
História e Literatura são disciplinas bastante comuns de ser encontradas nos quadrinhos; o mesmo não se pode dizer de Matemática, Tecnologia da Informação, Engenharia, Física...
Esta iniciativa da Novatec Editora, se não é inédita, é no mínimo rara. Numa parceria com a editora americana Starch Press e a japonesa Ohmsha, a Novatec traz para o Brasil a série The Manga Guide, que combina a narrativa dos quadrinhos – em estilo mangá, claro – com conhecimentos científicos.
O primeiro volume é Guia Mangá de Banco de Dados, de Mana Takahashi, já à venda no site da editora. Na trama, a princesa Ruruna e seu amigo Cain estão com problemas para organizar seu império de vendas de frutas. É quando aparece Tica, a fada mágica do Banco de Dados, para ensiná-los a gerenciar a comercialização e estoque das mercadorias.
Entre os ensinamentos estão a criação de um banco de dados relacional, o significado de termos como esquemas, chaves, normalização, indexação, replicação e transação, operações relacionais e de conjunto, modelos entidade-relacionamentos, controle de acesso, bloqueios para evitar duplicidade de dados, linguagem SQL para atualização, consulta e geração de relatórios, recuperação de dados, e por aí vai...
Sim, eu sei, dá arrepios só de pensar. Mas a linguagem dos quadrinhos é uma ótima ferramenta para tornar estes conceitos, se não mais fáceis, pelo menos mais divertidos e digeríveis.
Os próximos lançamentos programados são os guias mangá sobre Estatística, Eletricidade e Cálculo, Biologia Molecular e Física.
Uma ótima pedida para estudantes e profissionais destas áreas e para os amantes dos quadrinhos de modo geral.
Guia Mangá de Banco de Dados tem 224 páginas e custa R$ 39,90 (ou R$ 31,92 para os leitores do Papo de Quadrinho que comprarem pelo site da Novatec).