com que talento ele regurgita aquilo que comeu.

    Kra a partir do momento que nós nascemos somos influênciados pelo mundo, pelo nosso ambiênte, aquilo que entramos em contato e por aquilo que gostamos mas, podemos usar isso de varias formas, para fazermos uma porcaria ou uma exelênte obra, como vc disse de Watchmen, funciona, e funciona muito bem.

    Agora, reduzir o Alan Moore a um copiador de idéias alheias e comparar qualquer obra dele com Velta me desculpe mas me parece uma coisa no mínimo muito bisonha!

    Kra não se sinta diminuido porque vc é brasileiro, hoje o mundo não é mas assim, taí o Bá e o Moon pra provar que com perseverança, trabalho e talento se chega lá,vai ter sempre meia duzia de bobos que criticam e dizem que só é bom o que vem de fora, mas foda-se o problema é se dar mais ouvidos para quem tem inveja e quer te detonar do que para quem esta te apoiando mas,(novamente) veja bem, apoiar não significa ser condescendente e aceitar qualquer porcaria feita pelos quadrinistas.

    A verdade é que o nosso meio é muito cheio de melindre,a maioria dos kras gosta de ter o ego amaciado e prefere elogios bobos a criticas, claro que as criticas tem que ser objetivas e demostrarem o porque a coisa não tá legal, mas os kras não querem saber de nada, criaram um gueto de fanzineiros e de adulação mútua, não buscam ser profissionais, não buscam se superar, inovar, só se enxergam como "artistas" e não como profissionais meu..

    Uma coisa eu concordo com o BK, o conceito tem que mudar, ao invés de fanzineiros temos que ter produtores de revistas alternativas, a visão é outra, temos que focar no nosso público e não nos nossos amigos, ter uma estratégia de venda e melhorar o nosso produto cada vez mais, os roteiros da maioria dos nossos quadrinhos são horríveis, mas tem varios escritores novatos e fodas por aí que não tem muita oportunidade de publicar, trazer esses kras pro nosso lado, porra ninguem nasce sabendo, se o kra é bom escritor ele aprende a ser roteirista de quadrinhos rapidinho!

    O negócio é o seguinte, fazer um trabal

    ResponderExcluir
  148. Valeu Paulo,

    Estamos mais próximos do que distantes em pensamentos.

    Estudo as referências do Alan Moore para Watchman, e tudo que escrevi é real. No entanto, o processo que descrevi anteriormente apenas ilustra uma situação hipotética que, no meu entender, corresponde com muito do que vejo ocorrer por aí. Uma alegoria para a origem da discórdia. Discórdia essa que é dispensável, na minha opinião.

    Não conheço as idéias do referido BK. Não acompanho muitos blogs, apenas os mais interessantes.

    Mas, sobre o que você escreveu, adianto que só vamos ter essa referida qualidade profissional quando formos igualmente remunerados de forma profissional. A maior parte do trabalho independente sai do bolso do próprio autor. Quase sempre uma covardia.

    Os grandes nomes dos quadrinhos começaram por baixo também, mas foram incentivados a crescer. Incentivados financeiramente, com a compra de material independente.

    O leitor brasileiro é ainda muito conservador. Não se arrisca ao novo. Se acomoda ao pré-estabelecido. Engole Miss Marvel, mas não se arrisca ao Dampyr, 100 balas ou Hitman.

    O leitor brasileiro é quem perde, e perde também o autor nacional.

    O aperfeiçoamento profissional é um processo longo. Ninguém surge com trabalhos geniais sem ter uma certa bagagem. Para termos esses quadrinhos geniais temos que investir em potencial criativo. A compra de material nacional é a lapidação para se alcançar a tão desejável qualidade.

    Eu aposto em elementos como os roteiros de Sandro Marcelo, nas expectativas para o Penitente (do Lorde Lobo), no traço de Helcio Rogério em Lorde Kramus, na nostalgia de O Último Voo Livre (do Watson Portela)... entre outros.

    Se mais pessoas apostarem, mais chances para o mercado crescer!

    Abração, e agradeço pela boa conversa! Gabriel Rocha

    ResponderExcluir
  149. Valeu Paulo,

    Estamos mais próximos do que distantes em pensamentos.

    Estudo as referências do Alan Moore para Watchman, e tudo que escrevi é real. No entanto, o processo que descrevi anteriormente apenas ilustra uma situação hipotética que, no meu entender, corresponde com muito do que vejo ocorrer por aí. Uma alegoria para a origem da discórdia. Discórdia essa que é dispensável, na minha opinião.

