quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

2009: Uma breve retrospectiva

por Társis Salvatore e Jota Silvestre

Para um ano que começou sob a sombra de uma crise financeira mundial, até que 2009 termina com um saldo bastante positivo nas mais diferentes e amadas mídias do universo nerd: quadrinhos, cinema, desenhos animados, games, livros...

Nas bancas brasileiras, nenhuma novidade explosiva. Os títulos da Marvel deram continuidade a mais uma saga – Invasão Secreta – e suas implicações; o mesmo vale para a DC e sua Crise Final. O destaque desta última talvez fique para a consolidação do título estrelado pelo Lanterna Verde, Dimensão DC, em ótima fase.

O que de mais relevante aconteceu por aqui foi a compra dos direitos da linha Vertigo pela Panini, que veio salvar a legião de fãs órfãos com a descontinuidade destes títulos pela Pixel.

Fora do eixo de super-heróis, os leitores brasileiros foram brindados com uma variedade de títulos bacanas como The Umbrella Academy - Suíte do Apocalipse, Três Dedos: Um Escândalo Animado, Fracasso de Público, Johnny Cash: Uma Biografia, Peanuts Completo e outros.

A produção nacional de quadrinhos viveu um bom momento, com lançamentos em praticamente todos os finais de semana do ano. Dos títulos independentes do incansável José Salles, da Júpiter II, até a versão do jogo Taikodom: Eterno Retorno, há quadrinhos brasileiros para todos os gostos disponíveis na Internet e lojas especializadas. E houve a comemoração dos 50 anos de Maurício de Sousa com a imperdível HQ MSP 50.

Lá fora, a notícia do ano – talvez da década – foi a surpreendente compra da Marvel pela Disney, um negócio que gerou polêmicas e piadinhas, mas cujos desdobramentos ainda não estão nem de longe evidentes.

Por aqui, num momento em que os quadrinhos consolidam-se como fomentadores da leitura e da educação, o governo paulista gerou polêmica ao recolher o excelente Dez na Área, Um na Banheira e Ninguém no Gol - comprado para ser distribuído à rede pública de ensino sem o devido cuidado com a faixa etária a qual o livro é destinado. O gibi, claro, acabou pagando o pato.

Quadrinhos também foram tema de livros. Super-Heróis no Cinema e nos Longas-Metragens da TV, de André Morelli, traçou um panorama das mais interessantes adaptações de heróis dos quadrinhos para a telona. No meio acadêmico, A Leitura dos Quadrinhos, de Paulo Ramos, colocou luz sobre os recursos linguísticos da nona arte e forneceu uma ferramenta importante para estudiosos e educadores.

Cinema e animações

Muitos filmes divertidos estrearam em 2009, como o aguardado Watchmen e as continuações das franquias Star Trek, GI Joe e Transformers. Houve deslizes, claro: Dragon Ball e Spirit que o digam.

Enquanto a Pixar não produz novas aventuras para os heróis Marvel, a DC sobrou no mercado de desenhos animados para consumo doméstico – o que vem se firmando como uma nova fonte de renda para as produtoras/editoras. Mulher-Maravilha, Lanterna Verde: Primeiro Voo e Superman/Batman: Inimigos Públicos provaram que a aposta é mais que viável.

A Marvel começou a dar os primeiros passos neste segmento e acertou a mão com o seu Hulk Vs. Porém, o maior investimento da Casa das Ideias foi a aposta num gênero que começa a tomar força, os motion comics, com o lançamento de Spider-Woman e X-Men: Gifted exclusivamente para i-Pod.

Na TV, a DC deu mais uma vez um show de competência com Batman: The Brave and The Bold e mostrou que é possível produzir uma animação moderna com reverência ao período clássicos das HQs. A Marvel foi por um outro caminho e transformou um sucesso comercial em brinquedos – os heróis infatilizados de Super Hero Squad – numa animação bacaninha e também ela com várias citações aos gibis.

Embora 2009 tenha sido um ano de grandes lançamentos nos games, o destaque do Papo de Quadrinho vai para o maravilhoso Rock Band: The Beatles por inúmeros motivos, mas o principal é: se é Beatles, é bom.

Até o teatro rendeu-se aos super-heróis do gibi. O Brasil foi um dos poucos países que teve o privilégio de ver a montagem da superprodução Homem-Aranha Ação e Aventura que divertiu a petizada e seus papais nerds.

Quer acrescentar algum destaque? Dê uma passada na caixa de comentários e deixe o seu!

E para fechar: um feliz ano novo para todos os leitores. E que 2010 venha com muitos lançamentos, novidades e ótimas notícias no mundo dos quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário