quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Existe quadrinho de um quadro só?

Na opinião do ilustrador e quadrinhista Spacca, sim.

Ele provou sua tese durante uma aula na faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, quadrinizando o microconto (texto com até 600 caracteres) Compromisso, do autor e editor Edson Rossatto.

Confira o resultado abaixo:

Photobucket

Compromisso foi publicado pela primeira vez na antologia Curta Metragem, pela Andross Editora. em 2006. Para conhecer outros títulos da editora, visite www.andross.com.br.

Se o leitor concorda ou não com Spacca, é só deixar um comentário.

2 comentários:

  1. Vejam um bate-papo por e-mail que tive com o Spacca:

    EDSON ROSSATTO: "Fuçando na internet, encontrei uma HQ de um quadrinho só, justamente adaptada de um microconto meu. Eu nem havia dado muita bola, mas você me fez lembrar. Então fui atrás novamente e acabei encontrando. Olha só: http://www.edsonrossatto.com/2010/01/o-microconto-do-homem-que-subiu-no-mais.html Acho que isso vai virar moda...(rs)"

    SPACCA: "Muito bacana... Esse negócio de HQ de um quadro só divide opiniões. O Scott McCloud, que eu adoro, diz logo no começo de seu primeiro livro, que HQ tem que ter dois quadros ou mais (para não só ter sequencia, mas transição e "conclusão", que é a mente completar o que está faltando entre um e outro quadro). Ele não deixa de ter razão (aquele exemplo simples do olho aberto e olho fechado). O caso é que num painel só, você pode ter muitos desenhos, legendas, elementos agrupados que você vai percebendo aos poucos. O Luiz Gustavo, na Chiclete com Banana, fez algumas HQs de quadro único, geralmente mostrando a conclusão de uma pequena historia. O Paulo Ramos considera o cartum uma HQ de um quadro só, e eu concordo...

    EDSON ROSSATTO: "Concordo com o Mcloud no quesito "transição entre dois quadros". O fato é que existem alguns quadrinhos dentro de uma história grande com sentido tão próprio que acabam sozinhos contando uma história. Se os isolarmos, muitas vezes eles sustentam uma pequena trama."

    ResponderExcluir
  2. Lembro que o Franco de Rosa apresentou no HQ em Pauta uma adaptação de Shakespeare em que o artista conduzia o leitor pelos vários elementos de um mesmo quadro.

    Assim, ele obtinha a transição e a conclusão, fazendo daquele quadro um quadrinho.

    Abs!

    ResponderExcluir