    Não conheço as idéias do referido BK. Não acompanho muitos blogs, apenas os mais interessantes.

    Mas, sobre o que você escreveu, adianto que só vamos ter essa referida qualidade profissional quando formos igualmente remunerados de forma profissional. A maior parte do trabalho independente sai do bolso do próprio autor. Quase sempre uma covardia.

    Os grandes nomes dos quadrinhos começaram por baixo também, mas foram incentivados a crescer. Incentivados financeiramente, com a compra de material independente.

    O leitor brasileiro é ainda muito conservador. Não se arrisca ao novo. Se acomoda ao pré-estabelecido. Engole Miss Marvel, mas não se arrisca ao Dampyr, 100 balas ou Hitman.

    O leitor brasileiro é quem perde, e perde também o autor nacional.

    O aperfeiçoamento profissional é um processo longo. Ninguém surge com trabalhos geniais sem ter uma certa bagagem. Para termos esses quadrinhos geniais temos que investir em potencial criativo. A compra de material nacional é a lapidação para se alcançar a tão desejável qualidade.

    Eu aposto em elementos como os roteiros de Sandro Marcelo, nas expectativas para o Penitente (do Lorde Lobo), no traço de Helcio Rogério em Lorde Kramus, na nostalgia de O Último Voo Livre (do Watson Portela)... entre outros.

    Se mais pessoas apostarem, mais chances para o mercado crescer!

    Abração, e agradeço pela boa conversa! Gabriel Rocha

    ResponderExcluir
  150. oas notícias
    Blenq e Lapada se despedem dos fotologs


    http://fotolog.terra.com.br/lapadon
    http://fotolog.terra.com.br/rod_121

    ResponderExcluir
  151. oas notícias
    Blenq e Lapada se despedem dos fotologs


    http://fotolog.terra.com.br/lapadon
    http://fotolog.terra.com.br/rod_121

    ResponderExcluir
  152. Salve Gabriel!

    Claro que é uma covardia que o trabalho dos autores saia do seu proprio bolso mas ao mesmo tempo temos que encarar a situação do jeito que ela se apresenta, infelizmente é assim que é, temos que nós virar e produzir o melhor material dentro desse contexto e mesmo nessa situação não estamos nem de longe produzindo o melhor que nós poderiamos pois um trabalho amador não precisa necessariamente ser de má qualidade como vemos inumeros casos por aí, vc citou bons exemplos de meia duzia de pessoas que tem algum compromisso com qualidade,mas mesmo em se tratando só da comunidade do flog terra são poucos, porquê?

    Porque muitos preferem chorar as pitangas e as dificuldades do mercado ao invés de se juntar e produzir, kra com a tecnologia que temos hoje ficou mais fácil produzir e divulgar o nosso produto, mas eu vejo poucas e honrosas exessões (como vc citou)fazendo isso.

    O pior é que a CQB estava alimentando esse tipo de coisa, essa auto-piedade improdutiva, e jogando a culpa sempre pro lado de lá, são as máfias não sei do quê, são as conspiração não sei da onde, são os gringos que querem acabar com o nosso quadrinho e a nossa responsabilidade em relação a tudo isso?

    Vamos continuar sendo as vitimas ou vamos procurar soluções em CONJUNTO e nos ORGANIZAR como por exemplo o pessoal do 4 MUNDO esta fazendo.

    Gabriel,tem público pra todo mundo kra, geralmente quem lê as linhas mais populares não é tão fácil ler 100 balas ou Hitman mas eu não falei de quadrinhos gêniais, eu falei de erro primário,quadrinhos são texto + desenhos e a situação é a seguinte, um kra escreve bem mas é um péssimo desenhista o outro desenha bem mas não não sabe escrever direito, e fica cada um no seu quadrado, o desenhista foda desenhando pin-up na maior parte do tempo ( e se achando o tal)e o roteirista foda tendo que fazer seus desenhos horriveis para realizar seus quadrinhos, a maioria dos casos é esse, não ha entendimento, mobilização verdadeira, não ha união de forças em prol de um objetivo comum, (novamente)salvo raras exessões, daí a maioria dos nosso zines ou tem desenhos bons com roteiros horriveis ou desenhos horríveis com textos bons, quem sai perdendo?

    TODO MUNDO!


    Abraços!

    ResponderExcluir
  153. Salve Gabriel!

    Claro que é uma covardia que o trabalho dos autores saia do seu proprio bolso mas ao mesmo tempo temos que encarar a situação do jeito que ela se apresenta, infelizmente é assim que é, temos que nós virar e produzir o melhor material dentro desse contexto e mesmo nessa situação não estamos nem de longe produzindo o melhor que nós poderiamos pois um trabalho amador não precisa necessariamente ser de má qualidade como vemos inumeros casos por aí, vc citou bons exemplos de meia duzia de pessoas que tem algum compromisso com qualidade,mas mesmo em se tratando só da comunidade do flog terra são poucos, porquê?

    Porque muitos preferem chorar as pitangas e as dificuldades do mercado ao invés de se juntar e produzir, kra com a tecnologia que temos hoje ficou mais fácil produzir e divulgar o nosso produto, mas eu vejo poucas e honrosas exessões (como vc citou)fazendo isso.

    O pior é que a CQB estava alimentando esse tipo de coisa, essa auto-piedade improdutiva, e jogando a culpa sempre pro lado de lá, são as máfias não sei do quê, são as conspiração não sei da onde, são os gringos que querem acabar com o nosso quadrinho e a nossa responsabilidade em relação a tudo isso?

    Vamos continuar sendo as vitimas ou vamos procurar soluções em CONJUNTO e nos ORGANIZAR como por exemplo o pessoal do 4 MUNDO esta fazendo.

    Gabriel,tem público pra todo mundo kra, geralmente quem lê as linhas mais populares não é tão fácil ler 100 balas ou Hitman mas eu não falei de quadrinhos gêniais, eu falei de erro primário,quadrinhos são texto + desenhos e a situação é a seguinte, um kra escreve bem mas é um péssimo desenhista o outro desenha bem mas não não sabe escrever direito, e fica cada um no seu quadrado, o desenhista foda desenhando pin-up na maior parte do tempo ( e se achando o tal)e o roteirista foda tendo que fazer seus desenhos horriveis para realizar seus quadrinhos, a maioria dos casos é esse, não ha entendimento, mobilização verdadeira, não ha união de forças em prol de um objetivo comum, (novamente)salvo raras exessões, daí a maioria dos nosso zines ou tem desenhos bons com roteiros horriveis ou desenhos horríveis com textos bons, quem sai perdendo?

    TODO MUNDO!


    Abraços!

    ResponderExcluir
  154. i“vc citou bons exemplos de meia duzia de pessoas que tem algum compromisso com qualidade,mas mesmo em se tratando só da comunidade do flog terra são poucos, porquê?”

    Não são poucos, há uma diversidade saudável entre gente mais experiente e os novatos, com uma grande variação de graduações intermediárias. Há uma infinidade de cinzas entre o branco mais intenso e o preto absoluto. Há os profissionais, e há os fãs, e todos convivendo e trocando informações. Isso é muito bom. Há os depreciadores e sabotadores anônimos, mas esses se põe à margem da comunidade, por alguma incapacidade de desenvolver boa convivência.

    Vejo a CQB como uma tentativa de organização. Há falhas que precisam ser trabalhadas, mas como disse antes, tudo passa por algum processo de lapidação.

    Não acho que os quadrinhos possam ser reduzidos por uma fórmula “texto + desenhos”, quando o resultado final é superior a soma das partes. Pense em Maus desenhado por adam hughes! Heheheeh, credo.

    Mas é interessante você saber reconhecer que há bons escritores e bons desenhistas dispersos entre os fanzines. Saber reconhecer os pontos positivos desses autores é mais importante do que depreciar suas deficiências. O grande equivoco das pessoas é confundir a critica com falar mal. Muitos blogueiros pensam que depreciar é criticar, e na verdade não é assim. Infelizmente as pessoas dão audiência para esse tipo de equivoco.

    Muitas vezes as afinidades criativas não se criam de forma espontânea. Seria necessário determinada visão editorial, e investimento financeiro, para que esses talentos se agreguem. Esse investimento não vem. O profissional chamado de editor é aqui muitas vezes apenas um diagramador, ou tradutor, sem a real visão editorial. Essa é nossa real carência profissional.

    O compromisso com qualidade existe! Tente acompanhar algumas boas HQs nacionais!!

    um abraço,
    Gabriel Rocha

    ResponderExcluir
  155. i“vc citou bons exemplos de meia duzia de pessoas que tem algum compromisso com qualidade,mas mesmo em se tratando só da comunidade do flog terra são poucos, porquê?”

    Não são poucos, há uma diversidade saudável entre gente mais experiente e os novatos, com uma grande variação de graduações intermediárias. Há uma infinidade de cinzas entre o branco mais intenso e o preto absoluto. Há os profissionais, e há os fãs, e todos convivendo e trocando informações. Isso é muito bom. Há os depreciadores e sabotadores anônimos, mas esses se põe à margem da comunidade, por alguma incapacidade de desenvolver boa convivência.

    Vejo a CQB como uma tentativa de organização. Há falhas que precisam ser trabalhadas, mas como disse antes, tudo passa por algum processo de lapidação.

    Não acho que os quadrinhos possam ser reduzidos por uma fórmula “texto + desenhos”, quando o resultado final é superior a soma das partes. Pense em Maus desenhado por adam hughes! Heheheeh, credo.

    Mas é interessante você saber reconhecer que há bons escritores e bons desenhistas dispersos entre os fanzines. Saber reconhecer os pontos positivos desses autores é mais importante do que depreciar suas deficiências. O grande equivoco das pessoas é confundir a critica com falar mal. Muitos blogueiros pensam que depreciar é criticar, e na verdade não é assim. Infelizmente as pessoas dão audiência para esse tipo de equivoco.

    Muitas vezes as afinidades criativas não se criam de forma espontânea. Seria necessário determinada visão editorial, e investimento financeiro, para que esses talentos se agreguem. Esse investimento não vem. O profissional chamado de editor é aqui muitas vezes apenas um diagramador, ou tradutor, sem a real visão editorial. Essa é nossa real carência profissional.

    O compromisso com qualidade existe! Tente acompanhar algumas boas HQs nacionais!!

    um abraço,
    Gabriel Rocha

    ResponderExcluir
  156. "Blenq e Lapada se despedem dos fotologs"

    UÁÁÁÁÁÁHHHHH!!!

    ZZZZZZZZZZZZZZ!!!!

    ResponderExcluir
  157. "Blenq e Lapada se despedem dos fotologs"

    UÁÁÁÁÁÁHHHHH!!!

    ZZZZZZZZZZZZZZ!!!!

    ResponderExcluir
  158. Hehehe esta bom o assunto e acho importante que essa conversa ocorra mas Gabriel começando pelo final, eu conheço gente de talento no meio e conheço boas hqs nacionais assim como reconheço o talento de quem tem mas repito, são poucas, muito poucas as boas hqs nacionais, kra o nosso país é continental!

    Essas infinidade de tons de cinza que vc cita são justamente gente que podia estar produzindo algo com alguma qualidade mas prefere se fechar, não quer se organizar,não quer fazer parcerias prefere ficar no seu canto reclamando da vida, do mercado e da falta de investimento.

    Perdidos no ego, no orgulho e no coitadismo, tendo pena de si mesmo, mas não querem ceder, não querem se associar e nem ter um compromisso em comum com outro cara que quer a mesma coisa que ele, que tem a mesma paixão que ele, produzir quadrinhos.

    É por isso que as afinidades não ocorrem facilmente Gabriel, por orgulho, na verdade por tras disso existe uma competição, mas é uma competição de merda pois não leva a lugar nenhum.

    O individualismo de muitos impede de se ver o bem comum,pergunte pra qualquer roteirista se ele tem facilidade de conseguir bons parcerios desenhistas.


    Editor? investimento? nós temos que tratar com o fato real, preto no branco, existe editor e investimento? Não, tem adiantado reclamar e choramingar?
    Não, então nós temos que ver o que podemos fazer de melhor com o pouco que temos em mãos,ser profisional no mercado alternativo,saca? se esperarmos ter a estrutura de uma editora para fazermos isso, aí é que não vamos produzir nada mesmo.

    Kra,graças a era digital nossos recursos para a produção e divulgação de material é melhor que as gerações anteriores que produziam zines.


    Quanto a CQB não sou contra a união e organização mas sou contra a forma que eles estavam fazendo isso, semeando o ódio por exemplo, reafirmo que se ela continuar eu espero que repense tudo que vem fazendo, porque ela não estava atacando os pontos que deveriam ser atacados e estava falando muita bobagem.

    Além do conteúdo da CQB ser duvidoso o site deles é estéticamente horrivel, eles deveriam repensar isso também se quiserem continuar,abandonar as idéias anacrônicas e o visual anos 60.


    Sobre os quadrinhos serem texto + desenhos, técnicamente é justamente isso que os hqs são ,Histórias (texto escrito ou sugerindo a ação)e quadrinhos (desenhos)mas eu entendo o que vc quer dizer, os quadrinhos tem uma mágica que transcende as somas dessas duas coisas, uma mágica que é quase uma droga, que nos desperta uma paixão muito grande, só quem conhece essa paixão sabe do que estamos falando, e eu me acho um previlegiado de conhecer esse universo fantástico, ao mesmo tempo eu olho para as pessoas que não o conhecem e sei que elas não sabem o que estão perdendo,hehehehee

    Abs!

    ResponderExcluir
  159. Hehehe esta bom o assunto e acho importante que essa conversa ocorra mas Gabriel começando pelo final, eu conheço gente de talento no meio e conheço boas hqs nacionais assim como reconheço o talento de quem tem mas repito, são poucas, muito poucas as boas hqs nacionais, kra o nosso país é continental!

    Essas infinidade de tons de cinza que vc cita são justamente gente que podia estar produzindo algo com alguma qualidade mas prefere se fechar, não quer se organizar,não quer fazer parcerias prefere ficar no seu canto reclamando da vida, do mercado e da falta de investimento.

    Perdidos no ego, no orgulho e no coitadismo, tendo pena de si mesmo, mas não querem ceder, não querem se associar e nem ter um compromisso em comum com outro cara que quer a mesma coisa que ele, que tem a mesma paixão que ele, produzir quadrinhos.

    É por isso que as afinidades não ocorrem facilmente Gabriel, por orgulho, na verdade por tras disso existe uma competição, mas é uma competição de merda pois não leva a lugar nenhum.

    O individualismo de muitos impede de se ver o bem comum,pergunte pra qualquer roteirista se ele tem facilidade de conseguir bons parcerios desenhistas.


    Editor? investimento? nós temos que tratar com o fato real, preto no branco, existe editor e investimento? Não, tem adiantado reclamar e choramingar?
    Não, então nós temos que ver o que podemos fazer de melhor com o pouco que temos em mãos,ser profisional no mercado alternativo,saca? se esperarmos ter a estrutura de uma editora para fazermos isso, aí é que não vamos produzir nada mesmo.

    Kra,graças a era digital nossos recursos para a produção e divulgação de material é melhor que as gerações anteriores que produziam zines.


    Quanto a CQB não sou contra a união e organização mas sou contra a forma que eles estavam fazendo isso, semeando o ódio por exemplo, reafirmo que se ela continuar eu espero que repense tudo que vem fazendo, porque ela não estava atacando os pontos que deveriam ser atacados e estava falando muita bobagem.

    Além do conteúdo da CQB ser duvidoso o site deles é estéticamente horrivel, eles deveriam repensar isso também se quiserem continuar,abandonar as idéias anacrônicas e o visual anos 60.


    Sobre os quadrinhos serem texto + desenhos, técnicamente é justamente isso que os hqs são ,Histórias (texto escrito ou sugerindo a ação)e quadrinhos (desenhos)mas eu entendo o que vc quer dizer, os quadrinhos tem uma mágica que transcende as somas dessas duas coisas, uma mágica que é quase uma droga, que nos desperta uma paixão muito grande, só quem conhece essa paixão sabe do que estamos falando, e eu me acho um previlegiado de conhecer esse universo fantástico, ao mesmo tempo eu olho para as pessoas que não o conhecem e sei que elas não sabem o que estão perdendo,hehehehee

    Abs!

    ResponderExcluir
  160. Na verdade eu estava me referindo ao conceito da gestalt: "o todo é superior a soma das partes". Você revelou a soma das partes (texto + desenhos), eu argumentei que "o todo é superior a soma das partes"! Foi só isso! Sem mágica! :)

    Quadrinhos é muito mais que texto + desenhos. Veja um exemplo do que imagino sendo 'texto + desenhos':

    http://www.detran.rs.gov.br/premiopublicidade/4edicao/1lugar/jpgs/adesivobuscopia.jpg

    "Não, tem adiantado reclamar e choramingar?
    Não, então nós temos que ver o que podemos fazer de melhor com o pouco que temos em mãos,ser profisional no mercado alternativo,saca? se esperarmos ter a estrutura de uma editora para fazermos isso, aí é que não vamos produzir nada mesmo."

    Sim, sim! E mostrei exemplos de bons trabalhos nesse sentido! Existem outros! Eu aposto nesse progresso, e o percebo com um processo. A melhor forma de acelerar esse processo é consumir as boas tentativas, as de qualidade. Esse consumo é ainda tímido, pelo conservadorismo, pela submissão ao estabelecido, pela falta de coragem de experimentar algo novo e inusitado.

    Eu lia Mister NO, Diabolik, Porrada Especial, Animal, Fantasticman, Lobo Solitário... sempre fui eclético e nunca entendi essa coisa de polarizar a leitura para um gênero ou outro, ou por nacionalidades, ou por editoras, ou por qualquer motivo que fosse.

    O cara que me diz que quadrinhos nacional é ruim, não é diferente do neófito que discute se Marvel é melhor ou pior que DC. Essa discussão boba apenas arranha a superfície das coisas. Quem só lê mangá não sabe o que está perdendo, Assim como quem não lê mangá perde igualmente. O mesmo vale para quadrinhos nacionais.

    Estou aproveitando a oportunidade para expressar meu ponto de vista!

    Nem eu conheço tudo, mas nesse link há quadrinhos que valem a pena serem lidos: http://www.lagartonegro.com.br/fanzines.php

    Abraço,

    ResponderExcluir
  161. Na verdade eu estava me referindo ao conceito da gestalt: "o todo é superior a soma das partes". Você revelou a soma das partes (texto + desenhos), eu argumentei que "o todo é superior a soma das partes"! Foi só isso! Sem mágica! :)

    Quadrinhos é muito mais que texto + desenhos. Veja um exemplo do que imagino sendo 'texto + desenhos':

    http://www.detran.rs.gov.br/premiopublicidade/4edicao/1lugar/jpgs/adesivobuscopia.jpg

    "Não, tem adiantado reclamar e choramingar?
    Não, então nós temos que ver o que podemos fazer de melhor com o pouco que temos em mãos,ser profisional no mercado alternativo,saca? se esperarmos ter a estrutura de uma editora para fazermos isso, aí é que não vamos produzir nada mesmo."

    Sim, sim! E mostrei exemplos de bons trabalhos nesse sentido! Existem outros! Eu aposto nesse progresso, e o percebo com um processo. A melhor forma de acelerar esse processo é consumir as boas tentativas, as de qualidade. Esse consumo é ainda tímido, pelo conservadorismo, pela submissão ao estabelecido, pela falta de coragem de experimentar algo novo e inusitado.

    Eu lia Mister NO, Diabolik, Porrada Especial, Animal, Fantasticman, Lobo Solitário... sempre fui eclético e nunca entendi essa coisa de polarizar a leitura para um gênero ou outro, ou por nacionalidades, ou por editoras, ou por qualquer motivo que fosse.

    O cara que me diz que quadrinhos nacional é ruim, não é diferente do neófito que discute se Marvel é melhor ou pior que DC. Essa discussão boba apenas arranha a superfície das coisas. Quem só lê mangá não sabe o que está perdendo, Assim como quem não lê mangá perde igualmente. O mesmo vale para quadrinhos nacionais.

    Estou aproveitando a oportunidade para expressar meu ponto de vista!

    Nem eu conheço tudo, mas nesse link há quadrinhos que valem a pena serem lidos: http://www.lagartonegro.com.br/fanzines.php

    Abraço,

    ResponderExcluir
  162. hehehhe Gabriel esse conceito de Gestalt é apenas uma teoria, uma entre tantas, prefiro pensar então na sinergia, onde o texto (roteirista) coopera com o desenho (desenhista)para produzir algo maior do que as duas parte isoladas, e isso para mim é "mágica", é a minha visão poética da coisa,repare que cada um da sua forma no final das contas estamos reconhecendo que efeito final,o total é maior que a união de ambas as partes.

    Quanto ao link que vc me passou da imagem, é apenas UMA forma de juntar texto e desenhos, tem outra que são fazer varios quadros em sequência, com personagens e com paisagem ou não, colocar balões escritos e propor a ação.

    Kra é assim mesmo,esse apego a aquilo já estabelicido citado por vc é normal do ser humano em geral, poucos gostam de arriscar, veja o mundo a sua volta, a maioria do pessoal quer o conhecido e garantido, querem ser funcionarios públicos heehehhe

    (nada contra os funcionarios públicos)

    No final das contas queremos coisas semelhantes, e eu acho importante esse tipo de discussão, apara as arestas, no final das contas fiz a minha pequenina parte de me manifestar contra as atitudes que eu não concordo e que prejudicavam várias pessoas, e podem ter certeza prejudicavam o nossos quadrinhos como um todo.

    NÃO AO ÓDIO AO QUE VEM DE FORA.

    NÃO AO ÓDIO AOS FÃS DO QUE VEM DE FORA.

    NÃO A XENOFOBIA EM GERAL.

    NÃO AO FACTÓIDE.

    NÃO A DESINFORMAÇÃO.

    NÃO A DESORGANIZAÇÃO.

    NÃO AO INDIVIDUALISMO.

    NÃO A MENTIRA.

    NÃO AO COITADISMO(AUTO-PIEDADE).

    NÃO A ATITUDE DE CULPAR OS GRINGOS PELOS NOSSAS AGRURAS E SER CONDESCENDÊNTE COM OS NOSSO ERROS.

    MAS SIM AOS QUADRINHOS NACIONAIS (DE BOA QUALIDADE)!

    Rala Que Rola
    (TRABALHA MUITO QUE ACONTECE)

    http://www.youtube.com/watch?v=rMd2SDF4CG4


    ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  163. hehehhe Gabriel esse conceito de Gestalt é apenas uma teoria, uma entre tantas, prefiro pensar então na sinergia, onde o texto (roteirista) coopera com o desenho (desenhista)para produzir algo maior do que as duas parte isoladas, e isso para mim é "mágica", é a minha visão poética da coisa,repare que cada um da sua forma no final das contas estamos reconhecendo que efeito final,o total é maior que a união de ambas as partes.

    Quanto ao link que vc me passou da imagem, é apenas UMA forma de juntar texto e desenhos, tem outra que são fazer varios quadros em sequência, com personagens e com paisagem ou não, colocar balões escritos e propor a ação.

    Kra é assim mesmo,esse apego a aquilo já estabelicido citado por vc é normal do ser humano em geral, poucos gostam de arriscar, veja o mundo a sua volta, a maioria do pessoal quer o conhecido e garantido, querem ser funcionarios públicos heehehhe

    (nada contra os funcionarios públicos)

    No final das contas queremos coisas semelhantes, e eu acho importante esse tipo de discussão, apara as arestas, no final das contas fiz a minha pequenina parte de me manifestar contra as atitudes que eu não concordo e que prejudicavam várias pessoas, e podem ter certeza prejudicavam o nossos quadrinhos como um todo.

    NÃO AO ÓDIO AO QUE VEM DE FORA.

    NÃO AO ÓDIO AOS FÃS DO QUE VEM DE FORA.

    NÃO A XENOFOBIA EM GERAL.

    NÃO AO FACTÓIDE.

    NÃO A DESINFORMAÇÃO.

    NÃO A DESORGANIZAÇÃO.

    NÃO AO INDIVIDUALISMO.

    NÃO A MENTIRA.

    NÃO AO COITADISMO(AUTO-PIEDADE).

    NÃO A ATITUDE DE CULPAR OS GRINGOS PELOS NOSSAS AGRURAS E SER CONDESCENDÊNTE COM OS NOSSO ERROS.

    MAS SIM AOS QUADRINHOS NACIONAIS (DE BOA QUALIDADE)!

    Rala Que Rola
    (TRABALHA MUITO QUE ACONTECE)

    http://www.youtube.com/watch?v=rMd2SDF4CG4


    ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  164. "O cara que me diz que quadrinhos nacional é ruim, não é diferente do neófito que discute se Marvel é melhor ou pior que DC. Essa discussão boba apenas arranha a superfície das coisas. Quem só lê mangá não sabe o que está perdendo, Assim como quem não lê mangá perde igualmente. O mesmo vale para quadrinhos nacionais."

    É tudo muito bonito, só falta agora o pessoal do CQB aprender a desenhar antes de falar merda de Marvel, DC, Alan Moore e outros caras fodas que não estão no mercado à toa. Fui!

    ResponderExcluir
  165. "O cara que me diz que quadrinhos nacional é ruim, não é diferente do neófito que discute se Marvel é melhor ou pior que DC. Essa discussão boba apenas arranha a superfície das coisas. Quem só lê mangá não sabe o que está perdendo, Assim como quem não lê mangá perde igualmente. O mesmo vale para quadrinhos nacionais."

    É tudo muito bonito, só falta agora o pessoal do CQB aprender a desenhar antes de falar merda de Marvel, DC, Alan Moore e outros caras fodas que não estão no mercado à toa. Fui!

    ResponderExcluir
  166. Um comentário sobre Anônimo: concordo q o pessoal da CQB tem sido exagerado e romântico demais; só q, ao invés de criticá-los, vc poderia investigar as causas das críticas. Em vez de apelar para o moralismo, procure ler mais HQs nacionais e entender mais nossas culturas e nossas histórias. Fará bem p/ vc, para a CQB e para o país.

    ResponderExcluir
  167. Um comentário sobre Anônimo: concordo q o pessoal da CQB tem sido exagerado e romântico demais; só q, ao invés de criticá-los, vc poderia investigar as causas das críticas. Em vez de apelar para o moralismo, procure ler mais HQs nacionais e entender mais nossas culturas e nossas histórias. Fará bem p/ vc, para a CQB e para o país.

    ResponderExcluir
  168. Esta foi uma das maiores asneiras que eu já vi. Desisti de ler quando ele comparou a produção pornográfica nacional com Watchmen.
    Sinceramente, o coitado que escreveu este lixo merece a nossa pena, pois não tem a capacidade intelectual para entender a obra de Alan Moore.

    ResponderExcluir
  169. Esta foi uma das maiores asneiras que eu já vi. Desisti de ler quando ele comparou a produção pornográfica nacional com Watchmen.
    Sinceramente, o coitado que escreveu este lixo merece a nossa pena, pois não tem a capacidade intelectual para entender a obra de Alan Moore.

    ResponderExcluir
  170. "Depois, o próximo passo é fazer igual à propaganda nazista: repetir tanto a mentira que está alojada em suas cabeças que esta passa a ser a verdade absoluta e inquestionável."
    Esta foi a única verdade que esse mané disse, pois sua opiniãozinha sobre o Moore é igual à de um outro certo sujeito que conheço...

    ResponderExcluir
  171. "Depois, o próximo passo é fazer igual à propaganda nazista: repetir tanto a mentira que está alojada em suas cabeças que esta passa a ser a verdade absoluta e inquestionável."
    Esta foi a única verdade que esse mané disse, pois sua opiniãozinha sobre o Moore é igual à de um outro certo sujeito que conheço...

    ResponderExcluir
  172. Cara, uma coisa é não gostar de Alan Moore, outra é querer ser revolucionário anti "o sistema" (Seja lá o que for "O sistema") e outra coisa ainda é falar merda sem saber. Primeiro que o Alan Moore sempre foi contra a adaptação de Watchmen ou qualquer outra obra sua para o cinema, ele se sente espoliado por isso. Outra que "ninguém é chegado a ver o herói de pinto azul" chamar o Dr. Manhatan de herói dignifica que não leu watchmen e se leu ficou de olho nos peitos da Espectral e esqueceu o resto. O cara quer ser tão anti-capitalista, mas solta um comentariozinho fascista desses. Nem merecia minha atenção depois do "Watchmen é mais um x-men semi-pornográfico" affe.

    ResponderExcluir
  173. Cara, uma coisa é não gostar de Alan Moore, outra é querer ser revolucionário anti "o sistema" (Seja lá o que for "O sistema") e outra coisa ainda é falar merda sem saber. Primeiro que o Alan Moore sempre foi contra a adaptação de Watchmen ou qualquer outra obra sua para o cinema, ele se sente espoliado por isso. Outra que "ninguém é chegado a ver o herói de pinto azul" chamar o Dr. Manhatan de herói dignifica que não leu watchmen e se leu ficou de olho nos peitos da Espectral e esqueceu o resto. O cara quer ser tão anti-capitalista, mas solta um comentariozinho fascista desses. Nem merecia minha atenção depois do "Watchmen é mais um x-men semi-pornográfico" affe.

    ResponderExcluir
  174. E interessante o cara achar que "Qaudrinhos Adultos" significa pudaria e nudez, parabéns pra ele. Nacionalismo ridículo e mais infantil impossível.

    ResponderExcluir
  175. E interessante o cara achar que "Qaudrinhos Adultos" significa pudaria e nudez, parabéns pra ele. Nacionalismo ridículo e mais infantil impossível.

    ResponderExcluir